Ignore a censura online – Como acessar a Internet livremente

Sign with hand and laptop screen
Clique aqui para ver um resumo deste artigo
Ignore a censura online: um breve resumo

A censura na Internet está se tornando cada vez mais comum. Freqüentemente, há uma razão política para isso. Em alguns países, certos sites de notícias ou mídias sociais são bloqueados porque o governo não quer que os cidadãos tenham acesso a essas informações.

Uma conexão VPN oferece uma solução para contornar essa censura. Siga os passos abaixo:

  1. Obtenha uma assinatura de um bom provedor de VPN, como ExpressVPN.
  2. Baixe o software VPN em seu smartphone, tablet, desktop ou laptop.
  3. Inicie a VPN e conecte-se a um servidor em um país onde não tenha censura.
  4. Agora você tem acesso ao conteúdo bloqueado, pois o tráfego de seus dados é redirecionado para um país onde não há censura.

Mais informações sobre como contornar a censura online podem ser encontradas no artigo abaixo.

Nós normalmente associamos a censura online a países como China e Turquia, mas você ficará surpreso com a disseminação do problema. Para contornar esses tipos de restrições geográficas, você pode usar uma VPN. Se, por exemplo, o uso do Facebook for proibido em seu país, você pode acessar o site por meio de um servidor VPN em um país diferente. Dessa forma, é como se você estivesse acessando a internet daquele outro país, obtendo acesso a sites e serviços restritos.

Neste artigo, você pode ler tudo sobre as diferentes formas de censura online e como contorná-las com uma VPN. Aos nossos olhos, a liberdade de expressão é um dos direitos humanos básicos mais importantes e devemos protegê-la em todos os momentos. Você descobrirá tudo o que precisa saber sobre a censura de mídias sociais, sites de notícias e outros serviços abaixo. Além disso, explicaremos como uma VPN pode ajudá-lo.

O que se entende por censura online?

O que é censura online? A censura na Internet é a supressão do que pode ser acessado ou visualizado na Internet. Muitas vezes, é realizado por governos por razões políticas. Governos em todo o mundo optam por censurar a web e bloquear as redes sociais ou sites de notícias.

Felizmente, você pode contornar a censura da Internet com uma VPN.

Ignore a censura online com uma VPN

Pode ser muito desagradável se, durante as suas férias ou durante a sua estadia em algum outro país, for incomodado pela censura da Internet aplicável naquele local. Por exemplo, o Facebook ou o WhatsApp podem ser bloqueados ou um determinado site pode ser bloqueado.

Uma VPN é uma boa solução para o problema da censura online. Com uma VPN, você pode contornar as restrições geográficas no país e recuperar o acesso às mídias sociais e todos os seus sites favoritos.

Abaixo explicamos exatamente como funciona uma VPN.

Como funciona uma VPN?

Ao usar uma conexão VPN, o tráfego da Internet é criptografado. Você se conecta por meio de um servidor remoto e seu endereço IP muda.

How Does a VPN Work Illustration

Ao usar uma VPN, você pode selecionar o local de onde deseja acessar a Internet. A VPN envia seu tráfego através de um servidor naquele país e você acessa a internet não com seu próprio endereço IP, mas com o endereço IP desse servidor. Para sites, parecerá que você os está acessando do país que selecionou. Dessa forma, você pode facilmente contornar a censura no país que você esta.

Uma VPN também oferece muitos outros benefícios. Você ganha liberdade com a possibilidade de contornar as restrições geográficas. Isso pode, por exemplo, ajudá-lo a assistir o conteúdo da Netflix de outro país. E tem mais!

A VPN também fornece anonimato, porque seu próprio endereço IP não ficará visível para ninguém. Com uma VPN, ninguém será capaz de conectar suas ações online à sua localização ou pessoa. Leia mais sobre os benefícios dessa navegação anônima.

Por último, uma VPN oferece muita segurança. O software VPN criptografa todos os dados do seu computador. Nenhum hacker ou governo será capaz de decifrar esse tráfego criptografado. Suas informações pessoais e o tráfego da Internet estão seguros com o uso de uma VPN.

Melhores provedores de VPN para contornar a censura online

Criamos uma lista dos três melhores provedores de VPN que podem ajudá-lo a contornar a censura. Para esta lista, combinamos nossa lista geral dos melhores provedores de VPN, com os recursos que uma VPN precisa ter para combater a censura.

O problema é que alguns países começaram a bloquear sites de provedores de VPN. Selecionamos os provedores que conseguiram estar disponíveis em todos (ou quase) os lugares. Outra característica importante é a garantia de devolução do dinheiro. Dessa forma, você pode testar facilmente o serviço para ver se funciona. Se não funcionar conforme você deseja, você pode cancelar a assinatura e receber seu dinheiro de volta.

Embora existam provedores de VPN gratuitos decentes, não os recomendaríamos com o propósito de contornar a censura online. VPNs gratuitos muitas vezes não são seguros e às vezes vendem seus dados para terceiros. Além disso, VPNs gratuitos geralmente têm limites de dados e velocidade.

Planejando usar uma VPN porque vai de férias para um país onde os serviços estão bloqueados? Aconselhamos você a instalar sua VPN antes de sair. Porque, conforme mencionado anteriormente, o site do provedor pode estar bloqueado naquele país.

Ignore a censura com ExpressVPN

ExpressVPN está no topo da maioria de nossas listas por muitos motivos. O ExpressVPN ajuda você a obter uma conexão estável e segura onde quer que você esteja. Eles têm um ótimo suporte ao cliente e aplicativos fáceis de usar.

ExpressVPN é um pouco caro, mas você obtém a melhor qualidade em troca. Você não precisará se preocupar com censura com ExpressVPN porque você pode configurar facilmente uma conexão que ignore as restrições geográficas. Esta VPN permitirá que você acesse o Facebook e outros sites bloqueados rapidamente.

Eles oferecem uma garantia de reembolso de 30 dias, para que você possa aproveitar esse tempo para testar seus aplicativos.

ExpressVPN
Nossa escolha
Nossa escolha
Promoção:
3 meses de graça na opção de assinatura anual
De
$6.67
8.9
  • VPN rápida e simples
  • Perfeita para navegar, baixar arquivos e fazer streaming (ex. Netflix) de forma anônima
  • Mais de 3000 servidores em 94 países
Visite ExpressVPN

Ignore a censura com NordVPN

NordVPN é um provedor de VPN muito bom e sólido que definitivamente esta na lista dos melhores. Eles oferecem muitos servidores em todo o mundo por um preço bastante razoável.

Especialmente se você se preocupa com sua privacidade online, eles são o provedor para você! NordVPN se preocupa profundamente com sua segurança online e não mantém registros.

NordVPN ajuda você a contornar conteúdo bloqueado geograficamente em todo o mundo. YouTube, WhatsApp, Skype, sites de notícias bloqueados; tudo pode ser acessado em qualquer lugar do mundo usando esta VPN.

Eles também têm uma garantia de reembolso de 30 dias para que você possa testar se os serviços atendem às suas necessidades.

NordVPN
Promoção:
Apenas $3.30 por mês para uma assinatura de 2 anos mais 3 meses grátis
De
$3.30
9.3
  • Proteção excelente e uma grande rede de servidores
  • Aplicativo bonito e agradável
  • Não mantém registros
Visite NordVPN

Ignore a censura com Surfshark

O Surfshark é uma VPN premium por um preço muito atraente. Esta VPN é muito adequada para contornar a censura online. Por exemplo, você pode usar a VPN quando estiver em um país onde o WhatsApp é  bloqueado.

Com boas velocidades e uma conexão estável, você pode acessar a internet anonimamente. A garantia de reembolso de 30 dias dá a você a oportunidade de testar se esta conexão VPN funciona no país que você esta (de férias).

Surfshark
Promoção:
Navegue com segurança e anonimato por apenas U$ 2.30 por mês
De
$2.30
9.0
  • Muito fácil de usar e funciona com Netflix e torrents
  • Garantia de reembolso de 30 dias. Sem comentários!
  • Barato e cheio de recursos extras
Visite Surfshark

Exemplos de censura na internet

A censura online está se tornando cada vez mais comum. Países como China, Turquia, Irã e Coréia do Norte são conhecidos por bloquear o acesso às mídias sociais. Facebook, Twitter, YouTube e Instagram, por exemplo, estão sendo censurados por lá.

Além da censura nas redes sociais, os países também bloqueiam sites específicos. Esses países negam aos cidadãos o acesso a sites específicos. Não apenas os cidadãos são afetados por isso, mas os viajantes também são afetados por essa censura.

Abaixo, discutimos alguns exemplos de censura na Internet.

Censura em Mídias Sociais

As Mídias Sociais são locais onde as pessoas podem expressar seus pensamentos e opiniões sem filtros. Isso pode ser uma ameaça para alguns governos. As redes sociais são uma forma perfeita de reunir grandes grupos de pessoas com as mesmas ideias.

Os governos que não permitem qualquer oposição temem que as mídias sociais possam gerar resistência. Por esta razão, eles irão restringir ou banir completamente o uso de certos meios de comunicação em seu país. Felizmente, existem maneiras de contornar isso e uma delas é com o uso de uma VPN.

Cebsura no Facebook e Twitter

Twitter e Facebook são proibidos em alguns países, como China e Coreia do Norte. Além disso, houve vários casos em que os países proibiram temporariamente o uso dessas plataformas de compartilhamento. Freqüentemente, isso acontece como uma ação precipitada contra rebeliões.

O Facebook é ideal para criar eventos e reunir grandes grupos de pessoas. Portanto, pode ser muito útil quando você deseja organizar um protesto. Os regimes totalitários, que não permitem resistência, acompanham de perto as redes sociais e, em alguns casos, procedem à sua proibição. Claro, nós rotularíamos isso como censura flagrante.

Banir o Twitter frequentemente coincidirá com o banimento do Facebook. Da mesma forma que o Facebook, o Twitter às vezes é banido ou restringido temporariamente. Alguns governos consideram o Twitter uma ameaça porque você pode usá-lo para espalhar mensagens insubordinadas. O alcance da opinião de sua oposição pode ser grande no Twitter, o que pode ameaçar seu regime. Todos podem emitir pedidos de remoção no Twitter. Notavelmente, o Twitter publicou que 90% de todas as solicitações de remoção vêm da Turquia. Até o momento, a Turquia não bloqueou o Twitter completamente, apenas temporariamente.

Embora bloquear completamente esses sites seja uma censura flagrante, outros casos são um pouco mais complicados. Provou ser difícil para o Facebook e o Twitter verificar se há conteúdo ilegal em seus sites, como discurso de ódio e terrorismo. Além disso, as leis são diferentes em todos os países. Alguns governos pressionaram o Facebook para colocar certas páginas offline. Na maioria das vezes, essas páginas estão em conflito com as leis desse país.

Você pode não ver o banimento de páginas terroristas como censura, porque parece ser para sua proteção. Mas imagine que o seu governo defenda os gatinhos e os proíba em todos os meios de comunicação sociais, você ainda acha isso razoável? Compreensivelmente, as ações de censura do governo geraram grandes discussões. Felizmente, podemos encontrar uma maneira de contornar a censura de mídia social com uma VPN.

Na China, onde o Facebook e o Twitter são proibidos, eles criaram uma alternativa a esses serviços. O serviço, chamado Weibo, é uma grande plataforma de compartilhamento. No entanto, o governo chinês monitora e censura o Weibo. Você não poderá postar tudo o que deseja no Weibo. Existe uma longa lista de palavras e frases proibidas. Assim, embora se apresente como uma alternativa, na verdade não é. Portanto, se o seu país oferece uma alternativa aos serviços proibidos, é sempre bom verificar a real liberdade que a plataforma oferece.

Censura no WhatsApp e Skype

Skype Blocked Laptop

Aplicativos como WhatsApp e Skype, que oferecem comunicação fácil e gratuita, podem representar uma ameaça para empresas de telecomunicações e governos. Esses aplicativos oferecem os chamados serviços VoIP. Os serviços VoIP (Voz sobre protocolo internet) são uma forma de comunicação gratuita, através da Internet.

Os governos que bloqueiam o uso desses serviços costumam dizer que o fazem para proteger os provedores de telecomunicações e internet. Ou o provedor de internet pode bloquear esses serviços porque, muitas vezes, eles também são donos da empresa de telecomunicações. Essas empresas, que você paga para ligar ou enviar mensagens de texto para alguém, perdem muitas receitas quando os serviços de VoIP são permitidos. De certa forma, eles estão mantendo artificialmente empresas à tona que, de outra forma, teriam entrado em colapso.

Também existem governos que restringem o uso do Skype e WhatsApp por outros motivos. Assim como a mídia social mencionada anteriormente, o Skype e o WhatsApp podem representar uma ameaça aos regimes totalitários. Eles são uma forma de comunicação fácil e não supervisionada. Por este motivo, alguns países decidem bani-los. Em alguns casos, eles permitem o serviço VoIP, mas aplicam spyware a eles para monitorar as conversas. Por exemplo, na China, você só pode baixar uma versão alterada do Skype. Esta versão contém spyware que permite ao governo chinês monitorar os bate-papos e verificar se há palavras proibidas.

Mais uma vez, o governo chinês permitiu que um serviço alternativo chinês assumisse o mercado que em muitos outros países pertence ao WhatsApp. Esse serviço é chamado de WeChat e, como o Weibo, o governo chinês o monitora intensamente.

Leia este artigo para saber mais sobre censura no WhatsApp. Saiba mais sobre censura no Skype aqui.

Censura no YouTube

O bloqueio do YouTube frequentemente tem uma motivação semelhante aos serviços mencionados acima. A liberdade de postar o que quiser e, possivelmente, atingir um grande público é uma ameaça aos regimes totalitários.

O YouTube também aplica a própria censura. Canais que, de acordo com o YouTube, contêm conteúdo ‘malicioso’ ficam mais difíceis de encontrar na plataforma. O YouTube também remove anúncios de tais vídeos.

No entanto, no YouTube, também existe a questão dos direitos de distribuição. Semelhante a serviços de streaming como o Netflix, o YouTube às vezes precisa lidar com direitos autorais e distribuidores. Os distribuidores restringem os países nos quais um vídeo é exibido. Você verá uma mensagem parecida com esta:

video not available youtube

A rigor, isso não é censura, mas você também pode contorná-la com uma VPN. Basta selecionar um país que lhe dará acesso ao vídeo de sua escolha. Você pode ler mais sobre esse processo em nosso artigo sobre como assistir à American Netflix em todo o mundo.

Websites bloqueados

Além da censura nas redes sociais, sites individuais também estão sujeitos à censura. Eles podem representar uma ameaça ao governo ou à ordem social de um país. Existem muitos sites diferentes que foram banidos. Discutiremos o bloqueio de sites de notícias porque esta é uma violação importante do jornalismo independente.

Censura em sites de notícias

O bloqueio de sites de notícias é um grande perigo para a liberdade de expressão. Essa prática é provavelmente o exemplo mais claro de censura. Se um país não permite o jornalismo independente, ele viola a liberdade de expressão. Freqüentemente, eles bloqueiam sites de notícias que apóiam a oposição ou sites de notícias estrangeiros. Exemplos de países onde a imprensa é fortemente censurada são a Turquia e o Irã.

Felizmente, esses sites de notícias geralmente podem ser acessados ​​com o uso de uma VPN. Um efeito colateral do bloqueio de sites de notícias pelos governos é que outros sites de notícias ficarão atentos ao seu conteúdo. Eles se autocensuram porque não querem ser bloqueados. Dessa forma, não restam veículos jornalísticos independentes.

Mais recentemente, os países começaram a bloquear sites de “notícias falsas”. Isso é algo que deve ser observado, porque quem pode determinar o que é e o que não é notícia falsa? Por exemplo, a UE criou uma força-tarefa que verificará se há notícias falsas na Internet, especialmente interessada em notícias falsas da Rússia. Notícias falsas podem ser muito perigosas, mas a censura pode ser ainda mais perigosa. Embora a disseminação da desinformação esteja se tornando cada vez mais um problema, devemos estar atentos aos governos que bloqueiam os sites com muita ansiedade.

Censura em site pornográficos

Os sites pornográficos são outro tipo de site que sofre muita censura. Alguns países não permitem nenhum material obsceno na web. Nem todos os governos e culturas concordam sobre o que é obsceno e o que não é. Enquanto um país proíbe apenas sites pornográficos, outro pode até proibir sites que vendem biquínis. Para impor um certo conjunto de princípios morais aos cidadãos de seus países, esses países usam a censura.

Censura ao Google

O Google bloqueará certos sites se acharem que isso pode ser descrito como censura justificável. Estas são páginas que violam a lei na maioria dos países, como terrorismo e pornografia infantil. No entanto, eles esclarecem que não querem ajudar na censura política. Como o Google não atende a todas as solicitações que recebe, alguns países decidem bloquear seus aplicativos. Por exemplo, a China atualmente proíbe todos os aplicativos do Google.

Use o Tor para contornar a censura

Tor (the Onion Router) é uma rede online que funciona como um navegador de Internet. Ele é usado para comunicação criptografada e anônima. A rede Tor consiste em milhares de servidores em todo o mundo. O Tor funciona com diferentes camadas de criptografia. O tráfego de dados é dividido em pequenos pedaços que são posteriormente criptografados e enviados por vários servidores antes de chegar ao usuário.

Esse processo leva algum tempo e, por esse motivo, o navegador Tor pode ser relativamente lento. Mas, por mais lento que seja, ele garante que ninguém veja o que você faz online. Você pode navegar na internet anonimamente e ninguém sabe quem você é e de onde você vem. Dessa forma, ninguém pode restringir você também.

Tor é uma porta de entrada para a chamada “dark web“. Existem muitos sites na dark web que você não pode visitar com um navegador normal. As pessoas usam o Tor e a dark web porque não encontram nenhuma censura aqui.

No entanto, a dark web tem um lado negro e costuma ser associada ao crime. A dark web não é regulamentada e é fácil criar malware nela. Para a maioria das pessoas que desejam permanecer anônimas online, uma VPN será uma opção mais fácil, melhor e mais segura do que o Tor.

O Tor funciona como um mecanismo de busca, o que significa que pode ser uma solução para contornar as restrições aos serviços que você acessa por meio de um navegador, como Twitter e YouTube. No entanto, coisas que operam fora de um navegador não são afetadas pelo Tor. Assim, contornar restrições em programas como o Skype e os aplicativos de sites como Twitter e Facebook só pode ser feito com uma VPN. De qualquer maneira, recomendamos o uso de uma VPN em vez do Tor, devido aos benefícios adicionais de total liberdade, anonimato e segurança que ela oferece.

Considerações finais: como posso contornar a censura online

Alguns governos censuram a atividade online. Canais como mídias sociais e sites de notícias são uma ameaça ao seu governo. Por este motivo, estes sites e serviços são proibidos em alguns países.

Uma forma de obter acesso a esses sites restritos é com o uso de uma VPN. Isso permitirá que você altere sua localização virtual. Embora o Tor possa ser útil para visitar sites bloqueados, para a liberdade geral da Internet, recomendamos uma VPN.

Ignore a censura online - Perguntas frequentes

Você tem alguma pergunta sobre como contornar a censura online? Abaixo listamos as perguntas mais comuns. Basta clicar na pergunta para ver a resposta.

Uma VPN pode ajudá-lo a contornar a censura online. O software VPN criptografa todo o tráfego da Internet e oculta seu endereço IP pessoal. Você pode selecionar um servidor em outro país.

A VPN envia seu tráfego por meio de um servidor naquele país e você acessa a internet com o endereço IP desse servidor. Os sites pensarão que você está acessando do país que selecionou. Dessa forma, você pode facilmente contornar a censura da Internet em seu país.

Em países com regimes rígidos, como China, Turquia, Coréia do Norte e Irã, você vê muita censura na internet. Esses países são conhecidos por bloquear regularmente sites e mídias sociais. Felizmente, existem maneiras de contornar essas formas de censura.

Recomendamos ExpressVPN para contornar a censura da Internet. Esta VPN possui excelentes recursos de segurança. Sua ampla gama de servidores permite que você acesse o conteúdo censurado de qualquer lugar do mundo.

Jornalista tecnológica
Ronella está sempre pensando em formas de tornar nossa sociedade digital o mais segura possível. Grandes avanços tecnológicos também significam enfrentar novos desafios e perigos relacionados à segurança. Por isso, Ronella quer aumentar a conscientização sobre segurança cibernética e chamar atenção das pessoas para os riscos e armadilhas encontradas na internet.