A Dark Web: O que é exatamente e o que você encontrará lá?

Diamond Dark Web icon on a computer code background
Clique aqui para um resumo deste artigo
The Dark Web em resumo + uma dica de segurança

Se vermos a internet como um vasto oceano, a Dark Web está praticamente no fundo. Esta é a parte “oculta” que você não pode acessar usando um navegador normal, como o Google Chrome. Em vez disso, você deve usar o navegador Tor anônimo.

Existe um mito circulando de que tudo o que você encontrará na Dark Web são lojas ilegais na web e conteúdo gráfico chocante, como pornografia infantil. Felizmente, este não é o caso. Sim, essas coisas estão lá, mas também estão tudo, desde fóruns para jornalistas investigativos a páginas sobre mangás e animes. No entanto, é verdade que existem perigos muito reais na Dark Web, como hackers, malware, golpistas e muito mais.

Portanto, recomendamos que você tome algumas precauções de segurança. Felizmente, o navegador Tor já oferece algum anonimato e proteção. No entanto, para maior privacidade e segurança, também recomendamos o uso de uma VPN. Aconselhamos NordVPN em particular. Graças à sua forte criptografia e política de não registro, aumentará muito a sua segurança e privacidade na Dark Web.

Usar uma VPN em cima do Tor tem muitas vantagens. Dependendo de suas configurações, você pode ser capaz de evitar que seu ISP detecte que você está usando o Tor ou se proteger contra hosts de nó de saída do Tor que querem espionar você.

A dark web é uma parte oculta da web mundial que não é acessível para pessoas que usam navegadores populares como Microsoft Edge, Mozilla Firefox e Google Chrome. Páginas da dark web também não serão indexadas por mecanismos de pesquisa como o Google. Em outras palavras, você precisa de um navegador especial (como o navegador Tor) e de uma ideia do que procurar quando visitar a dark web. A maioria dos usuários da Internet não estarão na dark web regularmente, se é que vai entrar. Isso é compreensível porque algumas partes dele não são seguras.

Você pode ter ouvido algumas histórias terríveis sobre a dark web. Geralmente é descrito como uma parte perigosa da Internet, onde todos os tipos de negócios duvidosos acontecem, desde a venda ilegal de drogas até a contratação de assassinos. Algumas dessas afirmações são verdadeiras, mas a dark web consiste em mais do que apenas atividades criminosas. Também é um lugar seguro para jornalistas e denunciantes compartilharem suas histórias, por exemplo. Mesmo os cidadãos normais de países com ditaduras rígidas podem usá-lo para se comunicarem livremente.

Este artigo contará tudo o que você precisa saber sobre a dark web. Explicaremos a diferença entre a deep web e a dark web, como ela surgiu, quais são os riscos e como se pode acessá-la.

Se você está procurando uma maneira segura de visitar a dark web, preparamos um plano passo a passo abrangente para navegar com segurança na dark web. Certifique-se de verificar todas as nossas medidas de segurança antes de visitar a dark web. Se você deseja se familiarizar com todos os diferentes termos e palavras que têm a ver com a dark web, você pode visitar nosso Dicionário Dark Web.

Explicação de vídeo: O que é a dark web?

Fizemos um pequeno vídeo animado explicando o que é exatamente a dark web e por que ela é importante. O artigo continua, abaixo do vídeo.

Acessar a dark web é muito fácil, mas também é muito fácil, se meter em sérios problemas por causa disso. Portanto, é importante sempre manter em mente sua segurança e privacidade online. É altamente recomendável usar uma VPN para criptografar e tornar anônimo todo o seu tráfego de internet. Além disso, sempre certifique-se de ter um software antivírus atualizado em execução no seu dispositivo. Dessa forma, é mais difícil interceptar seus dados, monitorar suas ações online ou infectar seu PC.

Uma VPN irá protegê-lo quando você estiver navegando na Surface ou na deep web, mas também quando você quiser navegar na dark web. Com ele, seu Provedor de Serviços de Internet (ISP), governos e hackers terão muito mais dificuldade em descobrir o que você está fazendo online.

Uma VPN excelente para a dark web: NordVPN

Um serviço VPN popular para usar em combinação com o navegador Tor é o NordVPN. NordVPN é um provedor de VPN de alta qualidade que permite proteger vários dispositivos ao mesmo tempo. Este serviço oferece criptografia forte e uma série de medidas extras de segurança para escolher. Isso torna o NordVPN um ótimo provedor a ser usado quando você se aventura na dark web. Além disso, eles oferecem um bom suporte ao cliente e são muito fáceis de usar. Você pode ler tudo sobre este provedor em nossa análise completa do NordVPN.

NordVPN
Promoção:
Apenas $3.30 por mês para uma assinatura de 2 anos mais 3 meses grátis
De
$3.30
9.3
  • Proteção excelente e uma grande rede de servidores
  • Aplicativo bonito e agradável
  • Não mantém registros
Visite NordVPN

Nota: Tecnicamente, usar o navegador Tor (com uma VPN para aumentar a segurança) não é a única maneira de visitar a dark web. No entanto, é definitivamente a maneira mais segura. Hoje em dia, o projeto Tor também oferece um serviço que permite acessar páginas da dark web sem realmente baixar o navegador Tor. Este projeto é chamado Tor2web e pode ser usado para navegar para páginas da dark web de seu navegador padrão (como o Google Chrome). Mesmo assim, o próprio projeto Tor indica que isso não é tão seguro quanto usar o navegador Tor para visitar a dark web. Sem o Tor, é muito mais fácil para os cibercriminosos descobrirem sua identidade e instalarem malware em seu PC. Portanto, recomendamos fortemente que você NÃO use o Tor2web para visitar a dark web!

Acesse a dark web com um smartphone

Você se pergunta se é seguro acessar a dark web com seu smartphone? Isso depende do que você fará na dark web e do telefone que está usando. Tor suporta Android, mas o sistema operacional é muito vulnerável e não é recomendado acessar a dark web com seu dispositivo Android. Tor não é compatível com iOS.

Em geral, os smartphones não são muito adequados quando se trata de anonimato. Tudo o que você faz online pode ser rastreado. Com um smartphone, isso é ainda mais fácil por causa do rastreamento GPS que muitos aplicativos usam. Além disso, você corre o risco de seu telefone ser hackeado e seus dados pessoais roubados.

Você está muito curioso sobre a dark web? Então é melhor usar um computador com segurança extra.

O que é a dark web?

A dark web tem muitos visitantes diferentes, incluindo traficantes de drogas, nerds de computador, golpistas, jornalistas que lutam contra a censura e pessoas comuns que simplesmente desejam se comunicar com outras pessoas sem o governo ficar bisbilhotando. O último costuma acontecer em países como China e Irã, onde há muita censura na internet.

Para entender o que é exatamente a dark web, precisamos diferenciar alguns termos diferentes. A Internet é frequentemente descrita como consistindo em três partes: a Surface web, a deep web e a dark web. Especialmente os termos deep web e dark web são frequentemente usados de forma errada, o que pode causar muita confusão. Aqui estão alguns pontos principais que podem ajudar você a entender melhor:

  • A Internet é uma rede mundial.
  • A web é uma ferramenta de comunicação que utiliza a rede internet.
  • A web consiste na Surface web, deep web e dark web.

Cada um desses três termos será explicado a seguir.

Dark Web Surface Web Graphic Iceberg

A Surface web

A Surface web, assim como a deep web, é o que a maioria de nós usamos no dia a dia. É acessível por navegadores comuns, como o Chrome, Safari e Firefox. Este próprio artigo é parte dela: você pode acessar de qualquer lugar, a qualquer momento, contanto que tenha acesso à internet e um navegador. Outros sites, incluindo os de lojas e empresas online, também fazem parte da superfície da web. Esta é a parte da web que pode ser facilmente alcançada por meio de um mecanismo de busca como o Google.

Se você visita um site como um visitante comum, não consegue ver todas as partes desse site. Você só verá a superfície. Ao navegar na Amazon sem fazer login, por exemplo, você encontrará inúmeros produtos, mas só poderá ver o site como um cliente, não como um vendedor ou administrador. Para poder olhar “nos bastidores”, você precisará de um nome de usuário e senha. Assim que tiver isso, você será capaz de passar da surface e entrar na deep web.

A deep web

A deep web é a parte da Internet que contém informações muito específicas. A maioria de nós não terá acesso a essas informações e também não podem ser acessadas por meio de mecanismos de pesquisa. Em outras palavras, uma pesquisa convencional no Google não mostrará páginas na deep web. Principalmente, o conteúdo da web profunda consiste em páginas e bancos de dados que se destinam apenas a um determinado grupo de pessoas em uma organização. Seu banco de dados de trabalho pode ser encontrado nesta parte da web. Para obter acesso, você precisa saber o endereço da web exato (URL). Em alguns casos, você também precisa de uma senha.

A deep web é de longe a maior parte da Internet, e estima-se que constitua entre 90 e 95% de toda a rede mundial. Exemplos de páginas na deep web podem conter dados privados de empresas, universidades, bibliotecas, hospitais, governos, organizações internacionais e assim por diante.

A dark web

Finalmente, existe aquela parte da internet que chamamos de dark web. É mais difícil de alcançar do que a surface ou a deep web, pois só pode ser acessado por meio de um navegador especial, como o navegador Tor. A dark web é a parte não regulamentada da Internet. Nenhuma organização, empresa ou governo está encarregado disso ou é capaz de aplicar regras. Esta é exatamente a razão pela qual a dark web é comumente associada a atividades ilegais.

Algumas pessoas se referem a essa parte da internet como “deep web”, mas esse não é o termo certo. É verdade que a dark web faz parte da deep web, mas a dark web é ainda mais difícil de alcançar. Como descrevemos acima, uma grande parte da deep web pode ser acessada por meio de navegadores regulares, enquanto este não é o caso da dark web. É impossível acessar a dark web por meio de um navegador como o Google Chrome ou Edge.

A dark web funciona de maneira um pouco diferente da surface web. Mesmo ao usar o Tor, você não conseguirá encontrar nenhum site da dark web terminando em .com ou .org. Em vez disso, os URLs geralmente consistem em uma mistura aleatória de letras e números e terminam em .onion. O endereço do mecanismo de pesquisa DuckDuckGo, por exemplo, pode ser algo como http://3g2upl4pq6kufc4m.onion. Além disso, os URLs de sites na darknet mudam regularmente. Isso significa que eles podem ser considerados sites ocultos, já que não são tão fáceis de encontrar como a maioria das plataformas na surface ou deep web seriam. Se você gostaria de saber mais sobre algumas páginas populares na dark web, certifique-se de verificar nosso artigo “Sites na Dark Web que valem a pena visitar”.

Lady JusticeResumidamente, sim. O uso da dark web e do navegador Tor é legal na maioria dos países. No entanto, se você optar por agir de forma contrária às leis na dark web, obviamente isso será ilegal. Assim, nós enfatizamos a importância de se manter dentro das leis do país em que você vive.

Portanto, as pessoas costumam esquecer que a dark web e o navegador Tor são meras ferramentas para você exercer seu direito à privacidade e liberdade de expressão. As Nações Unidas estabeleceram que a privacidade é um direito humano básico. Isso ficou expresso nos seguintes artigos:

  • Declaração dos direitos humanos das Nações Unidas (UDHR) 1948, Artigo 12
  • Convenção internacional dos direitos civis e políticos (ICCPR) 1996, Artigo 17
  • Convenção americana sobre direitos humanos, Artigo 11
  • Declaração americana dos direitos e obrigações do homem, Artigo 5
  • Convenção europeia sobre direitos humanos, Artigo 8

Mais de 130 países que fazem parte das Nações Unidas têm leis relativas à proteção de seus cidadãos. Provavelmente, este será o caso onde você mora também.

Você tem permissão para navegar na dark web?

Em poucas palavras, navegar na dark web não é ilegal na maioria dos países. Isso significa que você tem permissão para navegar na dark web. No entanto, isso pode fazer você parecer suspeito aos olhos das autoridades locais. Muitas das coisas vendidas na dark web são ilegais, então, obviamente, comprar esses itens ilegais, como drogas ilegais, é proibido. Como esses produtos geralmente estão disponíveis apenas na dark web, qualquer pessoa que navegue nesta parte da Internet poderá comprá-los. É por isso que os governos podem tentar manter o controle sobre você se você visitar a dark web.

Embora o uso da dark web seja legal na maioria dos países, as atividades ilegais que ocorrem regularmente lá e o conteúdo ilegal que pode ser encontrado lá tornam a dark web um lugar impreciso. Portanto, pode não ser a melhor parte da Internet visitar regularmente se você for um cidadão normal e cumpridor da lei.

Como e por que a dark web foi criada?

A dark web não foi criada por criminosos que precisavam de uma forma anônima de se comunicar. Na verdade, ela foi desenvolvida pelo governo dos Estados Unidos. Mas como aconteceu?

Comunicação de espiões

Agentes de várias “agências de três letras”, como a CIA, estavam baseados em lugares remotos. Havia uma verdadeira rede global de espiões americanos que coletavam informações para os Estados Unidos. Nos anos 90, a informação se tornou cada vez mais digitalizada e não havia mais a necessidade destes espiões, desenvolvendo relatórios através de mídias obsoletas, como rádio e carta.

Por causa da internet e novas técnicas de criptografia, todas as informações podiam ser enviadas através da internet. Por volta de 1995, o Laboratório de Pesquisas Navais dos Estados Unidos iniciou um programa que, posteriormente, se tornaria o Tor ( The Onion Router). Com o Tor, as agências tinham uma linha de comunicação criptografada com seus agentes de campo.

Anonimato para todos

anonymousPor volta de 1997, este projeto foi repassado para a Agência de Projeto e Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA), que acabou repassando para vários grupos de direitos civis. Hoje, a pergunta que não quer calar é: por que o governo ofereceu esta técnica e rede para grupos de direitos civis? Algumas pessoas acreditam que o Tor, na verdade, nunca foi dado pelo governo dos Estados Unidos.

Outra explicação é que eles tiveram que abrir a rede anônima porque todo agente dos EUA tinha que ser capaz de usá-la de qualquer lugar do mundo a qualquer momento. Isso tornava a rede vulnerável a infiltrações, e é por isso que outras pessoas poderiam começar a usá-la.

Além disso, se apenas os agentes de inteligência dos Estados Unidos estivessem usando essa rede, então, obviamente, qualquer comunicação obtida desta rede seria altamente valiosa. Portanto, seria melhor abrir a rede para muitas outras pessoas, para que as comunicações de inteligência fossem inundadas em um mar de comunicações não governamentais. Assim, todos permaneceriam anônimos e os agentes dos EUA poderiam usar a rede para retransmitir seus relatórios.

Por que eles simplesmente não desativam a dark web?

Enquanto a rede Tor se tornava disponível para qualquer pessoa com uma conexão à Internet, mais e mais servidores estavam sendo configurados em todo o mundo. A rede, portanto, tornou-se muito mais descentralizada. A cada nova conexão em um país diferente, a jurisdição dos EUA sobre a Internet ficava menor. O poder de uma rede reside no fato de que ela não pode ser desligada de apenas um local. Se você puxar o plugue do lado americano, o resto da rede não deixa de existir.

Além da incapacidade de qualquer país de desligar completamente a rede, os EUA também se beneficiam de ter essa rede por perto – mesmo que ela também hospede atividades ilegais. Ainda está sendo usado como um canal para comunicações secretas por agências de inteligência. É também uma das melhores ferramentas que os ativistas políticos têm para se pronunciar, vazar, denunciar, etc., contra os estados autoritários que os EUA criticam muito.

Seja na Venezuela ou no Irã, os EUA estão felizes que as pessoas tenham uma ferramenta como o Tor por perto para dificultar a vida desses regimes. Obviamente, isso também se aplica aos Estados Unidos, como ficou claro com o surgimento do Wikileaks e as atividades de denúncia de Snowden.

Uma faca de dois gumes

Pelas razões acima mencionadas, a dark web pode ser benéfica e perigosa ao mesmo tempo. Por ser útil de várias maneiras, o governo dos EUA não deseja encerrá-la. Mesmo que o fizessem, teriam de tentar encerrá-la por completo e obter a adesão e a cooperação de dezenas de países que não têm interesse em cooperar com os EUA.

O que as autoridades nacionais podem fazer é cooperar para encerrar certos sites que participam de atividades ilegais e responsabilizar seus proprietários, administradores, usuários, etc. Freqüentemente, quando um site dark web é fechado, várias agências trabalharam juntas para fazer isso acontecer. Por exemplo, se o Departamento de Justiça dos EUA deseja fechar um mercado negro de venda de maconha holandês, isso exigiria a cooperação da polícia holandesa, da Europol e, possivelmente, de várias outras agências e autoridades. A imagem a seguir mostra o número de agências envolvidas na apreensão de 1 mercado negro.

Dark Market closed down

Tirar este site específico exigiu a cooperação de pelo menos dez agências diferentes de pelo menos quatro países diferentes. O fato de que todas essas agências tiveram que cooperar para derrubar este site mostra como pode ser complicado derrubar partes da dark web, quanto mais toda a dark web.

Acessando a dark web

Se você pretende visitar a dark web, lembre-se que este pode ser um lugar muito perigoso se você não tomar as medidas de segurança adequadas. Nós criamos um guia completo com dias e truques para você acessar a dark web da forma mais segura possível. Abaixo você encontrará uma versão resumida deste guia, com o básico. No entanto, é bom lembrar que essas dicas manterão você relativamente seguro, mas não totalmente anônimo.

  • Instale uma VPN (sugerimos a NordVPN) no seu dispositivo e ative-a.
  • Certifique-se de ter um antivírus confiável instalado e atualizado no seu dispositivo.
  • Baixe e instale o navegador anônimo Tor
  • Abra o navegador Tor
  • Bloqueie scripts no navegador Tor
  • Opcional: altere as definições de segurança no Tor
  • Navegue pela dark web, por exemplo, começando pela Hidden Wiki. O link é http://zqktlwi4fecvo6ri.onion/wiki/index.php/Main_Page

Finalmente, antes de entrar na dark web, lembre-se de que pode ser um lugar muito perigoso. Leve nossos avisos a sério e não torne fácil para malware e hackers afetarem seu dispositivo! Além disso, certifique-se de não participar de atividades ilegais. Se você quiser ter certeza de que tem a melhor proteção possível, siga nosso guia para a dark web.

O que é o Tor?

O Tor (the onion router) é um software gratuito com código-fonte aberto que funciona como navegador. Diferente de navegadores como o Chrome, Firefox e Edge, o Tor visa manter seus usuários anônimos. Para isso, o navegador Tor envia suas atividades na internet por diversos endereços de IP/hosts que representam as camadas de uma cebola. Suas buscas viajam através de uma rede de interconexões. A cada interconexão, parte da criptografia vai sendo “descascada”. Eventualmente, sua informação termina no site que você escolheu. Este processo de roteamento em camadas visa manter o anonimato do usuário.

Tor Network Nodes Portuguese

O navegador Tor é usado para acessar a dark web. Conforme mencionado anteriormente, esta é a única forma de alcançar as URLs com sufixo .onion. Este sufixo se refere ao roteamento “onion” que apenas o Tor utiliza para assegurar a navegação anônima: a criptografia é feita em camadas, como as camadas de uma cebola. Os sites podem escolher utilizar o domínio .onion por não quererem que muitas pessoas saibam de sua existência. Também poder ser pelo simples fato de querer exclusividade, ou porque seu conteúdo pode ser considerado questionável ou ilegal.

O Tor pode te dar acesso a toda dark web, independente dos sites serem regulamentados ou não. Embora o Tor possa ser usado para acessar a dark web, a maioria de seus usuários ainda permanecem na superfície. Em outras palavras: O Tor é usado, na maioria das vezes, para uma navegação anônima, mas também é o principal caminho para a dark web. Para saber mais sobre o navegador Tor, visite nossa página do navegador Tor.

Resumindo, o uso do navegador Tor (ou um navegador similar) é necessário para acessar a dark web e também ajuda você a permanecer mais anônimo na internet. Seu endereço de IP, por exemplo, permanece oculto. Confira os 10 motivos para ocultar seu endereço de IP. Observe que o navegador Tor não é infalível. Por isso, sempre recomendamos que você também utilize uma VPN.

Tor sobre VPN ou VPN sobre Tor?

Talvez você não tenha percebido, mas existe uma diferença se você se conectar com a rede Tor enquanto está conectado a uma VPN, ou vice-versa.

A vantagem de instalar uma VPN antes de acessar a rede Tor e que seu provedor de internet ou qualquer outra pessoa/organização interessada (agências do governo, hackers, etc.) não saberão que você entrou na rede Tor, pois seu tráfego de internet já está sendo criptografado. Infelizmente, o simples fato de você querer se conectar a uma rede anônima como o Tor é suficiente para tornar sua atitude suspeita aos olhos de certos grupos.

Embora a rede Tor seja anônima e criptografada, isso não evita que seu provedor de internet ou qualquer outra pessoa espiando seu tráfego de internet através do seu endereço de IP saiba que você se conectou ao Tor. Ao menos que, claro, você se conecte a uma VPN primeiro.

Também é possível assinar uma VPN pela rede Tor. Isto significa que primeiro você se conecta ao Tor e, no navegador Tor, você acessa o site da NordVPN, por exemplo, e assina a VPN. O benefício extra será que seu ISP não saberá que você tem interesse em um serviço de VPN. Mas de acordo com nossa experiência, acessar a rede Tor geralmente é considerada mais suspeito por causa de sua associação com a dark web. Por isso, sempre recomendamos que você assine uma boa VPN primeiro. Se você estiver interessado em descobrir mais sobre as melhores alternativas de VPN e qual é a certa para você, confira nossas análises.

O Hidden Wiki

Navegar pela dark web pode ser bem difícil. Começar com um site como o Hidden Wiki pode ajudar você a encontrar seu caminho. O Hidden Wiki oferece conexões com sites e ferramentas de busca, para que você possa navegar pela dark web sem complicações. Isso torna o Hidden Wiki um ótimo ponto inicial quando você não sabe bem por onde começar. Existem algumas categorias no Hidden Wiki que é bom manter distância. Tome sempre cuidado com os links que você clica, mesmo em sites que parecem confiáveis.

Você pode encontrar o Hidden Wiki copiando a seguinte URL e colando no seu navegador Tor: http://zqktlwi4fecvo6ri.onion/wiki/index.php/Main_Page. Os endereços dos sites mudam frequentemente na dark web, mas existem vários sites na superfície que fornecem a URL certa e atualizada para estas páginas em particular.

Outro ótimo ponto inicial é o nosso artigo sobre sites que valem a pena visitar na dark web.

A Dark Web: mitos

Existem muitas histórias por aí sobre os serviços e páginas mais malucas que se escondem na dark web. Contratar assinos é apenas um dos exemplos disponíveis. Embora não possamos ter certeza de que parte desse comportamento não ocorre na dark web, a maioria dos rumores que cercam a dark web, como assassinos online ou salas vermelhas, são pura ficção.

Por exemplo, um site de assassinos de aluguel chamado Besa Mafia definitivamente existiu, exceto que nunca realizou nenhum ataque. Ele simplesmente roubou dinheiro de usuários crédulos da dark web que queriam alguém morto. Ainda assim, muitas outras coisas questionáveis, como drogas e armas, estão disponíveis na dark web.

Devido à existência de tantos sites nefastos da dark web, a dark web ganhou uma péssima reputação. Muitas vezes acredita-se que tudo e qualquer coisa que aconteça na dark web deve ser ilegal. Isso não é verdade. A dark web também é um refúgio seguro para jornalistas, denunciantes e cidadãos que vivem sob regimes ditatoriais.

O que acontece na dark web?

weapons onlineÉ muito difícil descobrir exatamente o que acontece na dark web. Como mencionado anteriormente, você precisa conhecer URLs específicos ou ter bons mecanismos de pesquisa confiáveis para chegar aos sites da dark web corretos. É muito difícil encontrar o site certo quando todos os endereços da web são combinações aleatórias de dígitos e letras.

Não podemos fazer nenhuma afirmação definitiva, pois a dark web está mudando constantemente e permanece em grande parte oculta para muitos. No entanto, em geral, estas são algumas das coisas que você pode encontrar na dark web:

  • Mercados negros
  • Sites perigosos ou fraudulentos
  • Serviços de e-mail, fóruns e outros tipos de comunicação anônima online
  • Botnets
  • Sites de criptomoedas e Bitcoin

Mercados negros

black market drugsO mercado negro prosperou desde a criação da internet. A dark web é a casa de muitos mercados negros, onde todos os tipos de produtos são vendidos e comprados livremente. A existência deste tipo de mercado é ilegal, embora algumas figuras públicas, cientistas e estudantes tenham destacado alguns efeitos colaterais positivos.

O Silk Road foi um dos primeiros mercados negros populares na dark web. Os usuários falavam abertamente sobre consumo de drogas no site e colocavam fotos de seus produtos. O site acabou recebendo o apelido de “O Ebay de Narcóticos”. Após vários anos de investigação, as autoridades dos Estados Unidos conseguiram rastrear o administrador (Ross Ulbricht), que utilizada o pseudônimo “Dread Pirate Roberts” no site. Ele foi capturado no em outubro de 2013, em San Francisco, e o site foi desativado.

No entanto, após a prisão de Ulbricht, surgiram vários sites similares. Existem mais mercados negros na dark web que nunca. O Silk Road foi o primeiro deste tipo, agora existem muitos outros competindo para ocupar seu lugar.

Sites perigosos ou fraudulentos

dangerous websitesA dark web também está repleta de sites falsos e perigosos. Por isso é importante sempre ter cautela e usar bons antivírus e VPNs. Nunca clique em links na dark web se não souber onde o levará. Seu computador pode ser hackeado ou infectado com um malware antes de você perceber o que está acontecendo.

Além disso, a dark web abriga todos os tipos de sites que não seriam tolerados na superfície, devido ao seu conteúdo. Infelizmente, você também pode encontrar coisas como abuso animal e pornografia infantil. Portanto, recomendamos que você fique longe desta parte da internet.

Serviços de e-mail, fóruns e outros tipos de comunicação anônima

A dark web também é usada para comunicação anônima. Informantes e jornalistas podem usar estes canais para vazar ou encontrar informações confidenciais. Pessoas que querem denunciar autoridades ou empresas por atos ilegais podem utilizar a dark web para tentarem e permanecerem anônimas. Jornalistas podem usá-la para entrar em contato com fontes anônimas. Tanto a rede WikiLeaks quanto informantes, como Chelsea Manning e Edward Snowden, usaram a dark web no passado para espalharem suas mensagens.

Enquanto as pessoas citadas acima fizeram o que fizeram em nome da liberdade e transparência da internet, outros podem não ter a mesma motivação. Terroristas e criminosos também utilizam comunicação anônima na dark web para tentar ficar longe das autoridades.

Na dark web, você pode encontrar fórum de hackers que negociam dados roubados. Isso geralmente envolve dados de passaporte, números de cartão de crédito e identidades (digitais). Essas informações são obtidas por cibercriminosos invadindo sistemas. Essas informações obtidas ilegalmente são vendidas na dark web.

Botnets

Botnet é uma rede de dispositivos infectados que pode ser operada pelo hacker que as controla. Geralmente, os dispositivos na rede são infectados sem seus proprietários saberem. O hacker no controle da botnet pode usar os dispositivos para espalhar vírus, phish (obter) informações privadas ou facilitar ataques DDoS. A botnet é menos provável de ser descoberta, derrubada ou dominada se for operada pela dark web. Alguns hackers vendem botnets criadas por eles na dark web. Por uma boa quantia, você pode controlar uma grande rede de dispositivos infectados.

Sites de criptomoedas e Bitcoin

bitcoinSe você visitar a dark web, verá que quase tudo é pago em criptomoedas, como Bitcoin. Essas criptomoedas são moedas on-line usadas em todo o mundo. Mais precisamente, as criptomoedas são ativos digitais. A moeda está vinculada ao valor de um livro razão digital descentralizado, como o protocolo blockchain. Isso basicamente significa que as criptomoedas não são como as moedas normais porque seu valor e histórico de trocas são visíveis no blockchain, em vez de em uma série de bancos e outras instituições financeiras. Por causa do método blockchain, as criptomoedas possibilitam trocas anônimas que são ideais para negócios obscuros na dark web.

A criptomoeda mais conhecida, Bitcoin, também está em uso fora da dark web. No entanto, incidentes recentes mostram que a moeda pode não ser tão anônima como algumas pessoas poderiam esperar. Outros tipos de criptomoeda também são muito populares. Algumas novas criptomoedas estão constantemente tentando melhorar a proteção do anonimato das pessoas que as usam.

Considerações finais

Queremos enfatizar que o aconselhamos a NÃO usar a dark web sem antes ter tomado as medidas de segurança adequadas. A curiosidade é compreensível, mas não vale a pena se expor aos perigos dessa parte não regulamentada da web. No final, há atividade criminosa na dark web.

Se você acabar visitando a dark web, sempre tome precauções. Um bom serviço VPN e um anti-malware sólido são essenciais, mas ainda deixam você exposto a muitas ameaças. Existem muitas outras etapas que você precisa realizar para realmente ficar seguro na dark web. Este passo a passo explicará exatamente como você pode fazer isso. Em última análise, você acessa a dark web por sua própria conta e risco. Se ficou curioso, fique seguro também!

A Dark Web: perguntas frequentes

Tem alguma pergunta? Abaixo você encontrará as respostas para as perguntas mais frequentes sobre a dark web.

A dark web é um termo coletivo para sites que só podem ser acessados através do navegador Tor. Estes sites não podem ser acessados através da “superfície da web”. Nas mídias, a dark web costuma ser retratada como algo perigoso, mas também existem sites legítimos na dark web que tratam de assuntos legais.

A surface web é composta por todos os sites que você pode visitar através dos navegadores comuns, como o Chrome, o Microsoft Edge e o Mozilla Firefox. A surface web é a internet que a maioria das pessoas conhecem.

A deep web é composta por sites que só podem ser acessados com uma senha e outras formas de autenticação. Pense na sua caixa de e-mail ou sua página do Facebook, além dos arquivos em nuvem no seu trabalho. Em alguns países, o termo “Deep Web” é utilizado para se referir à dark web.

Para visitar a dark web você precisa usar o navegador Tor. O Tor é um navegador que permite visitar endereços .onion. Estes endereços .onion forma a dark web.

Um endereço .onion é um endereço da web que só pode ser visitado usando o navegador Tor.

Tor significa “The Onion Router” e é um navegador que permite visitar sites da dark web.

Na dark web, você pode encontrar muitos tipos diferentes de sites. De sites de resenhas de livros e sites regulares que têm uma variante .onion (como sites de notícias) a sites de mercado de drogas e sites pornográficos. A maioria dos sites na dark web pode ser colocada em uma (ou várias) das seguintes categorias:

  • Mercados ilegais de drogas, armas, etc.
  • Sites para denunciantes divulgarem suas informações.
  • Sites de tecnologia.
  • Sites pornográficos.
  • Sites de notícias.
  • Fóruns e sites de análises onde todos os tipos de tópicos são discutidos, tanto legais quanto ilegais.

Sim, a dark web é legal. Porém, é possível que alguns sites e conteúdos nos sites da dark web sejam ilegais.

A dark web só pode ser visitada com navegadores especiais, como o Tor-browser. Por meio do navegador Tor, você pode visitar os endereços da web .onion (URLs). Com navegadores como Google Chrome, Microsoft Edge e Mozilla Firefox, você não pode visitar esses sites obscuros.

Analista de segurança cibernética
David é analista de segurança cibernética e um dos fundadores da VPNoverview.com. Com interesse particular pelo fenômeno “identidade digital”, seu foco é o direito à privacidade e proteção de dados pessoais.
2
Comentários
Envie um comentário
  1. Como faz para entrar na dark web

    • Antes de ir para a dark web, você precisa ter certeza de que está bem protegido. Instale uma VPN, um antivírus e baixe o navegador Tor. Com o Tor você pode acessar a web escura. Se você quiser saber exatamente como fazer isso, você pode lê-lo aqui.

Envie um comentário