As melhores alternativas ao Bitcoin

bitcoin alternatives
Clique aqui para obter um resumo deste artigo
As melhores alternativas ao Bitcoin: um breve resumo

Existem muitas criptomoedas no mercado digital e algumas podem servir como boas alternativas ao Bitcoin. Para poupar você de alguma pesquisa, fizemos uma lista das cinco melhores alternativas ao Bitcoin para fins específicos.

  1. Bitcoin Cash
  2. Monero
  3. Éter
  4. XRP
  5. Tether

É bom lembrar que as criptomoedas podem servir a diferentes propósitos. Tentamos encontrar uma alternativa para todas as razões que alguém possa ter para usar criptomoedas. Por exemplo, Bitcoin Cash é ideal se você está procurando transações rápidas, enquanto o Tether oferece um investimento relativamente estável. Descubra como essas cinco moedas podem servir como ótimas alternativas ao Bitcoin no artigo abaixo.

Se você está interessado em criptomoeda, provavelmente já ouviu falar do Bitcoin. Há uma razão pela qual o Bitcoin é uma das criptomoedas mais conhecidas que existe. Foi uma das primeiras e mais aceitas criptomoedas do mundo. O Bitcoin é popular por causa de suas enormes margens de lucro possíveis: seu valor aumentou mais de cem vezes desde 2013.

Mas hoje em dia existem muito mais criptomoedas diferentes. Talvez você esteja se perguntando por que investiria em qualquer criptomoeda além do Bitcoin. A resposta é simples: algumas criptomoedas oferecem mais segurança e anonimato (como quando você está assinando uma VPN), possíveis margens de lucro mais altas, transações mais rápidas e outros benefícios.

Quais são as boas alternativas ao Bitcoin?

bitcoinEsses benefícios são bons e tudo, mas quais são essas alternativas ao Bitcoin? Neste artigo, nos aprofundamos em cinco boas alternativas ao Bitcoin e listamos seus prós e contras. Escolhemos essas alternativas com diferentes recursos e propósitos em mente. Dessa forma, criamos uma lista que tem algo para todos. Estas são as cinco alternativas que discutiremos:

  • Bitcoin Cash: a alternativa para aficionados de Bitcoin que desejam transações mais rápidas
  • Monero: uma alternativa segura e focada na privacidade
  • Ether: a alternativa Bitcoin mais popular
  • XRP: um investimento relativamente seguro com flutuações de preço relativamente pequenas
  • Tether: o stablecoin mais popular

Abaixo, você pode ler por que escolhemos essas moedas e para qual finalidade elas podem servir.

Bitcoin Cash: uma alternativa de bitcoin rápida e escalonável

Vamos começar com uma criptomoeda com quase o mesmo nome do Bitcoin: Bitcoin Cash. Essa alternativa foi criada como um projeto de (ex) mineradores de Bitcoin e cientistas da computação que estavam insatisfeitos com a velocidade das transações do Bitcoin e, com isso, com o potencial de longo prazo do Bitcoin. Por meio de um chamado “hard fork” (uma mudança radical no protocolo de rede Bitcoin), eles criaram o Bitcoin Cash.

Prós do Bitcoin Cash

O benefício mais importante do Bitcoin Cash é a velocidade com que as transações podem ser aprovadas e concluídas. Muitas criptomoedas, entre as quais o Bitcoin, usam um procedimento chamado mineração de criptomoeda. Isso significa que cada transação precisa ser verificada por vários “criptomineradores”. Isso acontece com cada “bloco” de transações e significa que os mineradores oferecem seu hardware para uma série de cálculos complicados. A teoria por trás disso é que ele descentraliza o Bitcoin e o mantém justo e livre de fraudes.

O problema é que esse processo leva um tempo relativamente longo. O Bitcoin pode processar apenas sete transações por segundo. Para sua comparação: o Bitcoin Cash pode processar 116 transações por segundo. Essa velocidade é uma vantagem importante do Bitcoin Cash, especialmente se você usar criptomoedas para muitas transações. Em outras palavras, o Bitcoin Cash tem potencial para crescer e se tornar um bom investimento.

Mas e se você estiver procurando por uma criptomoeda como um investimento em vez de um método de pagamento online privado? O Bitcoin Cash também tem uma vantagem nesse departamento: escalabilidade. O fato de que o Bitcoin Cash pode lidar com mais transações a cada segundo significa que ele tem o potencial de crescer sem causar problemas com sua velocidade. Esse potencial de crescimento torna-o mais interessante como investimento.

Contras do Bitcoin Cash

As desvantagens do Bitcoin Cash são três. Em primeiro lugar, o Bitcoin Cash é simplesmente muito menos usado do que o Bitcoin. Embora seja uma “bifurcação” do Bitcoin, não existem muitas lojas online que aceitem Bitcoin Cash. Além disso, o Bitcoin Cash não tem nenhuma outra função que torne a criptomoeda popular ou necessária. Outras alternativas nesta lista têm isso. Ether, por exemplo, é o combustível da inovadora rede Ethereum, enquanto o Ripple é freqüentemente usado para pagamentos internacionais. O Bitcoin Cash carece de um aplicativo exclusivo.

A segunda desvantagem está intimamente ligada à primeira: os investidores acham difícil ter muita fé na moeda. Isso se deve em parte ao motivo acima, combinado com o fato de que o Bitcoin Cash não adquiriu realmente sua própria identidade (ainda). Isso pode significar que investir em Bitcoin Cash pode não ser uma boa jogada.

Finalmente, muitos críticos vêem a tecnologia que o Bitcoin Cash usa mais como uma solução provisória, ao invés de uma forma de acabar com os maiores problemas do Bitcoin: velocidade e escalabilidade. Isso por si só faz sentido. Claro, 116 transações por segundo em comparação com as sete do Bitcoin parecem muito, mas se você está se perguntando se o Bitcoin Cash tem potencial suficiente para se tornar o novo dólar, a resposta é não.

Monero: Uma alternativa focada na privacidade

Monero

Se a privacidade é algo que você preza, a Monero definitivamente vale a pena considerar. Monero usa tecnologia especial para garantir que o remetente, o destinatário e a quantidade de criptomoeda transferida permaneçam ocultos.

Para se conectar à rede Monero para comprar, vender e gastar Monero, os usuários precisam da chamada carteira Monero. Várias carteiras Monero estão disponíveis para todos os sistemas operacionais comuns. Você pode encontrar alguns no site da Monero.

Prós da Monero

A grande vantagem do Monero é o foco na privacidade. Claro que existem mais criptomoedas que se concentram na privacidade, mas o que torna a Monero tão especial é que a privacidade está “sempre ativa” e os usuários não podem colocá-la em perigo. Com muitas criptomoedas, partes externas podem dar aos usuários de criptomoedas uma chamada penalidade se suas configurações garantirem que o Blockchain não seja transparente. Isso geralmente leva à falta de uso de opções de privacidade importantes. Este não é o caso da Monero, porque as opções de privacidade desta moeda não podem ser desativadas.

Contras da Monero

Apesar das vantagens da Monero em termos de privacidade, esta criptomoeda também tem algumas desvantagens. A primeira desvantagem está diretamente relacionada à maior vantagem da Monero: privacidade. Garantir a privacidade com as técnicas avançadas do Monero consome muita memória (RAM) – cerca de oito vezes mais do que uma transação de Bitcoin. Embora os usuários com hardware decente provavelmente não se incomodem com isso, ainda é importante estar ciente disso.

Outras desvantagens da Monero são o fato de que ela é usada por criminosos com relativa frequência por causa de seu anonimato (portanto, tome cuidado com quem você faz negócios!) E que a Monero não é aceita em tantos lugares quanto o Bitcoin.

Existem três maneiras de obter moedas Monero: via criptomineração, trabalhando para Monero ou comprando Monero com dinheiro “real”. Assim que tiver algum Monero em sua posse, você pode verificar esta página para ver quais lojas online aceitam Monero.

Nota: uma vantagem da Monero é que você pode extraí-la com relativa facilidade, sem hardware caro. No entanto, isso também significa que os criminosos cibernéticos podem tentar roubar criptomoedas seu computador para que possam usá-lo para minerar seu Monero. Leia este artigo para saber exatamente o que isso significa e como evitá-lo.

Ether

Exceto pelo Bitcoin, o Ether é a criptomoeda mais popular do mundo. No entanto, a participação de mercado do Ether é apenas 1/10 do Bitcoin. Não deixe que esses números o desanimem. Como uma criptomoeda, o Ether tem um bom conjunto de propriedades e oferece algumas vantagens importantes.

Éter é a moeda usada no cada vez mais popular Ethereum. Esta é uma rede de aplicativos, serviços financeiros, distribuidores de mídia digital/jogos e assim por diante. Ethereum se apresenta como uma espécie de rede financeira disponível para qualquer pessoa com uma conexão à Internet. O pivô crucial nessa rede é a moeda de éter. A mineração de Ethereum também é bastante popular hoje em dia.

Prós do Ether

Uma grande vantagem do Ethereum (a rede da qual o Ether é uma parte importante) é o princípio dos “contratos inteligentes”. Isso significa que nenhum intermediário é necessário para garantir que a transação seja conduzida de forma justa e de acordo com os termos e condições de ambas as partes. Em vez disso, os acordos sobre a transação são codificados e a transação é realizada de forma independente. Nesse sentido, o uso do Éter é na verdade o mesmo que quando você coloca uma nota de cinco euros na mão de alguém em troca de um serviço ou produto: honesto (cruzado) e transparente. Em teoria, isso também é possível com o Bitcoin, mas isso exigiria uma linguagem de programação especial. Com o Ether, é um recurso padrão.

O princípio dos contratos inteligentes oferece outra vantagem. Afinal, não é apenas uma transação. A Ethereum também fornece serviços financeiros. Suponha que você seja um freelancer, mas deseja mais segurança em tempos de menor estabilidade financeira. A tecnologia de “contrato inteligente” da Ethereum torna possível ver quanto você ganhou em um determinado mês, com base em uma análise de folha de dados. Então, dependendo do seu acordo, o programa pode transferir o Ether automaticamente para você para compensar seu mês ruim.

Outra grande vantagem do Ether é a velocidade com que as transações ocorrem: as transações do Ethereum geralmente ocorrem em poucos segundos. Com o Bitcoin, geralmente leva alguns minutos.

Por fim, o Ether também pode ser interessante para investidores que desejam obter grandes margens de lucro em um curto espaço de tempo. Esta criptomoeda já é popular e está crescendo rapidamente. Lembre-se de que o Ether, como todas as criptomoedas, pode cair significativamente se tiver um revés.

Contras do Ether

A maior desvantagem do Ether é que você não pode gastar moedas Ether em tantos lugares quanto pode pagar com Bitcoin. A partir de agora, o Bitcoin ainda é o padrão entre as criptomoedas. Portanto, se você deseja usar criptomoedas principalmente para pagar anonimamente e facilmente por coisas online, isso é algo para se manter em mente. Para obter uma lista de locais que aceitam Ether como método de pagamento, você pode verificar esta página.

Outra desvantagem do Ether tem a ver com o Ether como um investimento. Ao contrário do Bitcoin e de muitas outras criptomoedas, o Ether ainda não definiu uma quantidade fixa de criptomoeda após a qual a rede não será mais expandida. Se este continuar a ser o caso, e o Ether continuar a crescer, você nunca terá um efeito de escassez como eventualmente acontecerá com o Bitcoin. Por causa disso, você não verá esse tipo de deflação e os investidores no Ether potencialmente perderão a oportunidade de experimentar o crescimento financeiro explosivo que pode acompanhá-la.

XRP: Um investimento seguro

RippleA criptomoeda XRP é um tipo muito diferente de criptomoeda em comparação com o Bitcoin e outras criptomoedas desta lista. XRP, muitas vezes referido como “Ripple” (o nome da empresa-mãe), é mais um meio de enviar dinheiro do que uma forma de dinheiro em si. O Ripple torna possível trocar dinheiro internacionalmente com eficiência e rapidez. Com o XRP, isso geralmente leva apenas alguns segundos. Além disso, o XRP também cobra comissões relativamente pequenas por transações, especialmente em comparação com o Bitcoin.

Prós do XRP

Pelas razões mencionadas acima, o Ripple é usado principalmente por bancos. Imagine que você queira transferir 1000 euros de uma conta bancária europeia para um membro da família nos Estados Unidos. Isso é possível por meio de seu próprio banco, mas levará alguns dias e você terá que pagar taxas de transação. Com o Ripple, isso funciona de forma diferente: o dinheiro é convertido em XRP e enviado ao receptor pela rede Ripple. O receptor pode escolher se aceita o dinheiro em dólares, outra moeda ou XRP.

O XRP facilita a transferência de dinheiro, mas isso não significa que você também não possa usá-lo em várias lojas na web. No entanto, esse não parece ser seu uso principal para muitas pessoas, provavelmente porque não é tão amplamente aceito quanto o Bitcoin.

Outra grande vantagem do Ripple é que ele é um investimento de longo prazo relativamente seguro. Em parte, isso se deve ao fato de muitos bancos apoiarem essa criptomoeda. O Ripple cria uma ponte entre a moeda tradicional e a criptomoeda. Além disso, o Ripple tem um número definido de moedas, o que significa que não introduzirão novas moedas no mercado. As moedas Ripple ficarão mais escassas. Portanto, a expectativa é que seu valor aumente no longo prazo. Além disso, investir no Ripple não exige uma grande soma de dinheiro. No momento em que escrevo, um XRP vale cerca de 25 centavos, o que significa que você pode comprar 400 moedas por apenas 50 euros.

Contras do XRP

Apesar de todas as vantagens, o XRP não é perfeito e existem algumas desvantagens que vale a pena mencionar. Em primeiro lugar, é importante mencionar que uma grande parte de todas as moedas XRP atualmente pertence a apenas algumas pessoas importantes dentro da empresa Ripple. Entre os especialistas, isso é motivo de preocupação, pois pode levar a uma inflação excessiva. Essa é a última coisa que você deseja quando está investindo, porque significa que o valor da criptomoeda diminuirá.

Outro problema que impede o XRP de se tornar um bom investimento (de longo prazo) é a forte concorrência que enfrenta. O XRP não apenas compete com outros criptomoedas fortes como Bitcoin e Ether, mas também tem que lidar com a competição do sistema de transferência de dinheiro mais comum do mundo: SWIFT.

Finalmente, o XRP tem outro problema que não tem a ver com investimento: o XRP não é tão fácil de gastar quanto o Bitcoin. A maioria das lojas virtuais não aceita XRP (ainda), embora permita que as pessoas paguem com Bitcoin e Ether.

tetherA principal diferença do Tether em relação às criptomoedas tradicionais é a estabilidade. Essa criptomoeda é o que eles chamam de stablecoin. Na verdade, é o stablecoin mais popular do momento. Isso significa que, em comparação com outras criptomoedas, o Tether mantém seu valor e está menos sujeito a flutuações de preço. Stablecoins são capazes de manter seu valor porque estão vinculados a uma chamada reserva. Uma reserva pode ser uma moeda normal ou ouro. O Tether está vinculado a dólares, euros, yuans chineses, ouro e, se o Tether conseguir, logo também o iene japonês.

Prós do Tether

A maior vantagem do Tether sobre outras moedas, como o Bitcoin, é, obviamente, sua estabilidade. Se olharmos o gráfico em Investing.com, vemos que o Tether sempre preserva seu valor, que é cerca de um dólar.

Dessa forma, o Tether combina os melhores aspectos do dinheiro tradicional e das criptomoedas. Ele permite que você transfira dinheiro de forma rápida, segura e privada, ao mesmo tempo que sua taxa permanece relativamente estável. Além disso, o Tether é o stablecoin mais usado e mais popular no momento. Conseqüentemente, você pode gastar seu dinheiro conquistado com dificuldade em vários lugares. Clique aqui para obter uma lista da grande quantidade de lojas na web, criptosserviços e outros sites que aceitam o Tether.

Contras do Tether

Embora o Tether conheça muitas vantagens, também há desvantagens em usar essa moeda. A maior desvantagem deve ser a controvérsia em torno do Tether nos últimos dois anos. Tether foi criticado por nunca ter passado por uma inspeção financeira oficial por um contador certificado. Isso é necessário para provar que eles têm reservas suficientes para garantir que um Tether permanecerá aproximadamente igual a um dólar.

A Tether fez com que um dos escritórios de advocacia mais bem-sucedidos dos EUA (FSS) investigasse seus serviços. No entanto, mesmo este escritório de advocacia afirma que a pesquisa que fizeram não equivale a uma inspeção financeira oficial por um contador. Além disso, a investigação foi realizada em 1 de junho de 2018 e o Tether cresceu consideravelmente desde então. Em outras palavras, não podemos ter certeza se esse stablecoin realmente tem reservas suficientes. Se todos descobrirem que não, essa quebra de confiança pode causar o colapso do Tether.

Conclusão: As cinco melhores alternativas ao Bitcoin

bitcoin alternativesSe você está procurando uma alternativa ao Bitcoin, existem muitas opções. Com base em nossa pesquisa dos prós e contras de diferentes moedas, podemos recomendar as cinco alternativas de Bitcoin a seguir:

  • Bitcoin Cash para amantes de Bitcoin que desejam transações rápidas.
  • Monero para usuários que desejam mais privacidade.
  • Ethereum para aqueles que querem fazer parte potencialmente “da próxima melhor coisa” no mundo das criptomoedas.
  • XRP para pessoas que procuram um investimento relativamente seguro.
  • Tether para usuários de criptomoedas que desejam experimentar um stablecoin.

Claro, essas são apenas algumas opções em um mar de diferentes criptomoedas. Mesmo assim, eles podem servir como um bom começo para sua descoberta do mundo das criptomoedas.

As melhores alternativas ao Bitcoin: perguntas frequentes

Você tem alguma pergunta específica sobre as alternativas ao Bitcoin? Consulte as perguntas frequentes abaixo para ver se sua pergunta está lá. Se não for esse o caso, deixe um comentário e entraremos em contato com você.

Uma definição simples, mas certamente não 100% completa de criptomoeda é esta: uma criptomoeda é um método de pagamento alternativo digital que geralmente é descentralizado, o que significa que não está sob o controle de um banco central ou autoridade. Bitcoin é o pioneiro da criptomoeda, bem como a criptomoeda mais conhecida. É difícil dar uma definição exata de criptomoeda, porque existem tantos tipos e todos eles têm características e finalidades diferentes. Se você deseja saber mais sobre criptomoedas em geral, recomendamos que leia nosso artigo sobre as cinco melhores alternativas de Bitcoin.

Existem vários motivos pelos quais você pode querer considerar outras criptomoedas. Por exemplo, algumas criptomoedas oferecem transações mais rápidas ou um preço ligeiramente mais estável. Outros podem ser baseados em tecnologias inteligentes, como “contratos inteligentes”, o que pode torná-los muito úteis e valiosos no futuro. Para saber mais sobre essas e outras razões para considerar outras criptomoedas além do Bitcoin, leia este artigo.

Você não pode usar todas as alternativas ao Bitcoin em todos os lugares. Esta é uma das principais desvantagens das criptomoedas alternativas (que não são Bitcoin). Mesmo o Bitcoin, de longe a criptomoeda mais popular, não pode ser usado em todas as lojas da web. Com criptomoedas alternativas, a chance de você poder usá-lo para pagar em sua loja online favorita é muito menor.

International security coordinator
Marko has a Bachelor's degree in Computer and Information Sciences. He coordinates and manages VPNOverview.com's team of international VPN researchers and writers.