O que é um servidor proxy e qual a função dele?

Cos'è un server proxy e a che serve?
Clique aqui para ver um resumo deste artigo
Servidor proxy: um resumo

Um servidor proxy é um computador que atua como retransmissor entre um usuário e a Internet. Os servidores proxy ocultam seu endereço IP e podem ajudar a ocultar sua identidade e localização online. Normalmente, eles farão com que o tráfego de dados não seja rastreado até você. Um servidor proxy também pode ajudá-lo a contornar as restrições geográficas na Internet. Além dessas vantagens, os servidores proxy também têm desvantagens: eles não são 100% seguros e não podem garantir o anonimato online.

Você realmente deseja navegar na Internet anonimamente? Então, recomendamos o uso de uma VPN. Uma VPN criptografa seus dados e oferece melhor proteção. ExpressVPN é uma VPN confiável que recomendamos com muita confiança.

Curioso sobre os prós e os contras dos servidores proxy? Leia nosso artigo completo abaixo.

Um proxy, ou servidor proxy, é um computador que fica entre o usuário e a Internet. O usuário envia todo o seu tráfego online para o servidor proxy. O servidor, por sua vez, envia seus dados para seu destino na internet. Com um proxy, a identidade e a localização do usuário permanecem (parcialmente) ocultas. Na prática, os proxies são usados principalmente por pessoas que desejam visitar um site que foi bloqueado em uma determinada região. Muitas empresas e negócios também usam proxies para criar uma rede de negócios fechada.

Um proxy tem várias vantagens, mas também apresenta algumas desvantagens. Portanto, muitas vezes é melhor usar uma VPN. Neste artigo, forneceremos mais informações sobre o funcionamento de um proxy, diferentes tipos de proxies e como eles são seguros.

Com um proxy funciona?

Um servidor proxy fica entre um computador local ou uma rede local e uma rede mais ampla (geralmente a Internet). Um proxy geralmente é um servidor externo; é uma etapa extra no processo online. Sem um servidor proxy, seus dados viajam ao longo da seguinte rota: quando você digita um site na barra de endereço e pressiona enter, as informações vão do seu computador para o roteador do seu provedor de serviços de Internet (ISP) primeiro. Em seguida, ele continua para o servidor do site que você solicitou. A resposta do site é enviada de volta pela mesma rota.

Se você usa um servidor proxy, o caminho do seu computador para o site é um pouco diferente. O usuário (ou seja, você) se conecta ao servidor proxy, por exemplo, com um computador, laptop ou smartphone. O servidor proxy envia sua solicitação para seu destino na Internet. O resto da web não conseguirá ver seu endereço IP, mas sim o IP do proxy. A imagem abaixo ilustra esse processo.

IP address change with proxy

Resumindo, um proxy envia dados. No entanto, essa não é a única coisa que pode fazer. Um proxy pode fornecer uma camada extra de proteção online. Existem até diferentes tipos de proxies, cada um com suas próprias funções especiais. Existem webproxies, que funcionam dentro do seu navegador, mas você também pode instalar um proxy no seu roteador, para que todo o tráfego de dados passe automaticamente pelo proxy. Falaremos mais sobre as diferentes funções dos servidores proxy na próxima seção deste artigo.

Algo para se manter em mente: a maioria dos servidores proxy não protegerá seus dados e privacidade o suficiente para que você permaneça seguro e anônimo online. Portanto, recomendamos que você considere uma conexão VPN. Uma VPN garante seu anonimato e proteção online. O provedor de VPN abaixo é especialmente barato e funciona extremamente bem. É seguro, protegido e muito fácil de usar.

Surfshark
Promoção:
Navegue com segurança e anonimato por apenas U$ 2.30 por mês
De
$2.30
9.0
  • Muito fácil de usar e funciona com Netflix e torrents
  • Garantia de reembolso de 30 dias. Sem comentários!
  • Barato e cheio de recursos extras
Visite Surfshark

Diferentes tipos de servidores proxy

Existem diferentes tipos de servidores proxy. Em primeiro lugar, pode-se dividi-los em proxy para um usuário ou grupo de usuários e proxy público usados por grandes grupos de pessoas. Com o último, é muito mais difícil para outras partes descobrir quais dados pertencem a qual usuário, uma vez que muitos estão usando o mesmo IP.

O proxy também pode ser dividido em grupos diferentes com base em suas funções específicas. Algumas dessas diferentes funções incluem:

  • Proxy de cache web
  • Filtro de proxy
  • Proxy CGI
  • Proxy reversos

Além disso, o proxy pode ser categorizado de acordo com o nível de privacidade que oferece. Isso resulta nas seguintes classificações:

  • Proxy transparente
  • Proxys anônimo
  • Proxy de alto anonimato

Proxy de cache web

List with magnifying glass

O proxy de cache é usado com bastante frequência. Esse tipo de proxy mantém uma cópia dos sites que você visitou. Com um proxy de armazenamento em cache, as páginas são entregues aos usuários de maneira mais rápida e segura. Quando alguém pede para ver um site por meio de um proxy de cache, o proxy primeiro pesquisará seus arquivos locais (seu cache). Se o site já foi salvo no cache, o proxy envia esses dados diretamente para o usuário. Se o proxy ainda não salvou o site, ele coletará as informações do servidor correto e as enviará de volta ao usuário. Uma cópia do site será salva para uso futuro.

O cache de um proxy tem um certo tempo de vida, após o qual é esvaziado. A exclusão dos dados do cache geralmente ocorre com base na antiguidade dos dados, no tamanho e na frequência com que são solicitados. Dois algoritmos de cache simples são Menos Usados Recentemente (LRU) e Menos Usados Frequentemente (LFU).

Filtro de proxy

Alguns tipos de proxy da web também são capazes de filtrar o conteúdo das páginas da web. Algumas restrições à Internet e certos tipos de censura online, como a censura controlada pelo estado na China, são implementados por meio de proxy web. Esses tipos de proxy limitam as partes da Internet que os usuários podem alcançar.

Outros tipos de filtro de proxy podem ajustar as páginas com um determinado objetivo ou público. Isso é o que acontece quando você é automaticamente direcionado para a versão móvel de um site enquanto está em seu telefone ou tablet. Além disso, os ISPs usam esses tipos de proxy para proteger sua conexão de vírus de computador e outros conteúdos maliciosos. Resumindo: um filtro de proxy bloqueia certos conteúdos. Isso pode limitar sua liberdade na Internet, mas também aumentar sua segurança na Internet.

Proxy reverso

Um proxy reverso funciona da maneira oposta de um servidor proxy normal. Em vez de proteger os dados do internauta que navega, este tipo de proxy funciona em benefício do servidor web. Um proxy reverso pode ser usado como firewall para proteger os dados online do servidor. O acesso a certas páginas específicas pode ser concedido ou negado com o proxy. Dessa forma, os clientes de um banco não se verão acidentalmente no ambiente de banco online de um estranho. Os servidores proxy reversos também são freqüentemente usados para armazenar páginas estáticas em cache, para que o servidor não fique sobrecarregado tão rapidamente.

Proxy CGI

Um tipo especial de proxy web é um proxy CGI. Este é um proxy online em forma de site, com o qual um visitante pode obter acesso instantâneo a uma outra página específica. Esses sites/proxy geralmente usam PHP ou CGI para funcionar. Os servidores proxy CGI podem dar acesso a sites que são bloqueados por escolas, empresas ou até mesmo governos. Como também ocultam o endereço IP do usuário, ocasionalmente são usados para obter um certo nível de anonimato.

Proxy transparente

Além de agrupar servidores proxy de acordo com sua função, você também pode dividi-los com base no quanto eles ajudam a manter o anonimato na internet. Um proxy transparente não esconde o endereço IP do usuário. Eles se anunciam como servidores proxy e até mostram aos sites o endereço IP original do usuário. Esses servidores proxy geralmente são proxy de cache, que não são usados para permanecer anônimos online.

Proxy anônimo

Esse tipo de proxy se identifica como um servidor proxy, mas não mostra o endereço IP original do usuário. Os servidores proxy anônimos oferecem uma certa proteção aos seus usuários. Não é possível usar um proxy anônimo enquanto assiste ao Netflix. O Netflix saberá que você está usando um proxy e não concederá acesso ao conteúdo dele.

Proxy de alto anonimato

Esse tipo de proxy não revela que é um servidor proxy. Também não mostra o IP do usuário. É completamente invisível para sites, enquanto um proxy anônimo ‘normal’ é detectável. Um proxy de alto anonimato é o que mais se aproxima de uma VPN quando se trata de anonimato. No entanto, ainda falta a segurança online que vem com uma VPN.

Benefícios de usar um servidor proxy

O uso de um servidor proxy apresenta várias vantagens. Por exemplo, os servidores proxy podem influenciar a velocidade da sua internet e a segurança online. Além disso, muitos servidores proxy têm outras vantagens: você pode usar um para colocar sites na lista negra ou para contornar outros servidores proxy e bloqueios online. Finalmente, alguns servidores proxy ocultam seu endereço IP. Leia mais sobre todos esses benefícios abaixo.

Velocidade

Os servidores proxy de cache mantêm um arquivo dos sites que você visita. Isso pode acelerar significativamente sua navegação: você não precisa baixar novamente as páginas que já foram acessadas, o que economiza tempo. Além disso, economiza consumo de banda de internet enquanto você está navegando.

Segurança

Os servidores proxy também são usados para verificar sites em busca de códigos maliciosos. Essas partes perigosas de sites podem então ser bloqueadas. Dessa forma, um proxy cria uma camada extra de segurança entre você e o código nocivo do site que está visitando. Qualquer chance de um contato com vírus ou outra infecção digital torna-se significativamente menor. No entanto, um servidor proxy não protege você contra todos os malwares, como explicaremos com mais detalhes posteriormente.

Restrições de sites específicos

Businessmen shaking handsOs servidores proxy permitem que você coloque certos sites na lista negra. Dessa forma, nenhum usuário do servidor poderá acessar esses sites. Por exemplo, uma escola ou empresa pode usar um proxy para que alunos e funcionários não possam acessar o Facebook durante a escola ou no trabalho. Além de impor restrições, um proxy também permite que você verifique o histórico do navegador de cada computador conectado à rede do proxy. Todo o tráfego através do servidor proxy pode ser registrado e analisado pelas pessoas no controle, como seu chefe ou ISP.

Ocultar seu endereço IP

Muitas pessoas não querem que sites e empresas os rastreiem online – e por um bom motivo. O que você faz online não é da conta de ninguém. Usar um proxy ajuda a mascarar sua identidade online, porque oculta seu endereço IP (a menos que você use um proxy transparente). Outras partes verão apenas o IP do proxy. Disfarçar seu endereço IP significa que sua privacidade online está mais protegida: os sites não serão capazes de rastrear seu comportamento online e criar um perfil sobre você. Com um proxy, você está dando menos informações sobre você para sites e outras partes. Se você não quiser que nenhum anúncio personalizado apareça no seu navegador, um servidor proxy pode ajudá-lo a conseguir isso – até certo ponto.

Ignorar outro proxy

Finalmente, um servidor proxy pode ser usado para contornar as restrições de bloqueio online ou até mesmo outro servidor proxy. Conforme mencionado anteriormente, uma empresa ou governo pode bloquear determinado conteúdo em seus servidores proxy. Ao conectar-se a este site por meio de seu próprio servidor proxy, você pode facilmente contornar essas restrições. Quer acessar um site de notícias que foi bloqueado em sua localização atual? Use um bom proxy e você estará no caminho certo.

Mesmo serviços de streaming como o Hulu podem ocasionalmente ser acessados ​​com um proxy. Esses sites frequentemente mudam e limitam seu conteúdo disponível dependendo de sua localização geográfica. Tente assistir a um vídeo no iPlayer da BBC quando você não estiver no Reino Unido. Você receberá automaticamente um erro informando que o serviço não está disponível para você. Quando você usa um bom servidor proxy anônimo britânico, no entanto, algumas vezes poderá assistir a esses vídeos. Para muitos serviços, no entanto, usar um proxy não será suficiente. Várias plataformas de streaming estão ativamente tentando evitar servidores proxy. É por isso que o Netflix quase sempre dá um erro quando você tenta assisti-lo por meio de um proxy.

Desvantagens de uma servidor proxy

Infelizmente, os servidores proxy também têm várias desvantagens. Isso tem a ver principalmente com o fato de que um proxy geralmente é apenas meia solução: ele não oferece anonimato ou segurança on-line completo. Explicaremos essa afirmação com mais detalhes nas seções a seguir.

Sem anonimato completo

Laptop no anonymityUsuários privados de servidores proxy normalmente se preocupam em manter seus hábitos de navegação privados e proteger suas informações pessoais. No entanto, um servidor proxy tem a capacidade de registrar todas as informações que o usuário envia e recebe. Seu chefe, por exemplo, pode ver facilmente tudo o que você faz usando a rede corporativa (que geralmente é organizada por meio de um proxy). Além disso, ele ou ela pode controlar quanto tempo os funcionários passam em determinados sites. Portanto, esteja atento: seu chefe sabe exatamente quando você está comprando sapatos novos na Amazon, quando você deveria estar trabalhando.

Resumindo, um proxy não protege seu tráfego de dados de todos os curiosos. Especialmente os servidores proxy online gratuitos apresentam grandes riscos: nove em cada dez vezes, você não tem ideia de quem controla a conexão do proxy, então nunca pode ter certeza se seus dados estão realmente seguros. Todo o seu tráfego online é enviado diretamente para as mãos de um estranho. Você quer ter total privacidade online? Então, um proxy não é a escolha certa.

Sem criptografia

Da mesma forma, um servidor proxy não pode garantir sua segurança online. Normalmente, quando você usa um proxy, não é possível rastrear o tráfego de dados de volta para você, o que significa que você tem um certo anonimato. No entanto, nenhum desses dados é criptografado. Isso significa que os sites ainda podem ver o que você faz online, mesmo que não consigam conectar essa atividade ao seu endereço IP real.

Seu endereço IP pode ser vazado

Um proxy não é uma solução sólida para rastreamento online. Com alguns servidores proxy, é relativamente fácil para qualquer pessoa descobrir qual é o seu endereço IP real. Se isso acontecer, você perderá muitas das vantagens de um proxy. Você ficará muito mais vulnerável na internet.

Em resumo: os prós e contras de um servidor proxy

PrósContras
Conexão possivelmente mais rápidaSem anonimato completo
Certa proteção contra código maliciosoSem criptografia
Possibilidade de bloquear conteúdoSeu endereço IP pode ser vazado
Esconde seu endereço IP realNem todas as páginas bloqueadas podem ser desbloqueadas
Contorna outros servidores proxy ou bloqueio online

Um servidor proxy é seguro?

Se você quiser usar um servidor proxy para permanecer anônimo enquanto navega na web, terá que levar em consideração vários fatores diferentes. Na maioria dos casos, é muito mais seguro e prático usar um servidor VPN em vez de um proxy.

Seu proxy deve ser configurado corretamente

Apenas um servidor proxy bem configurado oferece um nível decente de privacidade. Configurar um servidor pode ser bastante complicado e nem sempre depende de você. O proprietário do proxy deve ser competente e usar o conhecimento adequado ao configurar o proxy. Só então você saberá com certeza se seu servidor foi configurado da maneira correta. Além disso, o servidor deve ser mantido de maneira adequada. Muitos servidores proxy (gratuitos) não desfrutam desse luxo. Sem manutenção e configuração adequadas, é provável que o seu endereço IP seja vazado, intencionalmente ou acidentalmente.

Quem é o dono do servidro proxy?

Outro fator importante é o dono do proxy. É vital que eles tenham boas intenções. Muitos servidores proxy (muitas vezes gratuitos) são propriedade de partes mal-intencionadas que estão atrás de seus dados pessoais ou querem ganhar dinheiro com anúncios. Manter um servidor proxy em execução é caro e a maioria dos proprietários tenta ganhar um pouco de dinheiro vendendo dados (privados) do usuário, adicionando anúncios a páginas da web ou espalhando malware e vírus por meio de seus servidores.

O proxy permite HTTPS?

Usar uma conexão segura é extremamente importante. Um servidor proxy não criptografa sua conexão com a Internet. Sem proteção extra, é muito fácil para estranhos, hackers e governos espionar a conexão e roubar seus dados privados, como seu endereço de e-mail e informações de login. Para evitar isso, é útil usar a versão segura dos sites (a versão HTTPS). Muitos servidores proxy não permitem o uso de HTTPS e, portanto, eliminam uma camada essencial de segurança online. Preste atenção ao fato de que sites com HTTPS nem sempre são totalmente seguros. HTTPS significa apenas que a conexão entre você e o site foi estabelecida de forma segura. O próprio site, no entanto, ainda pode ser perigoso. Você pode, por exemplo, encontrar-se na versão HTTPS de um site de phishing.

Proxy ou VPN

VPN shield

Resumindo, um proxy não é totalmente anônimo, nem 100% seguro. É por isso que quase sempre é melhor usar uma VPN. Em essência, uma VPN redireciona seu tráfego de dados da mesma forma que um proxy o faz. Além disso, uma VPN criptografa seus dados, o que a torna a opção mais segura das duas. As chances de uma VPN vazar seu endereço IP são extremamente pequenas, especialmente quando você usa o kill switch da VPN. Além disso, as conexões VPN costumam ser muito mais rápidas do que os proxies. Especialmente para navegação e download anônimos, uma VPN é, portanto, a melhor opção. Se você quer uma proteção mais segura para seus dados online, pode até combinar sua VPN com um bom programa antivírus.

A maioria das VPNs não registra nenhuma informação ou dado do cliente. Mesmo assim, é importante trabalhar apenas com serviços VPN confiáveis. Alguns provedores prometeram não salvar nenhuma informação do usuário, mas acabaram fazendo isso mesmo assim. Um bom exemplo de VPN decente que não faz acrobacias como essa é ExpressVPN. Em parte, é por isso que essa VPN premium terminou em primeiro lugar em nossos 5 melhores provedores de VPN.

ExpressVPN
Nossa escolha
Nossa escolha
Promoção:
3 meses de graça na opção de assinatura anual
De
$6.67
8.9
  • VPN rápida e simples
  • Perfeita para navegar, baixar arquivos e fazer streaming (ex. Netflix) de forma anônima
  • Mais de 3000 servidores em 94 países
Visite ExpressVPN

Considerações finais

Os servidores proxy redirecionam sua conexão com a Internet por meio de um servidor – geralmente externo. Um proxy pode melhorar a velocidade de sua conexão com a Internet. Além disso, pode ajudá-lo a contornar as restrições e censura online. Por fim, um proxy o ajuda a navegar na Internet de forma um tanto anônima. No entanto, a proteção está longe de ser grande. Além disso, o proprietário do proxy provavelmente registra suas informações de usuário. Se você valoriza sua privacidade e segurança online, você está muito melhor com uma VPN.

Servidores proxy - Perguntas frequentes

Quer saber mais sobre servidores proxy? Clique em uma das perguntas abaixo para saber a resposta!

Um servidor proxy (ou proxy) é um computador que atua como intermediário entre um usuário e a Internet. Um proxy redireciona sua conexão com a Internet por meio de um servidor, geralmente externo. Seu endereço IP está oculto e sua localização e identidade estão parcialmente protegidas. Isso o torna mais anônimo e permite que você acesse conteúdo online que normalmente não está disponível em seu país.

No entanto, a proteção e o anonimato oferecidos por um proxy estão longe de ser ideais. É mais seguro e prático usar uma VPN. Uma VPN criptografa sua conexão e oferece opções extras.

Um servidor proxy oferece várias vantagens:

  • Possivelmente maior velocidade de internet.
  • Proteção contra código malicioso.
  • Possibilidade de colocar sites na lista negra.
  • Esconde seu endereço IP.
  • Contorna outros servidores proxy ou bloqueia online.

Os servidores proxy têm várias desvantagens:

  • Eles não oferecem total anonimato ou segurança.
  • Eles não criptografam e protegem seus dados.
  • Seu endereço IP pode ser rastreado.
  • Algumas páginas bloqueadas podem ser acessadas.

A grande diferença entre um proxy e uma VPN é que uma VPN criptografa o tráfego de dados para mais segurança e privacidade. Um proxy não criptografa seus dados e não oferece anonimato ou segurança total.

Uma VPN geralmente oferece várias localizações de servidores em diferentes países. Isso dá a você acesso a mais conteúdo online. A maioria das VPNs boas não registra informações do usuário, enquanto o proprietário de um proxy provavelmente mantém os registros.

International security coordinator
Marko has a Bachelor's degree in Computer and Information Sciences. He coordinates and manages VPNOverview.com's team of international VPN researchers and writers.