Como acessar a dark web com segurança em 15 passos

Woman sitting behind her computer accessing the Dark Web
Clique aqui para receber conselhos sobre como acessar a dark web com segurança
Obtenha acesso à dark web: segurança em primeiro lugar

A dark web é fascinante para muitas pessoas. Para obter acesso à dark web, você precisa usar o Tor-Browser. Este é um navegador que pode ser usado para navegar e acessar a dark web anonimamente. Se você deseja acessar a dark web, é importante que o faça com segurança. Para proteção extra e privacidade online, é altamente recomendável que você use uma conexão VPN. Para instalar uma VPN, siga estas etapas:

  1. Assine um bom provedor de VPN
  2. Baixe o aplicativo VPN em seu dispositivo
  3. Selecione um servidor VPN no país que não bloqueie o navegador Tor
  4. Abra o navegador Tor e navegue na dark web com segurança e anonimamente

Recomendamos NordVPN. Este é um provedor VPN confiável e rápido, com altos padrões de privacidade.

Mesmo com uma conexão VPN, você pode correr riscos na dark web. Você nunca está 100% seguro. Você pode acidentalmente revelar informações pessoais ou clicar no link errado. Portanto, sempre tenha cuidado e esteja ciente dos cibercriminosos.

Gostaria de obter mais informações sobre como obter acesso seguro à dark web? Leia o artigo completo abaixo para descobrir tudo isso e muito mais.

A dark web é um lugar misterioso. Em poucas palavras, é a parte da Internet que você não pode visitar com um navegador normal. Freqüentemente, o termo ‘deep web’ é usado como um substituto para ‘dark web’. No entanto, esta é uma parte totalmente diferente da Internet (dependendo do país em que você está). Resumindo, a internet é assim:

Tipo de webBreve descrição
Surface webA surface web é a internet “normal”. Consiste em todos os sites que podem ser acessados por navegadores como Google Chrome, Microsoft Edge, Safari e Mozilla Firefox por meio de mecanismos de pesquisa regulares como Google e Bing. Pense em sites como Amazon, Wikipedia ou o site de seu e-commerce local.
Deep webA deep web é a parte da Internet que fica atrás de portas trancadas. Isso inclui arquivos, redes empresariais e páginas que você só pode acessar se estiver conectado. Esses dados não aparecem nos mecanismos de pesquisa. Pense, por exemplo, na caixa de entrada do seu e-mail ou no quadro de mensagens da sua empresa que só pode ser acessada por pessoas que trabalham em uma determinada empresa. Esta é de longe a maior parte da Internet.

O termo deep web é algumas vezes usado como sinônimo de dark web, embora os dois sejam realmente diferentes. Embora o termo ‘deep web’ seja usado em alguns idiomas em vez de ‘dark web’.

Dark webA dark web é a parte ‘invisível’ da Internet que você só pode visitar usando um navegador especial, como o Tor. Tor é uma abreviatura de The Onion Router. Através do navegador Tor você pode navegar na internet, assim como no Google Chrome, por exemplo. No entanto, a diferença é que o navegador Tor também dá acesso a sites que não estão disponíveis na web normal (a Surface web). Essa coleção de sites é conhecida como dark web.

A dark web consiste em todos os tipos de sites, assim como a superfície da web. E embora a dark web seja conhecida por sites “ilegais”, esses sites são apenas uma pequena parte da dark web.

Embora não seja muito difícil acessar a dark web, é importante que você pense em sua segurança online. A dark web não é regulamentada e os cibercriminosos podem estar à espreita em qualquer lugar. É por isso que você deve educar-se e proteger seu sistema antes de entrar na dark web. Este artigo lhe dará conselhos sobre como acessar a dark web com segurança.

Quer saber como configurar o navegador Tor e como navegar na dark web? Você veio ao lugar certo. Daremos a você um plano passo a passo abrangente com links e dicas sobre como navegar na dark web da forma mais segura possível. Se você se deparar com termos que não entende, verifique nosso dicionário dark web para mais explicações.

Segurança primeiro! Use uma VPN

Se você deseja entrar na dark web, recomendamos fortemente que você use uma conexão VPN. Usar uma VPN fornecerá privacidade e proteção extra online. A rede Tor tem várias vulnerabilidades e uma VPN pode proteger sua privacidade e dados. No entanto, é melhor não se conectar a uma VPN se for usar um sistema operacional mobile live OS. Você lerá mais sobre isso mais tarde.

Uma VPN garante que você esteja mais anônimo, livre e seguro na web. Como uma VPN permite que você acesse a Internet com um endereço IP diferente, seu comportamento online não pode ser vinculado a você. Como a dark web também é usada por criminosos e hackers, é bom garantir que ninguém possa rastrear sua identidade.

Gostaria de experimentar uma VPN simples e rápida para navegar com segurança, mesmo na dark web? NordVPN é uma opção boa e econômica. NordVPN tem velocidades rápidas, mesmo em sites .onion. Dê uma olhada em nossa análise completa do NordVPN para saber mais sobre este provedor ou baixe o NordVPN em seu site oficial clicando no botão abaixo.

NordVPN
Promoção:
Apenas $3.30 por mês para uma assinatura de 2 anos mais 3 meses grátis
De
$3.30
9.3
  • Proteção excelente e uma grande rede de servidores
  • Aplicativo bonito e agradável
  • Não mantém registros
Visite NordVPN

Se você quiser aprender sobre outros excelentes provedores de VPN, pode dar uma olhada em nosso artigo sobre as cinco melhores VPNs. Para obter mais informações sobre o que uma conexão VPN faz e como exatamente funciona, clique aqui.

Como acessar a Dark Web

Se você deseja acessar a dark web, é importante fazê-lo de forma segura. A dark web não é a mesma coisa que a Surface web “normal”. Ele vem com uma série de armadilhas inesperadas. Para acessar a dark web, siga estas etapas:

  1. Baixe e instale o navegador Tor anônimo de seu site oficial.
  2. Ligue sua VPN para segurança online extra.
  3. Inicie o navegador Tor.
  4. Certifique-se de que seu navegador Tor não permite a execução de scripts.
  5. Ajuste o nível de segurança do navegador para “mais seguro”.
  6. Vá para o site da dark web que deseja visitar. Você poderia, por exemplo, visitar The Hidden Wiki (o link só funciona no navegador Tor). Esta é uma página com links para outros sites dark.

Se você realmente deseja estar preparado na dark web, precisa de mais do que essas etapas simples. Explicações adicionais e dicas sobre como entrar na dark web anonimamente e com segurança podem ser encontradas em nosso extenso guia abaixo. Daremos dicas para ajudá-lo a se manter seguro ao usar o Tor.

Nota: Você deve ter ouvido que usar a rede Tor (com uma boa VPN para aumentar a segurança) não é a única maneira de acessar a dark web, o que é verdade. No entanto, é na verdade a única maneira que é mais ou menos segura. Hoje em dia, os usuários também podem acessar algumas páginas da web dark por meio de seu navegador padrão (como o Google Chrome) por meio de outra ferramenta desenvolvida pelo Tor: Tor2web. No entanto, até o próprio Tor indicou que isso é muito mais perigoso do que usar o navegador Tor para fazer isso. Afinal, essa forma de acessar a dark web torna muito mais fácil para os cibercriminosos descobrirem sua identidade ou até mesmo infectarem seu PC com hardware. Como tal, ressaltamos que o uso do navegador Tor para acessar a dark web é muito importante!

Lady JusticeEm uma palavra: sim. A dark web é legal na maior parte do mundo. Usar o navegador Tor também é totalmente legal. No entanto, se você usa a dark web para violar a lei, ainda está participando de atividades ilegais. Aconselhamos fortemente todos os nossos leitores a serem sensatos e evitar atividades ilegais na dark web (e além) em todos os momentos.

A dark web e o navegador Tor são ferramentas para proteger seu direito à privacidade. Essa é a intenção do navegador e a forma como se deve utilizá-lo, em nossa opinião. O direito à privacidade é um direito humano estabelecido pelas Nações Unidas. Isso foi declarado nos seguintes artigos:

  • Declaração de Direitos Humanos das Nações Unidas (UDHR) 1948, Artigo 12
  • Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos (PIDCP) 1966, Artigo 17
  • Convenção Americana sobre Direitos Humanos, Artigo 11
  • Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem, Artigo 5
  • Convenção Europeia de Direitos Humanos, Artigo 8

Mais de 130 países que fazem parte das Nações Unidas têm declarações constitucionais sobre a proteção da privacidade de seus cidadãos. Provavelmente, o país em que você está atualmente também tem essas declarações. Ainda assim, as leis locais podem ser muitos diferentes. Se você deseja saber mais sobre seu direito à privacidade e o uso da dark web em sua localidade, recomendamos que consulte as leis de seu país.

O plano passo a passo completo para navegar com segurança na Dark Web

A dark web pode ser um lugar muito perigoso se você não tomar as precauções certas. Você pode ficar relativamente seguro com um bom antivírus e uma VPN decente. No entanto, se você quiser ficar completamente anônimo e proteger seu dispositivo, precisará de um pouco mais do que isso. Abaixo você encontrará 15 etapas que podem ajudá-lo a visitar a dark web com segurança. No entanto, lembre-se de que as coisas mudam rapidamente e os hackers ficam mais inteligentes a cada dia.

  1. Certifique-se de que você entendeu o básico
  2. Use um sistema operacional mobile live OS (opcional)
  3. Use uma VPN para criptografar o tráfego da Internet
  4. Baixe o Tor de seu site oficial
  5. Tome precauções de segurança
  6. Altere o nível de segurança e os scripts de proibição no navegador Tor
  7. Verifique se não há vazamento de IP-, DNS- ou WebRTC
  8. Esteja ciente dos mitos comuns da dark web
  9. Use serviços anônimos adicionais
  10. Evite logins, assinaturas e pagamentos
  11. Saiba para onde você está indo
  12. Use criptomoeda
  13. Feche tudo quando terminar
  14. Perceba que você nunca está 100% seguro
  15. Consulte guias online, blogs, mecanismos de pesquisa, sites de bate-papo etc.

1. Saiba pelo menos o básico

Isso pode parecer chato. Mas a dark web é um lugar complexo onde muitas coisas podem dar errado. Está cheio de scammers, malware e sites de phishing. Às vezes é melhor aprender fazendo. Com a dark web, entretanto, esse não é a melhor opção. Você prefere não infectar seu computador com malware ou perder muito dinheiro antes de entender como tudo funciona. Existem pessoas mais do que suficientes na dark web que querem abusar da ignorância dos outros.

É por isso que é importante saber exatamente o que você deseja alcançar na dark web antes de baixar o software ou começar a navegar. afinal, se você sabe o que quer fazer ou descobrir na dark web, pode se preparar melhor:

  • Se você está apenas procurando algo excitante ou incomum: Certifique-se de saber como se manter seguro enquanto navega na dark web.
  • Se você está tentando lucrar com Bitcoin ou outras criptomoedas: certifique-se de entender como as criptomoedas funcionam, o que é o blockchain e quais são as plataformas confiáveis ​​para lidar com outros usuários.
  • Como denunciante, é importante certificar-se de que você está totalmente anônimo. Trazer certas coisas à luz pode custar-lhe o seu emprego ou, em alguns países, a sua liberdade. Ao tentar permanecer o mais anônimo possível, você pode evitar estragar seu disfarce.

2. Use um sistema operacional live (opcional)

Anonimato é a coisa mais importante para se manter protegido na dark web. Não que a dark web seja ilegal (e não é), mas porque quanto mais anônimo você fica, mais seguro estará. Infelizmente, sistemas operacionais como o Windows 10 não são as melhores opções para manter sua privacidade na dark web. O Windows não é a melhor ferramenta para ajudar no seu anonimato, pois:

  • Seus dados são sincronizados constantemente: histórico de navegação, sites visitados, configurações dos apps, hotspots de Wi-Fi, todos rastreados.
  • Seu dispositivo é vinculado automaticamente à uma ID exclusiva de publicidade para terceiros.
  • A Cortana coleta vários tipos de dados, como: toques no teclado, resultados de busca, mensagens de áudio do microfone, informações de calendário, playlist de música e até de suas compras online.
  • A Microsoft pode coletar todo tipo de dados pessoais: sua identidade, senhas, hábitos e interesses, dados de usuário, contatos e localização.

Se um hacker conseguir acesso ao seu sistema pela dark web, todas essas informações podem, provavelmente, ser exploradas. Muitas destas configurações no Windows podem ser desabilitadas (mas nem todas!). Você pode desabilitar essas opções nas configurações do Windows ou instalando um software, como o W10Privacy.

Ao invés de usar o Windows 10 para acessar a dark web, é melhor utilizar sistemas operacionais live, como o Tails, Whonix, ZuesGuard ou Qubes.

Tails, Whonix, ZeusGuard ou Qubes

Tails logo

O Tails (The Amnesiac Incognito Live System) é uma versão live do SO Linux, que não deixa rastros da suas atividades ou do SO no seu computador. Este OS gratuito pode ser baixado em um pen drive ou DVD. Você não precisa instalar no seu computador. Basta conectar o pen drive ou inserir o DVD quando quiser navegar sem deixar rastros e executar o SO. Ele não gravará cookies no seu disco rígido, ao menos que você autorize.

O Tails também tem o Tor pré-instalado. O navegador Tor é essencial para acessar a dark web e instalar o Tails em um pen drive poupa você do trabalho de instalar o Tor no seu PC ou laptop.

Alternativas para o Tails

Os sistemas operacionais WhonixZeusGuard (pago) e Qubes OS são algumas das alternativas para o Tails. Todos os três possuem pontos positivos e negativos. É uma questão de preferências pessoais.

O Whonix é bem parecido com o Tails, um sistema operacional live que opera junto com seu SO. Em outras palavras, você pode usar o Windows, Max ou Linux e também usar o Whonix ou Tails. Tudo que você faz no Whonix é roteado pelo Tor. A diferença é que o Whonix é executado simultaneamente com seu SO através de uma máquina virtual. Assim, entrar e sair da dark web fica muito mais rápido e simples. Sem dúvidas, também torna o processo menos seguro. Você encontrará instruções detalhadas em sua página.

O Qubes OS é um sistema operacional para desktop, de usuário único, com várias máquinas virtuais operando nele. Ele possui apenas 30 mil usuários. Sem dúvidas, é a opção mais segura, pois o sistema operacional é composto por várias máquinas virtuais diferentes. Edward Snowden, por exemplo, utiliza o Qubes OS para resguardar seu anonimato.

Live OS live não suporta VPNs

É muito importante observar que muitos sistemas operacionais live não suportam VPNs. Existe um bom motivo para isso. Estes tipos de sistemas operacionais operam em máquinas virtuais isoladas, isto é, existem poucos elementos para conectá-los à sua identidade ou qualquer outra coisa no seu computador. Neste caso, a assinatura de uma VPN pode torná-lo mais “detectável” do que usar apenas a rede Tor. Isso acontece porque as VPNs, neste caso, implementam uma proteção de entrada permanente em um nó de saída permanente. Isso significa que, ironicamente, a VPN implementa uma nova forma de detecção.

  • Portanto, ao utilizar um sistema operacional live –> Use o Tor, não use uma VPN (você pode pular o 2° passo e o 3° passo, indo direto para o 4° passo)
  • Ao usar o Windows, Mac ou Linux –> Use uma VPN e o Tor (vá para o 2°passo)

Claro, nem todo mundo fica à vontade baixando e utilizando um sistema operacional totalmente novo. Se você optar por acessar a dark web sem utilizar o Tails, não deixe de seguir os passos a seguir.

3. Utilize uma VPN para criptografar seu tráfego de internet

VPN Internet Norwegian

Mesmo utilizando o navegador Tor, seu tráfego ainda poderá ser rastreado até você por qualquer pessoa com recursos, tempo e conhecimento técnico. Na verdade, descobriu-se que o navegador Tor possui uma vulnerabilidade em 2017 que, às vezes, vaza o endereço de IP verdadeiro.

Este problema se mostrou extremamente sério para usuários de Linux e MacOS. Se estes usuários tivessem tomado a precaução de também utilizar uma VPN em segundo plano, talvez seus endereços de IP não tivessem sido comprometidos.

Portanto, é altamente recomendável que você use uma VPN além do Tor enquanto navega na dark web.

As VPNs criptografam seu tráfego na web e mantêm seu endereço de IP oculto, evitando hackers e agências do governo, mesmo que haja algum vazamento no navegador Tor. Para saber mais sobre VPNs, veja nossa explicação detalhada. Por favor, lembre-se que nem todos os provedores de VPN são confiáveis. As versões gratuitas oferecem um serviço lento, com limite de dados e falhas de segurança. Nós recomendados a NordVPN, por ser uma ótima VPN que funciona bem com o Tor.

NordVPN
Promoção:
Apenas $3.30 por mês para uma assinatura de 2 anos mais 3 meses grátis
De
$3.30
9.3
  • Proteção excelente e uma grande rede de servidores
  • Aplicativo bonito e agradável
  • Não mantém registros
Visite NordVPN

Porém, observe que muitos sistemas operacionais live, como o Tails, não suportam o uso de VPNs. Se você estiver usando um destes sistemas operacionais live, você pode pular esta etapa de instalação da VPN e ir direto para medidas extras de segurança.

4. Baixe o Tor no site oficial

Tor The Onion Router Logo

Os sistemas operacionais live, como o Tails e o Whonix, já possuem o navegador Tor pré-instalado e, se você utiliza um destes, já pode pular para o 4° passo. Porém, para usuários do Windows, Max, Linux e Android, esta etapa é importante.

O navegador Tor é um alvo importante para hackers e agências do governo. Versões fake do navegador Tor foram criadas para hackear usuários antes mesmo de acessarem a dark web e para monitorar o comportamento de um usuário enquanto navega pela dark web. Esta última estratégia é muito atrativa para agências do governo.

Portanto, você deve sempre baixar o navegador Tor do site oficial: https://www.torproject.org/
Certifique-se de baixar sempre a versão mais recente do navegador e manter atualizado a todo momento. Desta forma, você sempre terá as medidas de segurança mais recentes a seu favor.

O que exatamente é Tor?

Tor é um navegador especial que você pode usar para acessar a dark web. A maioria dos navegadores, como Chrome e Firefox, fornece acesso a todos os sites regulamentados. Todos os sites não regulamentados não podem ser acessados por meio desses navegadores.

Embora o Tor seja conhecido por permitir que as pessoas visitem a dark web, a maioria de seus usuários simplesmente usa o navegador para visitar a Surface web (a internet “normal”).

Portanto, é importante sempre baixar a versão correta do Tor de sua página oficial: https://www.torproject.org/.

Certifique-se de sempre baixar a versão mais recente e sempre aprovar as atualizações assim que estiverem disponíveis. Dessa forma, você pode ter certeza de que possui a versão mais segura do Tor.

Endereços .onion

Com o navegador Tor você pode acessar qualquer site da Web, desde que tenha o endereço. Muitos sites na dark web têm um URL que termina em “.onion”. Se você inserir esse endereço com um navegador normal, não verá nada.

O Tor garante que o usuário possa navegar o mais anonimamente possível. Todas as suas solicitações no navegador passam por uma rede de outros computadores e são constantemente desempacotadas para chegar ao destino. Sua solicitação de navegação passa por um nó de guarda, vários nós de retransmissão e, finalmente, um nó de saída para recuperar o que você solicitou. Dessa forma, não é possível que outras pessoas rastreiem seu comportamento de navegação.

How Does Tor Work - Network Nodes

5. Adote medidas de segurança

Antes de abrir o navegador Tor, você deve:

  • Fechar todos os apps que não sejam essenciais na sua máquina, como a Netflix, gerenciadores de senha.
  • Encerre serviços desnecessários em execução, como o OneDrive.
  • Cubra suacom um pedaço de papel. É extremamente fácil obter acesso à sua webcam, sem você nem perceber.
  • Tenha um antivírus confiável e atualizado instalado no seu dispositivo.
  • Instale um programa anti-malware de qualidade e mantenha atualizado. Para saber mais sobre malware, acesse nossa seção de malware.
  • Desligue a localização do seu dispositivo. Sua localização pode ser descoberta tanto pelo seu IP quanto pelo seu próprio dispositivo.
    • No Windows 10, você pode desligar sua localização em Configurações > Privacidade > Localização > Desligar localização + apagar histórico de localização
    • Para macOS: Preferências do sistema > Painel de segurança e privacidade > privacidade > desmarque a opção “Permitir serviços de localização”
    • Para o Tails e outros sistemas operacionais live: você não precisará se preocupar com o vazamento de sua localização.

Medidas de segurança a serem tomadas depois de abrir o Tor

A dark web está repleta de hackers que aproveitarão qualquer oportunidade para explorar qualquer detalhe que você deixe passar. Se um hacker da dark web conseguir hackear seu sistema, todos os apps e serviços que você tem executando em segundo plano estarão vulneráveis a ataques.

Basicamente, a melhor forma de se manter seguro na dark web é garantir que um hacker tenha pouca ou nenhuma informação sobre você. Isto é, você não deve navegar aleatoriamente na dark web e nem fornecer suas informações pessoais. Não clique em nenhum link suspeito. Tente ao máximo não deixar rastros. Estas precauções tornarão você menos suscetível a hackers.

Ao abrir o navegador Tor, não altere o tamanho da tela do Tor. Por mais estranho que pareça, isso o manterá mais seguro. Além disso, para continuar seguro, nunca digite diretamente no navegador. Digite sua pesquisa em um bloco de notas, copie e cole no navegador. Métodos avançados de rastreamento podem identificar uma forma específica de digitação.

Também não custa nada verificar o nível de segurança do seu navegador Tor (ou seu navegador utilizado diariamente, quando você não está na dark web) em relação a rastreamento. O Cover Your Tracks permite que você verifique, com apenas um clique, se seu navegador está protegido contra: rastreadores publicitários, rastreadores invisíveis, os chamados “anúncios aceitáveis” e seu fingerprint digital.

6. Altere o nível de segurança e desative scripts no navegador Tor

Você pode alterar o nível de segurança do Tor para “Seguro” ou “Mais seguro”. Naturalmente, a configuração mais alta é a mais segura. Infelizmente, essa configuração diminui significativamente a sua conexão com a Internet e faz com que alguns sites não funcionem totalmente. A configuração de segurança mais alta desativará a maioria dos formatos de vídeo e áudio, algumas fontes e ícones podem não ser exibidos corretamente, o JavaScript está desativado e algumas imagens podem não ser exibidas corretamente, entre outras coisas.

Mudando o nível de segurança do Tor

Para alterar o nível de segurança, execute as seguintes etapas:

  1. Abra o navegador Tor.
  2. Clique no pequeno ícone de escudo no canto superior direito do navegador.
    Tor NoScript shield
  3. Clique em “Configurações avançadas de segurança”.
  4. Role para baixo até “Segurança”, se você ainda não alcançou esta seção.
  5. Não selecione “Seguro” ou “Mais seguro”.

A opção “Seguro” desativa apenas o JavaScript em sites que não são protegidos por “https”. “Mais seguro” desativa o Java Script em todos os sites. Essas opções também melhoram sua segurança de algumas outras maneiras, sobre as quais você pode ler mais no menu que encontrar durante as etapas 4 e 5.

Desligando scripts no Tor

Você também pode desligar manualmente os scripts no Tor, sem alterar o nível de segurança geral do Tor. Esta pode ser uma boa opção para pessoas que preferem um maior nível de controle sobre o navegador Tor. Veja como desligar scripts manualmente no Tor:

  1. Navegue até este endereço com seu navegador Tor: “about: config”.
  2. Clique no botão que diz “Aceito o risco”.
  3. Agora digite o seguinte na barra de pesquisa na página que aparece: “xpinstall.signatures.required”.
  4. Clique duas vezes neste pedaço de texto.
  5. Verifique se “valor” agora indica “quedas” e “status” está em “modificado”. Se sim, você desabilitou o JavaScript com sucesso.

É importante alterar estas configurações, pois os sites geralmente executam scripts sem notificá-lo. Isso é perigoso na dark web, porque os sites .onion não são regulamentados e podem conter muitos malware. Ao bloquear os scripts, você reduz as chances do seu computador ser infectado. No entanto, mesmo bloqueando os scripts você não está protegido de todos os males. Portanto, é bom sempre ter cautela com os sites que você visita na dark web.

Se você quiser desativar os scripts para o uso diário em um navegador diferente, a melhor opção é por uma extensão.

As duas extensões permitirão que você decida quais sites podem executar JavaScript e quais não podem. Observação: as duas extensões podem desativar todo tipo de funções comuns da web apenas desativando o JavaScript.

7. Verifique se não há vazamentos de IP, DNS ou WebRTC

É possível que, mesmo após todas essas precauções de segurança, você ainda esteja enfrentando um vazamento de IP ou DNS. O que isso significa é que por meio de algum tipo de bug ou vazamento, seu endereço IP ainda pode ser rastreado por terceiros.

O WebRTC é incorporado à maioria dos navegadores para permitir comunicações em tempo real, como chamadas de voz e vídeo. Isso permite que você fale diretamente de seu navegador usando sua webcam, microfone ou fone de ouvido. O problema é que a maioria das chamadas de voz são enviadas por meio de uma conexão ponto a ponto, que requer seu endereço IP exato. Portanto, se você estiver no Google Chrome, por exemplo, e tiver o WebRTC em execução, seu endereço IP real será revelado mesmo quando você estiver usando uma VPN.

O problema acima é especialmente comum com o Google Chrome. Para mudar esse recurso, você pode instalar esta extensão do Chrome.

Para verificar se sua conexão é realmente anônima, acesse os seguintes sites:

Nessas páginas, você pode ver se o seu endereço IP real está visível. Todos esses sites fazem essencialmente a mesma coisa. No topo da página, seu endereço IP público é visível e abaixo dele está sua localização. Se sua VPN estiver funcionando corretamente, seu endereço real e endereço IP não ficarão visíveis em qualquer lugar da página.

8. Informe-se sobre os principais mitos sobre a dark web

Existem muitos mitos sobre a dark web. O conhecimento destes mitos oferece uma perspectiva melhor sobre o que esperar e fazer na dark web. Assim, você estará menos suscetível ataques de hackers, golpes e esquemas. Os principais mitos são os seguintes:

MITOVERDADE
Todos os crimes cibernéticos acontecem na dark webA maioria dos crimes cibernéticos ocorre na web normal. Phishing e fraude são mais comuns na Surface web do que na dark web.
A dark web é gigantescaComparada à deep web, a dark web é relativamente pequena. A deep web é composta por bancos de dados acadêmicos, portais bancários, dados corporativos, redes empresariais, contas de webmail e muito mais. Esse é um número muito maior do que os 250.000 a 400.000 sites existentes na dark web
A dark web é só para geeksTomando as medidas de segurança adequadas, qualquer pessoa pode acessar a dark web relativamente protegida. O navegador Tor, as VPNs, Tails e outros OS live estão disponíveis para qualquer pessoa e não são tão difíceis de usar, mesmo para iniciantes
A dark web é ilegalA dark web em si não é ilegal. Já o navegador Tor, que você precisa para acessar a dark web, utiliza criptografia forte, que é ilegal em alguns países. Assim, a dark web acaba se tornando indiretamente ilegal em alguns países. Esses países costumam implementar restrições de internet muito mais abrangentes. Países como a China, Rússia, Bielorrússia, Turquia, Iraque e Coreia do Norte
Tudo que você fizer na dark web será ilegalA dark web em si não é ilegal, nem tudo que acontece lá é ilegal também. A legalidade ou ilegalidade do que você faz na dark web depende do país de onde você a acessa. Simplificando: basta aplicar esta regra prática: se algo for ilegal no país que você está, também será ilegal na dark web. Portanto, se for proibido vender drogas offline, também será ilegal vender drogas na dark web. Em caso de dúvidas, busque sempre saber se é legal ou não.

9. Utilize serviços extras de anonimato

Mesmo que você acesse a dark web totalmente anônimo, ainda é possível que você acidentalmente forneça informações pessoais utilizando serviços online, como ferramentas de busca, extensões, compartilhamento de arquivos, messengers, e-mails, etc.

Muitos serviços online utilizam cookies, rastreadores e scripts para coletar dados específicos sobre você. Por isso, é melhor escolher serviços online alternativos para priorizar sua privacidade. Abaixo você encontrará vários serviços ótimos para proteger sua privacidade.

Ferramentas de busca anônima

DuckDuckGo LogoPara fazer buscas anônimas, você pode utilizar a ferramenta de busca DuckDuckGo, em vez do Google. Enquanto a maioria das ferramentas de busca não funcionam na dark web, o DuckDuckGo funciona perfeitamente.

O endereço onion do serviço é https://3g2upl4pq6kufc4m.onion/

DuckDuckGo usa a rede Tor. Isso torna difícil para as pessoas rastrearem suas pesquisas até você.

Os mecanismos de pesquisa alternativos que funcionarão na dark web são:

Usar mecanismos de pesquisa privados é um grande passo para uma experiência de internet mais privada

Laptop With Password

Senhas seguras

Senhas seguras são mais importantes na dark web do que na internet regular (superfície). Se você não quer ter o incômodo de sempre ter que criar uma senha adequada e armazená-la em segurança, você precisa de um gerenciador de senhas. O Bitwarden e o LessPass são ótimas opções. Os dois são gratuitos e de código fonte aberto. A melhor opção é carregar estes serviços diretamente de seus sites.

Criptografia de arquivos

Se você pretende baixar e carregar arquivos na dark web, criptografá-los é uma ótima ideia. O PeaZip é uma ferramenta de encriptação ótima, confiável e de código fonte aberto. Esta ferramenta suporte 181 tipos diferentes de arquivos. Infelizmente, o PeaZip não está disponível para macOS. Uma boa alternativa para usuários de macOS é o Keka.

Carregamento e compartilhamento anônimo

Se você pretende compartilhar arquivos anonimamente, o OnionShare é uma excelente opção. Ele está disponível para Windows, macOS e Ubuntu. O Dropbox e outros programas de compartilhamento de arquivos semelhantes são populares por não respeitarem a privacidade de seus usuários e seus dados. Com o OnionShare você poderá compartilhar arquivos de todos os tamanhos através de um servidor na web.

Serviços office anônimos

Se você procura uma alternativa para o Google Docs com mais segurança, confira o Etherpad. Este software possui código totalmente aberto e você nem precisa de uma conta para usar. Outra opção é o Cryptpad. Você pode utilizá-lo para escrever textos, criar planilhas e criar apresentações em flash. Apenas as pessoas que receberem a chave de acesso podem acessar o arquivo.

Videochamadas (VoIP)

Existem vários serviços muito bons disponíveis para (vídeo)chamadas, como o Linphone e o Mumble. O Linphone é gratuito e de código fonte aberto, podendo ser usado no Windows, macOS, IOS, Android e GNU/Linux. O software conta com criptografia ponta a ponta.

O Mumble é um pouco diferente. Ele foi desenvolvido especificamente para jogos, não registra dados e também não grava as conversas. Porém, não possui criptografia ponta a ponta. O software está disponível para Windows, macOS, IOS e Ubuntu.

Se você quiser saber mais, dê uma olhada em nossa lista dos melhores serviços de videochamada.

Enviando mensagens anônimas

O Ricochet e o Signal oferecem meios mais seguros para troca de mensagens do que os apps convencionais. O TorChat também é uma ótima opção. Este aplicativo é parte do Tor e permite que você converse com qualquer pessoa usando o mesmo app. Você não precisa se cadastrar. O TorChat designa uma ID numérica para você automaticamente, que você precisa enviar para outra pessoa com quem você deseja conversar. Você pode informar esta ID pessoalmente (cara a cara) ou enviando sua ID numérica utilizando um e-mail criptografado (veja o próximo passo). Assim, você desfrutará de um alto nível de anonimato na conversa, que você não consegue em qualquer lugar.

Enviando e-mails de forma anônima e segura

Um serviço muito popular e confiável de e-mail online é o ProtonMail. Suas contas de e-mail possuem criptografia ponta a ponta por padrão. Os e-mails enviados pelo Gmail e Hotmail, geralmente, são fáceis de interceptar/decifrar. Os serviços de e-mail criptografados são uma opção muito mais segura. Estes serviços costumam ter limites de dados mais rígidos. Portanto, se você pretende usar exclusivamente estas contas de e-mail criptografadas, talvez seja bom criar mais de uma. Aqui está uma lista dos provedores de e-mail criptografado.

Também é possível criar um endereço de e-mail temporário (o chamado “burner”). A vantagem deste tipo de e-mail é que você pode criar uma conta em qualquer site, confirmar o registro e nunca mais se preocupar com a sua inbox sendo bombardeada com e-mails inúteis deste site. Os provedores de endereço de e-mail temporário mais populares são TempMail e Guerrillamail.

Se você não quiser trocar seu endereço de e-mail para navegar pela dark web, ao menos certifique-se de que seu endereço de e-mail receba um reforço extra de segurança com PGP (privacidade excelente). Para conseguir essa proteção extra, você pode adicionar um serviço à sua conta regular de e-mail, como o Mailvelope. Este serviço trabalha com provedores como o Gmail e Hotmail, entre outros. Observe que esta opção é menos segura que um endereço de e-mail temporário ou criptografado. Muitas das suas informações pessoais podem ser obtidas através do seu e-mail regular.

10. Evite login, plugins, assinaturas e pagamentos

Se você quer navegar seguro pela dark web, o anonimato é sua melhor opção. Caso você acesse contas bancárias ou de usuário, seu anonimato estará comprometido.

Acessar sua conta bancária online enquanto estiver usando a dark web é uma péssima ideia. Ao acessar uma conta de usuário, todas as atividades no site podem ser atribuídas a este perfil, do Tor ou não. Portanto, o ideal é não acessar nenhuma conta ou perfil enquanto estiver navegando pela dark web.

No entanto, alguns sites exigem que você tenha uma conta para obter acesso. Nesse caso, você pode criar um endereço de e-mail aleatório e descartável, criar uma conta que não seja de forma alguma identificável para você pessoalmente e usar essa conta para navegar no site.

Criar uma conta de usuário que não possa ser rastreada até você significa não usar seu nome, aniversário, hobbies, interesses, localização, etc. Quanto mais aleatório e anônimo for, melhor. Para obter mais ajuda sobre como criar uma senha segura, dê uma olhada neste guia.

A maioria das pessoas utilizam alguns plugins em seus navegadores. Muitos destes plugins podem coletar dados pessoais sobre você, sua localização e seu comportamento online. Portanto, é melhor não ter estes plugins ativados enquanto navega pela dark web.

11. Saiba onde está entrando

A dark web não está equipada com um índice de busca regular, como o Google. Você precisa saber onde quer ir antes de acessar a dark web. Isto é, você precisa das URLs específicas para acessar as páginas certas. A visita a sites aleatoriamente não é recomendada, pois é fácil acabar em lugares que você não gostaria de entrar. A dark web hospeda algumas das coisas mais repugnantes da internet, como sites de pornografia infantil.

Para ter um direcionamento na dark web, existem sites de diretórios que podem ajudar você a encontrar o que deseja. Um dos sites mais populares que muitos iniciantes utilizam é o “Hidden Wiki“.

Outras sites que também podem ajudar você são:

O Hidden Wiki

Para visitar Hidden Wiki , cole o seguinte endereço no Tor: http://zqktlwiuavvvqqt4ybvgvi7tyo4hjl5xgfuvpdf6otjiycgwqbym2qad.onion/wiki/index.php/Main_Page.

O Hidden Wiki oferece acesso a vários mecanismos de pesquisa e páginas para visitar na dark web. Como você pode ver, navegar para a dark web pode ser bem fácil.

Lembre-se de que a dark web é menos regulamentada do que a internet “normal”. Portanto, é mais fácil acabar acidentalmente em sites questionáveis. Um certo grau de cautela é, portanto, recomendado.

O Hidden Wiki pode parecer uma página normal da Wikipedia, mas certamente não é. Embora certamente contenha links para páginas legítimas, também contém links para sites com conteúdo ilegal. Portanto, use sua inteligência ao usar o Hidden Wiki .

12. Use criptomoedas

bitcoin

A dark web contém uma grande variedade de marketplaces (o mais famoso e atualmente desativado Silk Road). Muitos destes marketplaces provavelmente vendem itens ilegais no seu país. Portanto, você deve tomar cuidado e saber sobre as leis de seu país antes de comprar qualquer coisa na dark web.

No entanto, nem tudo que está à venda na dark web é ilegal. Também é possível que você queira comprar algo legalmente, mas anonimamente. Nem tudo que você compra deve ser de conhecimento público.

Todas as transações financeiras na dark web são por criptomoedas, em vez de utilizarem transferências bancárias ou cartões de crédito. Esse método garante o anonimato tanto do comprador quanto do vendedor.

O Bitcoin costuma ser o primeiro nome que vem à cabeça quando as pessoas ouvem sobre criptomoedas. É um nome bastante conhecido e geralmente visto como seguro, confiável e anônimo. Porém, isso não é uma verdade absoluta.

O Bitcoin possui vários problemas de privacidade, como reuso de endereço, nós de conexão, cookies de rastreamento, análise de blockchain. Isto significa que é possível que alguém vincule suas informações pessoais a uma transação. Portanto, é muito melhor utilizar uma moeda com foco em privacidade. As duas mais populares são a Monero e a Zcash, mas existem outras opções disponíveis também. Você pode ter uma visão geral aqui.

Antes de você comprar qualquer coisa na dark web, certifique-se de conhecer as leis vigentes em seu país e como as criptomoedas funcionam.

13. Feche tudo quando acabar de usar

Ao terminar de navegar pela dark web, feche todas as guias do seu navegador e qualquer outro conteúdo relacionado. Se você utilizar o Tails, encerre o sistema operacional e volte ao seu SO regular. Para finalizar e garantir sua segurança: reinicie seu dispositivo.

14. Lembre-se que você nunca estará 100% seguro

Mesmo que você siga fielmente todas as etapas anteriores, você ainda não estará totalmente seguro na dark web. Você ainda pode, sem querer, fornecer suas informações pessoais ou clicar em algum link suspeito. Os hackers encontram novas formas de burlar os sistemas de segurança e configurações constantemente. Além disso, nenhuma das etapas anteriores manterão você protegido contra hardware comprometido. Se seu computador for infectado com alguns tipos de malware, qualquer utilização da internet já estará comprometida.

Resumindo, existe muitas medidas que você pode adotar para aumentar sua segurança na dark web, mas nada é 100% infalível.

15. Consulte guias online, blogs, ferramentas de busca, chats, etc.

Encontrar seu caminho na dark web pode ser bem difícil. Por isso reunimos alguns recursos que você pode utilizar para ajudá-lo pelo caminho. Você não precisa depender apenas dos diretórios. Mas saiba que estes sites podem conter muitos caracteres duvidosos e até malware. Nada na dark web é seguro de verdade. Não confie em ninguém, use o bom senso e entenda que é por sua conta e risco.

TIPOS DE SITELINK
Fóruns
  • The Hub: http://thehub7xbw4dc5r2.onion/index.php
Ferramentas de busca
  • DuckDuckGo: https://3g2upl4pq6kufc4m.onion/
Blogs
  • Tor Metrics: http://rougmnvswfsmd4dq.onion/
Sites de notícias
  • New York Times: https://www.nytimes3xbfgragh.onion/
  • Privacy News: https://privacyintyqcroe.onion/
  • ProPublica: https://p53lf57qovyuvwsc6xnrppyply3vtqm7l6pcobkmyqsiofyeznfu5uqd.onion/

Considerações finais

Com este guia, você poderá visitar a dark web relativamente em segurança. No entanto, conforme mencionado anteriormente, a dark web continua um local perigoso. Acessar a dark web pode demandar muito trabalho e, mesmo após conseguir acesso, é possível que você não consiga visitar muitos sites. Recomendamos que você leia bastante sobre a dark web antes de tentar visitar esta parte da internet. Por último, se você não tem certeza sobre o que quer fazer na dark web, talvez seja uma boa ideia continuar na internet regular (Surface).

Acesso à dark web: perguntas frequentes

Tem alguma pergunta rápida? Abaixo você encontrará as respostas para as perguntas mais frequentes sobre a dark web e como acessá-la.

Para visitar sites na dark web você precisa usar o navegador Tor. O Tor é um navegador que permite visitar URLs exclusivas da dark web. No entanto, se você quiser ficar seguro na dark web, também precisa de uma VPN.

Assim como qualquer outro navegador, você pode baixar o navegador Tor diretamente do site oficial. No caso do navegador Tor, o site é o torproject.org.

Os sites da dark web possuem o sufixo .onion na URL. Estes sites só podem ser acessados pelo navegador Tor. Nas mídias, os sites da dark web geralmente são taxados como locais onde coisas ilegais acontecem, mas isso nem sempre é verdade.

Os sites da dark web são sites que possuem o sufixo .onion na URL. Esses URLs geralmente são combinações muito estranhas de letras e números. Por esta razão, muitas pessoas usam o Hidden Wiki ou o mecanismo de busca DuckDuckGo para navegar na dark web.

O Hidden Wiki é uma página na dark web que se parece com uma página da Wikipedia. Aqui você pode encontrar vários links para sites da dark web.

O DuckDuckGo é uma ferramenta de busca como o Google. O DuckDuckGo não rastreia seu uso, além de exibir sites .onion nos resultados de busca.

Jornalista tecnológico
Nathan é um jornalista com treinamento internacional e interesse particular por prevenção de crimes cibernéticos, principalmente quando há grupos vulneráveis em risco. Aqui na VPNoverview, ele realiza pesquisas no campo de segurança cibernética, censura na internet e privacidade online.