Um guia para os pais para parar e prevenir o cyberbullying

Girl being cyberbullied by two other girls on a computer
Clique aqui para um rápido resumo deste artigo
Como parar o cyberbullying: um breve resumo

O cyberbullying ocorre quando alguém envia repetidamente ou compartilha conteúdo intencionalmente prejudicial para ou sobre uma vítima de um computador, celular ou outro dispositivo. As interações podem incluir mensagens, vídeos, fotos ou conteúdo compartilhado online.

Se você notar que seu filho tem mudanças drásticas de humor, apetite ou hábitos de sono, esconde o dispositivo ou se retira das atividades de que gostava, ele pode ser alvo de bullying online. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para resolver o problema:

  1. Fique calmo e converse com seu filho de uma forma que o apoie.
  2. Registre as evidências de cyberbullying.
  3. Ignore e bloqueie o agressor.
  4. Defina as configurações de privacidade e os controles dos pais para mais segurança.
  5. Ajude seu filho a encontrar amigos que o apoiem.
  6. Ensine a seu filho maneiras de controlar o estresse.
  7. Denuncie atividades de cyberbullying à escola de seu filho e a outros pais.

Mais importante ainda, dê um exemplo positivo para seu filho e ensine-o a ser resiliente e a se ver sob uma luz positiva. Eles têm muito do que se orgulhar e ninguém merece ser alvo de assédio online.

Quer saber mais sobre como prevenir o cyberbullying e manter seu filho mais seguro online? Leia o artigo completo abaixo!

Estatísticas de cyberbullying de um estudo da PEW Research relatam que 59% dos adolescentes norte-americanos dizem que foram intimidados ou assediados online em algum momento de suas vidas. E não são apenas as crianças americanas. De acordo com uma pesquisa da Unicef, um em cada três jovens de 13 a 24 anos em 30 países já experimentou bullying online. Devido ao amplo uso da tecnologia hoje, crianças e adolescentes correm mais risco de cyberbullying do que nunca.

Embora os cyberbullying muitas vezes se escondam atrás de telas e nomes de usuário, os pais podem lidar com o cyberbullying e até mesmo ajudar a evitá-lo antes que aconteça. O primeiro passo para os pais é se munir de informações. Entenda o que é cyberbullying e então você pode tomar medidas para intervir, denunciar e prevenir o comportamento de bullying online.

O que é cyberbullying?

Sad crying emoji on a screenO Cyberbullying Research Center define o cyberbullying como “dano intencional e repetido infligido por meio do uso de computadores, telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos“. Essas interações geralmente resultam em humilhação para a vítima. Eles são intencionais e implacáveis; as vítimas sentem que nenhum lugar está protegido de um cyberbullying.

Características do cyberbullying

Existem algumas características-chave para ajudar os pais a decidir se os comportamentos online fazem parte de um relacionamento de cyberbullying. Para que uma interação online seja considerada cyberbullying, ela precisa ser:

  • Propósito: o comportamento de cyberbullying é feito com a intenção de causar danos.
  • Repetido: um caso de cyberbullying sempre envolve vários incidentes de comportamento de bullying.
  • Nocivo: a vítima sofre danos infligidos pelo agressor.
  • Ocorrendo em um dispositivo: o cyberbullying acontece em celulares, computadores, dispositivos de jogos ou outros dispositivos eletrônicos.

Os cyberbullies e seus alvos estão em um relacionamento disfuncional. Existe um padrão de comportamento de bullying online que ocorre ao longo do tempo e deve ser interrompido.

Quando e onde o cyberbullying é mais experimentado?

Como o cyberbullying acontece online por meio de dispositivos eletrônicos, pode parecer inevitável para a vítima. Cada vez que desbloquear o telefone ou entrar em sua conta de mídia social, eles podem enfrentar um ataque. O cyberbullying costuma acontecer:

  • Em sites de mídia social
  • Por meio de mensagens de texto
  • Em aplicativos de mensagens online
  • Em fóruns e salas de chat
  • Via email
  • Durante o jogo online
  • Em streaming de vídeo

Os cyberbullies podem perseguir ou rastrear suas vítimas por meios eletrônicos que não existiam nas décadas anteriores. Com o bullying online, não há olhos roxos ou lábios arrebentados. Mas essas não são as únicas diferenças entre o bullying pessoal tradicional e o cyberbullying de adolescentes e crianças de hoje.

A diferença entre o bullying online e o bullying pessoal

Um estudo do PEW Research Center diz que, quando eles são adolescentes, 45% das crianças estão online quase constantemente. Isso dá aos agressores online mais oportunidades de atingir as vítimas. O cyberbullying remove algumas das limitações necessárias para o bullying tradicional, por isso pode ser implacável e mais difícil de prevenir.

O cyberbullying difere do bullying tradicional ou pessoal de duas maneiras:

  • Não requer contato cara a cara – pode acontecer à distância.
  • Isso pode acontecer a qualquer hora, em qualquer lugar (incluindo a casa de uma criança, em seu dispositivo pessoal).
  • O contato com o agressor geralmente ocorre de forma anônima, por isso é mais difícil de notar ou abordar.
  • Seu alcance pode ser enorme: vídeos ou fotos podem se tornar virais na internet.
  • O conteúdo compartilhado por cyberbullies sempre estará online.
  • Isso prejudica todos os envolvidos, incluindo a reputação dos ciberbullying.

Além disso, o cyberbullying pode acontecer a qualquer pessoa. Quando você remove as limitações de espaço físico, qualquer um pode se tornar um alvo.

Como reconhecer quando seu filho está sendo vítima de cyberbullying

De acordo com o Security.org, 44% de todos os usuários da Internet sofreram algum tipo de assédio online. Quando o comportamento negativo persiste, ele se transforma em cyberbullying, que pode ter efeitos traumáticos duradouros.

As crianças que sofrem cyberbullying muitas vezes têm dificuldade em falar com os adultos sobre o que está acontecendo. Elas se sentem humilhadas ou temem que seus privilégios de telefone ou internet sejam retirados. O cyberbullying afeta crianças e adolescentes de maneiras diferentes, mas quase todos os alvos do bullying online sofrem algum nível de angústia. Os pais devem observar o comportamento de seus filhos para ver se algo está errado.

Sinais de cyberbullying

Alguns sinais de cyberbullying incluem:

Infographic showing common symptoms of cyberbullying

  • Mudanças no apetite
  • Mudanças no comportamento on-line (mais ou menos tempo gasto on-line, comportando-se silenciosamente ou em segredo sobre atividades, fechando ou escondendo seus dispositivos perto dos pais)
  • Mudanças no padrão de sono devido ao estresse e ansiedade
  • Mudanças de humor que incluem tristeza e depressão
  • Relutância em ir para a escola por medo de enfrentar o agressor ou por sentir-se envergonhado com o que outras pessoas viram online
  • Passando menos tempo com amigos e família
  • Um declínio nas notas ou participação em atividades, geralmente devido a estresse, ansiedade ou depressão
  • Sentir-se fisicamente doente, por exemplo, devido a dores de cabeça ou de estômago induzidas por estresse

Mudanças no comportamento podem alertar os pais de que algo está errado com seu filho. Quanto mais cedo um pai perceber os sinais, mais rápido eles podem intervir e evitar danos adicionais.

É provocação ou intimidação?

Identificar o cyberbullying pode ser complicado. As interações entre duas crianças podem começar como provocações e depois evoluir para uma relação de cyberbullying. Provocar é geralmente divertido e até mesmo ajuda as crianças a se relacionarem ou aprenderem a lidar com críticas construtivas.

No entanto, quando alguém tenta machucar outra pessoa repetidamente, isso se torna intimidação. Você pode fazer a seu filho algumas perguntas específicas para determinar se ele está enfrentando provocações ou bullying (cibernético):

  • As crianças que provocam você são seus amigos?
  • Você gosta quando eles provocam você?
  • Você os provoca de volta?
  • Se você dissesse a eles para parar de provocar, eles iriam?
  • Se você dissesse a eles que feriram seus sentimentos, eles pediriam desculpas?

Se seu filho responder “não” ou não tiver certeza sobre as respostas às perguntas, talvez você precise descobrir mais sobre os incidentes. Em seguida, você pode decidir se é um caso de provocação socialmente apropriada ou a alternativa mais prejudicial, o bullying.

Obstáculos que os pais enfrentam ao lidar com o cyberbullying

Screen With Exclamation Mark

O primeiro obstáculo no tratamento do cyberbullying é saber quando seu filho está sofrendo bullying. O segundo obstáculo é abordá-lo. A natureza técnica do cyberbullying não torna fácil lidar com os problemas para pais bem-intencionados.

Em primeiro lugar, pode ser difícil lidar com o agressor. Os agressores são frequentemente invisíveis ou anônimos online.

Em segundo lugar, se o cyberbullying envolve alunos, pode não ficar claro quem – e em que nível – é responsável por mitigar o problema. Além disso, pode não estar claro quem assume a responsabilidade por lidar com o uso inadequado de tecnologia.

  • Os pais muitas vezes sentem que não têm tempo para aprender ou lidar com a tecnologia.
  • Os professores não sabem quando intervir em situações que acontecem fora da escola, mas envolvem os alunos.
  • A aplicação da lei só se envolverá se houver evidências concretas de um crime.

Esses desafios podem ser assustadores. No entanto, passo a passo, os pais podem encontrar soluções com seus filhos ou adolescentes (bem como com outros pais, professores ou administradores escolares, se necessário) que interrompam o bullying e evitem novos ataques.

O que fazer se seu filho for vítima de cyberbullying

Um em cada cinco alunos (de 12 a 18 anos) foi vítima de bullying durante o ano letivo. Freqüentemente, depende de você, o pai, lidar com quaisquer problemas online que surjam. Não espere que a escola ou outros pais interfiram em comportamentos problemáticos online, especialmente no início. Comece a tomar medidas imediatamente para mediar a situação.

Se seu filho for vítima de cyberbullying, execute estas ações:

Infographic with tips on how to deal with cyberbullying

Cada uma dessas etapas será discutida em mais detalhes abaixo.

1. Fale com seu filho

O primeiro passo para lidar com o cyberbullying é conversar com seu filho com calma, sem julgamentos ou emoções fortes. Se você se sentir chateado, espere para falar com seu filho até que você se acalme e possa ver a situação objetivamente. Em seguida, comece uma conversa de apoio e reconfortante com seu filho adolescente ou criança.

Aqui estão algumas dicas para conversar com seu filho quando ele foi vítima de cyberbullying:

  • Ajude seu filho a compreender que não é culpa dele. Eles têm muitos atributos positivos e muito dos quais se orgulhar.
  • Envolva seu filho no processo de resolução. Converse com eles sobre os passos que você vai dar como pai e o que eles podem fazer. Dessa forma, eles não se sentirão isolados, ou como se tivessem feito algo errado. Quando eles passarem pelo processo com você, eles podem até aprender como lidar com o cyberbullying no futuro: com quem falar, de quais sites ficar longe e como definir as configurações de privacidade.
  • Enfatize que a vingança contra um agressor não é uma boa ideia. Isso poderia piorar as coisas para todos os envolvidos.

2. Registre evidências de cyberbullying

Antes que você ou seu filho adolescente exclua o conteúdo de cyberbullying, salve-o como evidência. Isso pode ser útil em um estágio posterior – especialmente se o bullying não parar. Faça capturas de tela e certifique-se de baixar mensagens, imagens e vídeos, se possível. Em seguida, salve-os, imprima-os ou adicione-os a um arquivo particular em seu computador, caso o bullying aumente e outras partes, como as autoridades legais, precisem se envolver.

Certifique-se de que esses arquivos sejam armazenados de forma segura. Você não quer perdê-los porque se esqueceu de criar um backup. Você também deve certificar-se de que ninguém mais tenha acesso a eles sem sua permissão, pois isso pode ser muito prejudicial para seu filho.

3. Ignore e bloqueie o agressor

Não deixe que sua falta de experiência com tecnologia o impeça de tomar medidas contra o cyberbullying. É relativamente fácil fazer alterações nos dispositivos do seu filho imediatamente.

Comece bloqueando todos os contatos envolvidos em cyberbullying, para que eles não possam entrar em contato com seu filho online. Mesmo que o cyberbully seja anônimo, você ainda pode impedir que o usuário entre em contato com seu filho em aplicativos usando recursos de segurança no aplicativo. Se seus filhos usam o Reddit ou outras plataformas não monitoradas, certifique-se de entender os riscos de segurança também.

Depois que o conteúdo for salvo ou gravado como evidência (se necessário), considere a possibilidade de excluir informações prejudiciais dos aplicativos e dispositivos do seu filho. Se o cyberbully for um colega de classe, você pode denunciar os comportamentos à escola depois de bloqueá-los. Esta etapa é discutida em mais detalhes abaixo.

4. Defina as configurações de privacidade e controles dos pais corretamente

Além de bloquear um agressor, você também pode dar uma olhada crítica nas configurações de privacidade das contas online de seu filho. Essas configurações, junto com o controle dos pais e o software de segurança da família, podem aumentar a privacidade e a segurança online de seu filho.

Nossa equipe tem muitos recursos que explicam como definir configurações de privacidade mais rígidas em dispositivos e mídias sociais. Para dar alguns exemplos:

  • Altere suas configurações de privacidade no Instagram
  • Altere suas configurações de privacidade no Snapchat
  • Altere suas configurações de privacidade no YouTube
  • Altere suas configurações de privacidade no WhatsApp

Ao lado dessas configurações de privacidade, você também pode usar um software de controle dos pais. A maneira como você usa o controle dos pais depende da idade do seu filho. Os adolescentes podem ficar bem com uma verificação periódica que não precisa de nenhum software adicional. Se você deseja definir alguns controles parentais mais rígidos e ficar de olho no que seu filho está fazendo online, um aplicativo de segurança familiar pode ser útil.

O software de controle dos pais, como o aplicativo Bark, pode ajudá-lo a bloquear sites, filtrar conteúdo e monitorar todas as atividades on-line de seus filhos mais novos para garantir que os agressores não entrem em contato. Esta pode ser uma boa solução para crianças menores e adolescentes, especialmente.

Independentemente de quais medidas de segurança e privacidade você tome, elas não devem ser vistas como punição. Certifique-se de que seu filho sabe que eles estão ali como uma forma de proporcionar um ambiente onde se sinta seguro. Além disso, seja honesto com seu filho: diga a ele exatamente o que você pode ver sobre o comportamento dele na Internet. Certifique-se de que eles se sintam protegidos, em vez de espionados.

5. Ajude seu filho a encontrar amigos que o apoiem

Estatísticas de cyberbullying mostram que mais da metade (57%) dos eventos de bullying pararam assim que um colega interveio. Os valentões costumam ser dissuadidos quando um grupo de amigos se reúne em torno do alvo. Os amigos também podem ajudar a registrar evidências, relatar mau comportamento e fazer a vítima se sentir menos isolada.

Para chegar a esse estágio, seu filho terá que sentir que pode confiar em seus amigos e ter a possibilidade de contatar seus pares. Dependendo da idade do seu filho, você pode ajudá-lo ativamente entrando em contato com os pais de seus amigos e organizando atividades divertidas, ou passivamente encorajando seu filho a iniciar o contato e falar abertamente sobre suas amizades.

6. Ensine a seu filho algumas maneiras de controlar o estresse

Ser vítima de bullying online pode ser extremamente estressante. Incentive seu filho menor ou adolescente a reservar tempo para as coisas de que gosta, como sair com amigos que o apoiam, ir a um parque, andar de bicicleta, praticar ioga ou praticar esportes. Essas atividades liberam endorfinas, aumentam a autoestima, reduzem o risco de depressão e lembram as crianças de que a vida é mais do que aquilo que acontece online.

7. Denuncie atividades de cyberbullying

Dependendo da gravidade da situação, pode ser necessário relatá-la. Existem várias autoridades diferentes que precisam saber sobre o cyberbullying, dependendo de onde o bullying ocorreu e de quem é o agressor (um colega de classe ou um estranho online).

Você pode ter que denunciar o bullying online a uma das seguintes autoridades:

  • Escola do seu filho: se seu filho está sendo intimidado por colegas de classe conhecidos, denuncie à escola dele. Dessa forma, eles podem ajudar a resolver o problema e fornecer suporte. O diretor de TI pode definir configurações extras de segurança em dispositivos escolares. Os administradores da escola podem explicar as consequências do bullying na escola. Se os professores não tiverem certeza sobre quais etapas tomar com os alunos, programas como o PTA Connected podem ajudar pais e professores a se conectarem à segurança digital por meio de discussões, recursos e ferramentas.
  • Outros pais: Se você sabe quem é o agressor, você pode trabalhar junto com outros pais para criar um plano de resolução e verificar um com o outro para ver como as coisas estão progredindo.
  • Aplicativo de mídia social: seja o cyberbullying conhecido ou totalmente anônimo, os pais e adolescentes podem denunciar o usuário usando recursos no aplicativo em qualquer site de mídia social ou aplicativo onde o bullying online tenha ocorrido. Por exemplo, os novos recursos do modo de segurança do Twitter permitem que os usuários relatem conteúdo prejudicial. O Twitter investigará a situação e possivelmente bloqueará o usuário. O Cyberbullying Research Center fez a curadoria de uma lista de redes de jogos online, empresas de mídia social e outros sites com opções para denunciar comportamentos prejudiciais.
  • Polícia: se houver uma ameaça à segurança pessoal do seu filho, você deve entrar em contato com a polícia. Se você estiver nos EUA, poderá encontrar facilmente os escritórios locais de aplicação da lei online.

O que fazer se seu filho estiver praticando cyberbullying

Se você descobrir que seu filho está praticando cyberbullying com outras pessoas, você precisa responder com calma e rapidez. Uma resposta focada e rápida reduzirá mais danos ao alvo e ao seu filho. Veja como você deve responder se seu filho for um cyberbully:

Infographic on How to deal with your child cyberbullying others

1. Mantenha a calma

Tente não julgar seu filho. Se eles se sentirem julgados com severidade, podem atacar ou ser menos úteis para resolver os problemas. Certifique-se de que está no estado de espírito correto antes de conversar com seu filho. É melhor levar um minuto para se acalmar do que entrar em uma conversa acalorada e improdutiva. O objetivo da conversa deve ser criar entendimento e encontrar uma solução juntos.

2. Investigue a situação

Dê ao seu filho ou adolescente a chance de abordar o problema com você. Tente entender da perspectiva deles. Talvez eles tenham sido prejudicados por outra pessoa ou estejam se sentindo estressados, por isso projetam sua raiva e medo nos outros. Eles podem estar lidando com a pressão dos colegas ou não entendem as dicas sociais quando o suficiente é o suficiente. Se você entender a causa raiz, terá mais sorte em controlar os comportamentos de intimidação.

Você pode investigar mais a situação fazendo perguntas como:

  • O que causou o cyberbullying?
  • Há quanto tempo isso está acontecendo?
  • Quem está sendo intimidado e quem mais está sendo intimidado?
  • O que foi feito com a vítima e você pode me mostrar o conteúdo?

É provável que você não receba respostas diretas no início, ou nenhuma resposta. Nesse caso, você precisará pensar em quem são seus amigos, o que os incomoda ou quais eventos estressantes aconteceram recentemente. Isso pode fornecer contexto para os comportamentos de cyberbullying.

3. Pare o bullying online

O modo como você interrompe o bullying será diferente, dependendo do grau do cyberbullying, de quem foi vítima de bullying e da adequação das consequências à idade. Existem quatro etapas principais a serem seguidas para impedir o cyberbullying de seu filho:

  1. Converse com seu filho sobre o cyberbullying. Explique que eles não são necessariamente agressores, mas que seu comportamento é problemático. Eles podem mudar suas ações e fazer escolhas melhores no futuro. Mostre-lhes exemplos das consequências do cyberbullying. Você pode pesquisar notícias no Google ou falar sobre uma experiência pessoal. Isso também pode cultivar empatia, que discutiremos com mais detalhes posteriormente.
  2. Defina configurações e controles de privacidade mais rígidos nos dispositivos. Certifique-se de estar ciente do que seu filho está fazendo online, para que você possa ter certeza de que o bullying pare. Você pode fazer isso anotando as senhas de seus filhos e verificando regularmente suas contas ou instalando um aplicativo de segurança familiar para rastrear as atividades de crianças ou adolescentes. Infelizmente, as crianças costumam ser mais experientes em tecnologia do que os pais e podem desativar as configurações rapidamente. O software de controle dos pais pode ser mais eficaz em manter sua atividade monitorada.
  3. Decida as consequências. Determine quais consequências são apropriadas para a gravidade de seus comportamentos. Isso pode envolver a retirada de dispositivos ou a proibição de acesso a determinados aplicativos. Assim que seu filho provar que pode voltar a ter um comportamento respeitoso, você pode revisitar este tópico.
  4. Relate isso. Se o bullying envolver um colega de classe, você precisará denunciá-lo à escola para que os comportamentos possam ser monitorados e interrompidos aí também. Além disso, denuncie e exclua todas as mensagens, fotos e postagens que possam ser consideradas intimidação virtual em qualquer site de mídia social, rede de jogos ou aplicativo. Dessa forma, as próprias empresas podem responder de acordo com suas políticas. A denúncia protege outras crianças de serem intimidadas e mostra a seu filho que todos, incluindo seus sites favoritos como o Instagram, levam esses assuntos muito a sério.
  5. Continue a monitorar a atividade e o check-in. Cada criança é diferente. Se você puder abordar as causas raízes do bullying, é possível que o comportamento pare completamente. Em casos mais difíceis, outras ações podem ser necessárias. Você pode considerar aumentar as restrições ao uso do dispositivo ou pedir ajuda de profissionais como terapeutas, administradores escolares ou defensores do anti-bullying.

4. Trabalhe para cultivar mais empatia e evitar mais danos

Crianças cometem erros. Ainda assim, seu filho deve entender o quão sério é o bullying. Restringir atividades online ou acesso a sites de mídia social nem sempre interrompe o comportamento. Às vezes, as crianças precisam descobrir as coisas por si mesmas. Uma ótima maneira de fazer isso é colocá-los em uma nova situação que cultive empatia e desafie suas crenças ou comportamentos. Aqui estão algumas dicas para incentivar mais empatia em seu filho:

  • Mostre-lhes exemplos de como o cyberbullying prejudicou as pessoas. Como mencionado antes, as notícias podem ajudar. O The New York Times tem uma seção inteira dedicada a histórias de cyberbullying.
  • Coloque seu filho ou adolescente em novas situações que possam ajudá-lo a criar mais empatia. Podem ser projetos de serviço comunitário, viagens missionárias, oportunidades de voluntariado ou outras atividades que mostrem perspectivas únicas. Isso fomentará a ideia de que todos têm suas próprias bagagens e lutas.
  • Contrate um terapeuta familiar ou infantil que possa fornecer uma perspectiva externa profissional sobre os comportamentos de cyberbullying de seu filho.

Como os pais podem ajudar a prevenir o cyberbullying

Freqüentemente, no momento em que um pai descobre que seu filho está sendo vítima de cyberbullying, o dano já está feito. A melhor maneira de manter seu filho seguro on-line é tomar medidas para prevenir o cyberbullying antes que ele aconteça:

Infographic showing ways to prevent cyberbullying from happening

1. Ajude seu filho a construir resiliência online e offline

Todos encontrarão comportamentos rudes ou prejudiciais ao longo da vida. Se seu filho não se magoa com os comentários, porque conhece o próprio valor, os valentões terão muita dificuldade em tentar intimidá-lo. É por isso que é importante construir resiliência. Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode encorajar isso:

  • Dê um exemplo positivo. Se você estiver recebendo um comentário negativo, mostre a seu filho como você o ignora, dirija-se a ele com respeito e converse com alguém que o apóia sobre como você se sentiu. Mostre a seu filho que coisas rudes que as pessoas dizem ou fazem podem deixá-lo triste, mas não desvalorizam quem você é. Além disso, seja vulnerável. Admita quando você cometer um erro e mostre como você assume a responsabilidade em vez de se esconder.
  • Encontre personagens relacionáveis de filmes ou livros. Especialmente para as crianças mais novas, a ficção mostra como lidar com uma variedade de problemas. Você pode usar as histórias favoritas de seu filho para mostrar como os protagonistas superam obstáculos dolorosos.
  • Ajude-os a criar um mantra positivo sobre si mesmos e diga-o juntos todos os dias no espelho do banheiro: Você pode escolher algo como: “Eu sou forte. Sou gentil. Sou inteligente e defendo os outros!”
  • Pratique ioga ou meditação juntos. Essas habilidades podem ajudar a reduzir a ansiedade e, ao mesmo tempo, aumentar a auto-estima e a resiliência de seu filho.

2. Mostre a eles exemplos do mundo real de cyberbullying

Criar empatia pode ajudar alguém que intimida outras pessoas a mudar seu comportamento, mas também pode impedir esse comportamento. O cyberbullying ou o assédio online são frequentemente mencionados nas notícias. Da próxima vez que você ver ou ouvir uma história como essa, aproveite-a como uma oportunidade para falar sobre as consequências do cyberbullying com seu filho.

3. Fique em contato e envolva-se em suas atividades online

A comunicação é fundamental. Converse regularmente com seu filho sobre o que está acontecendo em sua vida. Você pode perguntar quais aplicativos eles usam online, com quem falam e com quem jogam. Você pode até tentar jogar seu jogo favorito com eles, para ter um vislumbre do hobby do seu filho e se familiarizar com o modo como ele funciona.

Se você se interessar pelas atividades deles sem fazer julgamentos, seu filho provavelmente se sentirá confortável e seguro o suficiente para falar com você sobre quaisquer problemas. Se uma situação na escola ou em casa os colocar em risco de sofrer bullying ou se tornar um agressor online, eles podem compartilhar suas preocupações com você, permitindo que você os encaminhe na direção certa.

Cyberbullying: como você pode ajudar seu filho?

O cyberbullying é uma experiência complicada e frustrante para todos os envolvidos. Novas tecnologias surgem todos os dias e crianças e adolescentes estão passando mais tempo online do que nunca, tornando difícil mantê-los atualizados. É por isso que criamos nosso guia para pais de prevenção de cyberbullying com dicas e etapas práticas para ajudar os pais a prevenir ou responder ao cyberbullying. Um passo de cada vez, as famílias podem tornar a Internet um lugar mais seguro e inclusivo para todos.

Para linhas de ajuda ou informações sobre onde denunciar comportamentos de bullying, visite estes recursos anti-bullying:

Para saber mais sobre como você pode manter seu filho seguro online, leia nosso guia definitivo sobre segurança online para crianças!

Cyberbullying: perguntas frequentes

Você tem mais perguntas sobre o cyberbullying? Leia nossa seção de perguntas frequentes para saber mais sobre o bullying online.

As causas do cyberbullying são diferentes para cada pessoa. Alguns agressores são vítimas de ofensas e usam o cyberbullying como forma de estabelecer poder ou controle. Para outros, é o resultado da pressão dos colegas ou da incapacidade de ler dicas sociais que mostram quando o suficiente já é o suficiente.

Os efeitos do cyberbullying podem ser duradouros e resultar em estresse físico, emocional e psicológico, incluindo:

  • um declínio nas notas
  • doença física, como dores de cabeça
  • mudanças de humor como ansiedade ou depressão
  • comendo mais ou menos do que o normal
  • mudanças nos padrões de sono

É importante parar o bullying online assim que você perceber e pedir ajuda a um amigo ou adulto de confiança.

O Cyberbullying Research Center define o cyberbullying como “dano intencional e repetido infligido por meio do uso de computadores, telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos”. Muitas vezes leva à humilhação do alvo e pode ter consequências duradouras.

Todos os cinquenta estados dos EUA têm leis que tratam do bullying online, dependendo do tipo de comportamento. Isso não significa que você deve ir à polícia a cada caso de cyberbullying que encontrar. Se você acha que seu filho está sofrendo intimidação virtual ou se envolve em um comportamento de intimidação virtual, o primeiro passo é conversar com ele com calma. Saiba mais sobre a situação antes de envolver a aplicação da lei.

Pais e filhos podem tomar medidas para impedir o cyberbullying e prevenir mais danos.

  1. Fale sobre isso. Se você estiver enfrentando bullying online, conte a um amigo ou adulto em quem você confia.
  2. Proteja seus dispositivos. Bloqueie os contatos necessários, exclua aplicativos e configure recursos de segurança.
  3. Denuncie o cyberbullying usando recursos do aplicativo. Se o agressor for um colega de classe, denuncie também à escola. Se o cyberbullying envolver uma ameaça à segurança pessoal, ele deve ser relatado às autoridades policiais.
  4. De um tempo. Considere fazer uma pausa nos sites de mídia social ou encontre outras maneiras de controlar o estresse.
International security coordinator
Marko has a Bachelor's degree in Computer and Information Sciences. He coordinates and manages VPNOverview.com's team of international VPN researchers and writers.