Protegendo crianças no Minecraft: o Minecraft é seguro para crianças?

Kid playing Minecraft on a computer with the Minecraft logo being displayed in the game
Clique aqui para uma explicação rápida!
Resumo: como proteger seus filhos no Minecraft

Minecraft é um videogame divertido que pode ter um efeito positivo no seu filho. Mas não é totalmente seguro, especialmente se seu filho estiver jogando Minecraft no modo multijogador.

Sempre que as crianças se conectam a um servidor para brincar com outras pessoas, o IP da sua casa fica visível para os proprietários desse servidor. Sem falar que a paixão pelo Minecraft pode levar seu filho a outros lugares na internet, como Discord ou Reddit. É por isso que você precisa:

  1. Educar seu filho sobre os perigos online.
  2. Baixar o Minecraft de uma fonte oficial.
  3. Monitorar a atividade online de seu filho.
  4. De vez em quando, jogar Minecraft com seu filho.
  5. Usar uma VPN, como NordVPN.
  6. Usar um servidor adequado para crianças.
  7. Bloquear ou denunciar jogadores perigosos.

Se você quiser saber mais sobre os perigos do Minecraft e como manter seu filho seguro enquanto ele está jogando, continue lendo nosso artigo abaixo.

Minecraft é um hobby extremamente popular para crianças e é um dos jogos mais populares do mundo, desde que foi lançado há dez anos. A profundidade do jogo permite aos jogadores criar seu próprio mundo, reunir recursos e criar novos itens. Mas o Minecraft é seguro para crianças?

Como eles podem jogar no modo single e multiplayer, é importante manter seu filho seguro online enquanto joga Minecraft. As interações multijogador, em particular, podem ser prejudiciais não apenas para seu filho, mas também para a segurança cibernética de sua família.

O que é Minecraft?

Minecraft é um videogame de aventura em sandbox com um design em bloco para crianças criado por Mojang. Pense em blocos coloridos, mas em um videogame e com personagens que se movem.

Um sandbox é um jogo que oferece aos jogadores uma paisagem criativa sem objetivos ou missões a cumprir. Isso fornece aos usuários um jogo com possibilidades infinitas. As crianças aprendem a jogar explorando, experimentando recursos, lendo livros ou blogs e assistindo a vídeos no YouTube.

Embora você possa jogar sozinho, é melhor desfrutá-lo com os amigos. O trabalho em equipe torna muitos aspectos do Minecraft mais fáceis e divertidos, como coletar itens de artesanato, construir estruturas e lutar contra zumbis.

Como tal, os usuários costumam ingressar em “servidores”. Os servidores permitem que os usuários joguem com outras pessoas online ou por meio de uma rede local (LAN). Cada servidor é um mundo multijogador independente, geralmente com os proprietários do servidor definindo as regras e o estilo de jogo do mundo. Observe que a maioria dos servidores não é propriedade da Mojang ou do Minecraft; qualquer pessoa pode criar um servidor, por isso é importante examiná-los antes de permitir que crianças participem.

Restrições de idade do Minecraft: Melhor para crianças com mais de 10 anos

Circle with Age 10+

O Entertaining Software Rating Board (ESRB) classifica o Minecraft como para maiores de 10 anos devido à violência fantasiosa. Observe, no entanto, que o Minecraft exige que todas as crianças menores de 13 anos tenham a aprovação dos pais antes de jogar.

Dito isso, o jogo pode ser apropriado para crianças na escola primária também, por causa de seus gráficos em blocos e natureza fácil de aprender. Se você permitir que seus filhos mais novos brinquem, você vai querer:

  • Usar seu endereço de e-mail e conhecer os detalhes de login.
  • Permitir apenas um jogador, o modo servidor privado.
  • Fazer com que seu filho brinque na mesma sala que um adulto responsável em caso de problemas.

Versões de Minecraft para diferentes consoles

Existem 4 versões de Minecraft:

  1. Java Edition (Windows, Mac e Linux)
  2. Bedrock Edition (Windows, Mac e Linux)
  3. Pocket Edition (Celular)
  4. X-box

As diferenças entre Java Edition e Bedrock Edition são mínimas, mas essas duas edições não são compatíveis entre si. Portanto, antes de comprar este jogo para seu filho, certifique-se de saber quais versões do Minecraft eles querem, pois seus amigos provavelmente estão usando um ou outro. A maioria das pessoas joga Java, mas não custa perguntar o que seus amigos têm antes de gastar US $ 20 no jogo.

Modos de jogo do Minecraft: aventura, criativo e sobrevivência

O jogo tem três estilos de jogo disponíveis: Aventura, Criativo e Sobrevivência.

O modo Criativo tem muito pouca violência. É tudo uma questão de criatividade, como construir casas ou itens de artesanato. Este modo de jogo é mais relaxado e descontraído, ideal para crianças que querem apenas explorar o mundo, testar a mecânica do jogo ou construir e fabricar sem interrupção. Observe, no entanto, que o modo criativo dá aos jogadores acesso a “TNT”, que funciona como uma bomba no jogo.

O modo Aventura funciona como um RPG (pense em Genshin Impact ou Final Fantasy XV). Este modo de jogo tem alguma violência e se concentra menos no aspecto de construção do jogo. Ao contrário do modo criativo, os jogadores não podem fazer mudanças no mundo em que estão.

Sobrevivência é o modo de jogo com maior possibilidade de violência. Como no modo de aventura, as crianças podem optar por um estilo de jogo de RPG, mas também podem fazer edições no mundo. Além disso, o modo Sobrevivência tem diferentes “níveis de dificuldade”, que afetam a aparência de criaturas que prejudicam os personagens no jogo (chamados de “mobs spawn”).

  • Dificuldade pacífica: Sem mobs spawn
  • Dificuldade normal: quantidade normal de mobs spawn (geralmente em áreas escuras)
  • Dificuldade Difícil: mobs são mais difíceis de matar e mais deles também surgem

Minecraft é seguro para crianças?

Comparado a outros videogames famosos, o Minecraft tem um ambiente de jogo muito saudável; a comunidade não é tóxica em sua maior parte. Na maioria dos casos, na verdade, incentiva a colaboração e o desenvolvimento de habilidades cognitivas.

No entanto, como em todos os jogos, há exceções a serem observadas.

Violência no Minecraft

Embora o Minecraft tenha apenas violência moderada, o jogo ainda pode ser inseguro para crianças mais novas. Os gráficos em blocos do jogo tornam a violência irreal, ao contrário de outros videogames. No entanto, é claro que ainda depende de você se acha que alguns modos de jogo são inadequados para seus filhos.

Lutar contra monstros requer armas, como uma espada ou um arco e flecha. Quando um monstro é derrotado, ele desaparece em uma nuvem de fumaça, potencialmente deixando materiais úteis que podem ser usados na fabricação. Ao atacar esses monstros, seu número de “corações” é reduzido para mostrar que eles sofreram danos. O jogo não apresenta sangue ou danos corporais.

Se o jogador “morrer”, eles reaparecem (também chamados de “respawn”) no mesmo local em que começaram quando entraram no jogo. Eles também podem renascer em sua cama se tiverem uma e se dormiram recentemente em uma.

Cyberbullying e conteúdo impróprio

Mojang, a empresa por trás do Minecraft, não monitora todas as interações online. Embora alguns servidores tenham seus próprios moderadores, não é uma garantia de que todos os servidores terão. Isso significa que as comunicações dos jogadores com seu filho online podem não ser monitoradas e, portanto, ser inadequadas e prejudiciais.

Além disso, a competição inerente às interações jogador-contra-jogador (PVP) pode deixar os jogadores irritados. Sem a supervisão adequada, a competição saudável pode se transformar em cyberbullying ou dizer coisas inadequadas uns aos outros por meio do bate-papo.

Servidores enormes também podem ser um problema. Servidores com um grande número de jogadores são mais difíceis de moderar, e a associação nem sempre é examinada minuciosamente. Há uma chance de seus filhos acabarem jogando com alguém significativamente mais velho do que eles ou com jogadores problemáticos que violam as regras repetidamente.

As ameaças à sua privacidade no Minecraft

Censored eye on laptop screen

Sempre que seu filho se conectar a um servidor para jogar no modo multijogador, seu endereço IP ficará visível para o proprietário do servidor. Isso ameaça a privacidade do seu filho – e a sua -, por isso é crucial que você tome medidas para manter seu anonimato online.

As interações online com outras pessoas vão além dos servidores feitos por jogadores. Você deve imaginar os servidores deste jogo como comunidades – pessoas que trabalham juntas para criar um lindo mundo virtual. O único problema é que a comunicação não acontece apenas na plataforma.

A maioria dos servidores do Minecraft também possui um servidor Discord, e a paixão pelo Minecraft pode levar seu filho a lugares como fóruns não moderados ou Reddit. Além disso, existem sites de terceiros que oferecem modos de jogos, que prometem aprimorar a experiência do seu filho no jogo.

Sem as medidas de segurança corretas, toda essa atividade online pode deixá-los vulneráveis a vazamentos de dados, tentativas de phishing e outras formas de crime cibernético.

Os vídeos Minecraft no YouTube são seguros?

YouTube Video Recommendations

Os Youtubers do Minecraft são uma grande parte do que atrai as crianças para o Minecraft. Suas explicações divertidas de como montar certas criações, seus hacks de jogos e suas personalidades contagiosas ajudam a tornar o Minecraft uma comunidade em vez de apenas um jogo.

Embora existam muitos YouTubers adequados para crianças, também existem muitos canais não adequados para crianças, por isso tome cuidado. Recomendamos que os pais leiam as avaliações e assistam a alguns vídeos antes de permitir que seus filhos assistam a um YouTuber do Minecraft.

Alguns dos YouTubers do Minecraft mais populares para crianças incluem:

  • DanTDM
  • stampylonghead
  • paulsoaresjr
  • iHasCupquake

Como manter seu filho seguro no Minecraft

Sua prioridade número um ao tentar garantir um jogo online seguro deve ser comunicar-se de forma aberta e clara com seu filho. Você quer ter certeza de que eles se sentem seguros e incentivados a se comunicar. O cyberbullying é um problema real, mesmo que não seja extremamente prevalente no Minecraft. Você quer que seus filhos se sintam à vontade para contar a você experiências desagradáveis, para que possam encontrar soluções juntos.

1. Eduque seus filhos sobre os perigos online

parent talking to kid on couch

Ter informações sobre o crime cibernético é uma das melhores maneiras de evitá-lo. Você deve educar seus filhos sobre privacidade e crimes cibernéticos, e não clicar no primeiro link que eles veem em um fórum. Certifique-se de que eles não se envolvam com a pirataria e mostre como ter uma vida digital saudável por meio do exemplo.

Se você não tiver certeza sobre como fazer isso, publicamos artigos sobre isso regularmente. Bons lugares para começar são nossas postagens sobre navegação segura, autenticação de dois fatores e senhas seguras. Em geral, você deseja conversar com seus filhos sobre o seguinte.

  • Nunca forneça informações pessoais. Até mesmo fornecer apenas um nome e sobrenome a outros jogadores ou moderadores pode fornecer aos predadores online informações suficientes para causar danos. Esta é uma das razões pelas quais você deve sempre usar um gametag exclusivo para seu filho. Nunca use o nome ou a idade do seu filho no gametag. Isso fornece muitas informações privadas para estranhos online. Em vez disso, use algo criativo e divertido. Por exemplo, CraftingSurfer007, MineCrafter8812, LuvCrafting1844.
  • Comunique qualquer assédio ou intimidação aos moderadores e pais. Nunca é normal alguém assediar ou intimidar outra pessoa, mesmo online. Deixe seus filhos saberem que eles sempre podem vir até você se se sentirem inseguros ou intimidados.
  • Tenha cuidado com links e downloads. Ensine seu filho sobre os perigos de clicar em links e downloads de fontes desconhecidas. É uma boa prática permitir que um adulto de confiança analise qualquer conteúdo antes de clicar, seja no bate-papo, blogs ou vídeos.

2. Baixe o Minecraft da fonte oficial

Laptop Download

Minecraft é um videogame extremamente popular. Isso também o torna facilmente disponível gratuitamente online, de sites de torrent a plataformas como o TLauncher. Embora usar o TLauncher ou navegar em sites de torrent não seja ilegal, baixar o Minecraft gratuitamente é ilegal. É pirataria.

Se você quiser garantir que seu filho fique longe de sites de pirataria, certifique-se de comprar e baixar o Minecraft de seus desenvolvedores oficiais.

3. Monitore a atividade de seu filho no Minecraft

Todo mundo merece privacidade, e isso inclui as crianças. Mas isso não significa que você não deva ser capaz de verificar suas atividades do Minecraft de vez em quando. É uma das maneiras mais seguras de garantir que eles estão aproveitando o Minecraft sem serem expostos a nenhum perigo online.

Certifique-se de que os downloads de software passem por você primeiro

Minecraft tem uma enorme comunidade de desenvolvedores independentes que criam modificações e aprimoramentos no jogo, também chamados de “mods”.

Esses mods podem mudar coisas como o número de missões no jogo, os efeitos visuais ou até mesmo todo o contorno do cenário. Eles são uma parte fundamental do Minecraft, mas você deve se certificar de que seu filho só baixe mods de sites confiáveis, como o Cursed Forge.

Use aplicativos de controle dos pais no dispositivo

Os aplicativos de controle dos pais podem monitorar o tempo que seus filhos passam em programas específicos e até mesmo restringir o acesso a eles. Apenas certifique-se de não confiar muito neles quando seus filhos crescerem; a necessidade de independência e privacidade irá se desenvolver com a idade, e é importante que eles se sintam compreendidos nisso.

Com as atualizações mais recentes do Minecraft, é necessário ter uma conta do Xbox Live para jogar em qualquer servidor do Minecraft. Do Minecraft Earth (PC) ou Minecraft Pocket Edition (Mobile), o Xbox Live oferece a capacidade de controlar coisas como limites de tempo de jogo e bate-papo.

Para alterar os controles dos pais do Minecraft no Xbox Live, conclua estas etapas:

  1. Faça login com sua conta dos pais em http://account.xbox.com/.
  2. Role até o menu na parte superior e clique em Meu perfil.
  3. Na página de perfil, clique em Configurações de privacidade.
  4. Clique no nome ou na imagem do Gamertag Microsoft do seu filho.
  5. Atualize as várias configurações de privacidade conforme necessário.

Use filtros de bate-papo para manter as conversas adequadas

Se você permitir que seu filho converse com outras pessoas, você pode usar o filtro de bate-papo para filtrar palavras inadequadas. Para acessar o filtro de bate-papo:

  1. Clique com o botão direito na cabeça do personagem do jogador do seu filho.
  2. Clique em “Configurações e visibilidade”.
  3. Clique em “Configurações de bate-papo”.
  4. Atualize o “Nível de profanação pública” com base em suas preferências.

Jogue Minecraft com seus filhos

Você já pensou em jogar videogame com seus filhos? Estudos recentes mostram que é uma ótima maneira de se conectar com eles. Além disso, se vocês estiverem jogando juntos no mesmo servidor ou escolhendo mods para baixar juntos, é mais fácil garantir que eles fiquem seguros.

Sabemos que isso pode parecer estranho para pessoas que nunca jogaram videogame antes e, definitivamente, não é um pré-requisito para garantir que eles estejam seguros no Minecraft. Na verdade, eles provavelmente vão querer jogar sozinhos ou com os amigos, então vocês não estarão jogando juntos todos os dias.

Mas se você tentar, verá que o Minecraft é um jogo muito divertido. Achamos que você vai cortar árvores e construir casas em pouco tempo.

Use uma VPN para ajudar a proteger seu filho quando jogar Minecraft

VPN shield

Uma VPN (Rede Virtual Privada) mudará seu endereço IP ao rotear sua conexão por meio de servidores diferentes. Além disso, ele protegerá sua conexão com criptografia aprimorada, bem como adicionará camadas de segurança extras à sua conexão (como um botão de interrupção).

As VPNs criptografam sua conexão de maneira confiável, não mantêm registros da atividade online do seu filho e fornecem velocidades de conexão rápidas para que não haja interferência na qualidade do jogo.

Tecnicamente, é contra os termos de serviço da Mojang os jogadores usarem uma VPN com o Minecraft. A Mojang possui rastreadores para bloquear VPNs devido a restrições geográficas. Isso significa que você nunca deve se conectar a um servidor distante e, em vez disso, conectar-se ao mais próximo de você.

Se você escolher uma das VPNs de primeira linha em nossa lista, não terá que se preocupar muito com esses rastreadores. VPNs como NordVPN têm recursos e servidores especiais que podem contornar os rastreadores de Mojang, para que você possa manter seu filho seguro enquanto ele também desfruta de seu jogo favorito.

Qualquer uma de nossas principais recomendações de VPN funcionará bem para jogar Minecraft, mas a VPN que recomendamos para jogos é NordVPN. NordVPN tem servidores específicos para videogames online, e eles oferecem proteção DDoS para seus usuários. No momento, não recomendamos VPNs gratuitas para jogar Minecraft.

NordVPN
Promoção:
Apenas $3.30 por mês para uma assinatura de 2 anos mais 3 meses grátis
De
$3.30
9.3
  • Proteção excelente e uma grande rede de servidores
  • Aplicativo bonito e agradável
  • Não mantém registros
Visite NordVPN

Uma VPN pode se desconectar quando seu filho desliga o dispositivo depois de jogar. É por isso que é importante mostrar a eles este guia passo a passo sobre como abrir o aplicativo VPN e se conectar a um servidor. Ensine-os a fazer isso sempre que abrirem o Minecraft, e sua conexão ficará segura.

Como alternativa, algumas VPNs têm a opção de “conectar-se automaticamente” quando o computador é ligado, portanto, certifique-se de marcar se não quiser que seu filho use a VPN toda vez que quiserem jogar Minecraft.

Visite NordVPN

4. Servidores Minecraft adequados para crianças

Converse com seus filhos sobre os servidores aos quais eles ingressam. Há muitos servidores multijogador apropriados para crianças para elas entrarem, então você deve garantir que eles gostem apenas deles.

  • Escolha um servidor de um jogador ou um servidor multijogador privado. Quando seu filho jogar Minecraft em seu computador, tablet ou telefone, escolha um único jogador ou servidor multijogador privado para garantir que eles estejam seguros e, ao mesmo tempo, permitir que eles aproveitem a diversão do Minecraft.
  • Escolha um servidor multijogador monitorado. Se você decidir permitir que seu filho use um servidor multijogador, escolha um apropriado para a idade com moderação. Parceiros terceirizados oferecem esses servidores que fornecem um “par de olhos” adicional para ajudar a manter comentários inadequados, links, etc. fora do servidor.

Abaixo estão alguns servidores adequados para crianças, para começar. Mas sempre pesquise qualquer comunidade on-line do Minecraft para garantir que seja uma boa opção para o seu filho.

  • Autcraft: este servidor foi criado para crianças com autismo e suas famílias. Ele oferece aos pais uma paz de espírito extra e não tem bate-papo por voz.
  • Blocklandia: O servidor Blocklandia é ótimo para novos jogadores com tours guiados e mods pacíficos (sem criaturas hostis geradas por computador).
  • CrazyPig: Se seus filhos precisam de uma variedade de jogos e atividades para mantê-los interessados, CrazyPig pode ser uma ótima opção. Tem uma variedade de mundos, incluindo minijogo, mundo criativo e vários níveis de mundos de sobrevivência para manter as crianças envolvidas.
  • Cubeville: Cubeville tem um recurso de proteção de terreno e tórax que permite que as crianças reivindiquem uma seção do mapa do servidor e até mesmo solicitem que suas construções sejam listadas como um marco. Além disso, muitos moderadores no servidor Cubeville são pais das próprias crianças brincando.
  • Famcraft: Famcraft é conhecido por seus moderadores acolhedores que orientam as crianças através do servidor, bem como seus clãs que permitem que os jogadores trabalhem com projetos em grupo.
  • Intercraften: Este servidor é outro ótimo para crianças que gostam de variedade. Desde a grande variedade de mundos e carreiras para escolher até os minijogos e a capacidade de ganhar moedas, os jogadores no servidor Intercraften com certeza nunca ficarão entediados.
  • Kid Club: o servidor do Kid Club é administrado por moderadores de apoio com experiência em ciência da computação, desenvolvimento de jogos e design. As crianças podem trabalhar juntas para completar desafios de construção, jogar minijogos ou sobreviver.
  • Minesquish: O servidor Minesquish tem várias palavras familiares para as crianças explorarem e incorporarem.
  • Sandlot: O lobby inspirado em Harry Potter deste servidor e o mundo vagamente inspirado em Jogos Vorazes capturam a imaginação dos jogadores.
  • Ohanacraft: O servidor Ohanacraft é conhecido por seu compromisso em apoiar todos os jogadores. Na verdade, seu lema é “Não deixe nenhum jogador para trás”.

5. Denunciando assédio e intimidação virtual no Minecraft

Infelizmente, o jogo não tem atualmente uma forma oficial de denunciar assédio, intimidação virtual e outras ofensas. No entanto, muitos servidores possuem recursos de relatório. Portanto, é importante revisar completamente os recursos de relatório de qualquer servidor potencial antes de ingressar.

Além disso, a idade média dos jogadores deve ser considerada, uma vez que uma faixa etária madura aumentaria a probabilidade de seu filho ouvir linguagem ofensiva ou comentários rudes.

Como mencionado anteriormente, existem alguns recursos de controle dos pais integrados com o Minecraft vinculado a uma conta do Xbox Live (reproduzível no Xbox e em computadores) que permitem desativar ou filtrar o recurso de bate-papo.

Você também pode impedir que jogadores específicos se comuniquem com seus filhos quando estão jogando. Abaixo estão as etapas para silenciar jogadores no jogo:

  1. Navegue até as configurações do jogo
  2. No menu Cheats, ative “Cheats” e clique em “Continue”.
  3. Navegue até Cheats e habilite “Edição Educação”. Isso adicionará vários recursos adicionais, incluindo a capacidade de silenciar os usuários.
  4. No Minecraft World escolhido, use a caixa de comando para digitar o comando mudo como este: “/habilidade [nome do jogador] mudo verdadeiro” e pressione “Enter”.

Como o nome indica, o comando “habilidade” define a habilidade de um jogador. Ao usá-lo na caixa de comando, você será solicitado a escolher o tipo apropriado de jogador. As opções incluem o jogador mais próximo, um jogador aleatório, todos os jogadores, todas as entidades ou até você mesmo.

Para bloquear um jogador específico, você precisará digitar seu gametag. Depois de inserir o gametag, a caixa de comando exigirá que você escolha um de dois argumentos: Verdadeiro ou Falso. Basta clicar em “Verdadeiro” e pronto.

Glossário do Minecraft: o que seus filhos estão falando

Logo of Minecraft

Não consegue entender o que seus filhos estão falando com os amigos? Os videogames criam comunidades únicas, que então criam abreviações e gírias exclusivas. Esses termos podem ser confusos para as pessoas que não jogam Minecraft, mas com certeza ajudam a facilitar um senso de comunidade entre os jogadores.

  • Biome – Esta palavra se refere a uma região no Minecraft, como uma selva, floresta ou deserto.
  • Creeper – uma creeper é um dos muitos monstros do Minecraft, muitas vezes se aproximando furtivamente dos jogadores e explodindo.
  • Enderman – Um Enderman é uma criatura que entra no jogo em pares e normalmente pega e coloca blocos aleatoriamente.
  • Mob – Um mob se refere a qualquer grupo de criaturas vivas no jogo, como cavalos ou vacas.
  • Mod – este termo é uma abreviatura para “modificação”, pois é uma modificação feita no jogo, seja adicionando novos materiais ao jogo ou alterando os níveis de dificuldade do jogo.
  • Nether – O “Nether” é a dimensão alternativa no Minecraft. Assemelha-se a uma paisagem infernal que só pode ser acessada por meio de um portal. O Nether oferece materiais raros que não podem ser encontrados na configuração padrão do Minecraft (“Overworld”).
  • Redstone – Redstone é um material popular no Minecraft usado para criar poções ou outros materiais. Ele também pode fornecer energia a itens como portas e luzes.

Mais dicas para manter seu filho seguro on-line

Minecraft é um passatempo divertido para as crianças, mas ele é seguro? Geralmente sim. É um videogame adequado para crianças, saudável e seguro. No entanto, se você deseja ter certeza de que seus filhos estão protegidos o tempo todo, use nossas dicas para manter sua segurança online.

Para saber mais sobre pais e filhos navegando na web com segurança, não se esqueça de verificar nossos outros artigos sobre o assunto:

Minecraft é seguro para crianças ? Perguntas frequentes

Se você quiser se aprofundar nos detalhes do Minecraft e da segurança online, não se esqueça de verificar nossas respostas para as perguntas mais frequentes sobre este tópico abaixo.

Minecraft é um videogame sandbox que coloca os jogadores no controle total do mundo “em blocos” ao seu redor. Foi lançado em 2011 e tem sido um jogo de enorme sucesso desde então. No Minecraft, você pode reunir recursos, criar novos itens e construir qualquer coisa que imaginar com uma grande variedade de materiais e cores.

Minecraft é geralmente seguro para crianças. Tem uma classificação de 10+ da ESRB, o que significa que é recomendado para jogadores com 10 anos ou mais.

No entanto, ainda pode representar riscos para o desenvolvimento do seu filho – e para a privacidade de sua casa – se você não tomar as medidas de segurança certas. Leia nosso artigo sobre como manter seu filho seguro no Minecraft para saber mais.

Mojang, a empresa por trás do Minecraft, luta contra o uso de VPN em seu jogo, porque pode ser usado para contornar as restrições regionais em servidores. Infelizmente, sem uma VPN, a atividade online do seu filho não pode ser protegida.

Os serviços VPN de nível superior têm servidores que podem ignorar os rastreadores da Mojang. Para jogos online como Minecraft ou Roblox, recomendamos NordVPN para garantir que a privacidade online de seu filho esteja protegida.

Para manter seus filhos (e você) seguros, use um servidor para um único jogador ou um servidor multijogador apropriado para a idade.

Para obter a melhor proteção em um servidor multijogador, considere a criação de seu próprio servidor privado. Outra opção é encontrar uma opção apropriada online que tenha moderação rígida e regras sobre palavrões e comportamento.

Para alterar os controles dos pais do Minecraft no Xbox Live, complete estas etapas:

  1. Faça login com sua conta dos pais em http://account.xbox.com/.
  2. Role até o menu na parte superior e clique em “Meu Perfil”.
  3. Na página de perfil, clique em “Configurações de privacidade”.
  4. Clique no nome ou na imagem do gamertag Microsoft do seu filho.
  5. Atualize as várias configurações de privacidade conforme necessário.
International security coordinator
Marko has a Bachelor's degree in Computer and Information Sciences. He coordinates and manages VPNOverview.com's team of international VPN researchers and writers.