Instalando uma VPN no Android

Android phone with VPN logo
Clique aqui para ler o resumo deste artigo.
Instalando uma VPN no Android de forma rápida e barata!

Leia o guia rápido e fácil abaixo se você deseja instalar uma VPN no seu Android da forma mais rápida possível! Nós usaremos o Surfshark como exemplo, pois é uma VPN incrível e acessível, fácil de configurar e muito intuitiva.

  1. Acesse o site do Surfshark faça sua assinatura clicando no botão vermelho.
  2. Acesse o Google Play Store no seu dispositivo Android e baixe o app do Surfshark.
  3. Abra o apppreencha suas informações de login. O Surfshark poderá solicitar sua permissão para estabelecer uma conexão, que você deve aceitar.
  4. Escolhe um servidor VPNpara se conectar e navegue com mais segurança, liberdade e anônimo na web!

Quer saber mais sobre como configurar uma VPN no seu dispositivo Android? Leia nosso artigo abaixo e descubra!

Se você já possui uma assinatura, é bem provável que você queira utilizar no seu dispositivo Android também. Afinal, hoje em dia, a maioria de nós passa mais tempo online em dispositivos móveis do que em PCs. Existem várias formas de instalar uma VPN no seu dispositivo Android. Neste artigo, explicaremos 4 formas diferentes.

Para os que querem começar a usar imediatamente, começaremos com a forma mais rápida e mais fácil: utilizando um app dedicado de VPN para Android. Se quiser mais informações, não se preocupe. Afinal, este artigo também fala sobre os melhores serviços de VPN para Android e três outras formas de instalar uma VPN no seu dispositivo Android.

Instalando uma VPN no Android usando um app de VPN

Utilizar um app dedicado para Android é, em nossa opinião, a forma mais rápida e mais fácil de instalar e configurar uma VPN no Android. Portanto, isso é o que recomendamos para usuários de Android. No entanto, você precisa verificar se sua VPN oferece um app dedicado para Android, caso você opte por este caminho. Afinal, nem todos os provedores de VPN oferecem. Porém, hoje em dia, praticamente todos os provedores de VPN populares possuem um bom app dedicado para Android.

Não sabe tem certeza sobre qual é o melhor app de VPN para seu dispositivo Android? Confira a seção que trata deste assunto mais abaixo neste artigo. Se você quiser começar a usar a VPN agora mesmo, escolha um dos nossos 5 melhores provedores de VPN. Todas as VPNs desta lista oferecem ótimos apps para Android.

Agora, sem mais delongas, confira nosso guia abaixo para descobrir como instalar um VPN no seu dispositivo Android utilizando um app dedicado da Google Play Store.

1. Assine e crie uma conta com seu provedor de VPN favorito.

2. Baixe o app para Android do provedor de VPN na Google Play Store.

Google Play Store search: VPN

3. Instale o app.

4. Abra o aplicativo. Uma mensagem, provavelmente, aparecerá, onde o app solicita permissão para criar uma conexão VPN no seu dispositivo. Clique em “permitir” ou “sim” (qualquer botão necessário para indicar sua permissão).

5. Faça login no serviço de VPN. É provável que você receba um e-mail do seu serviço de VPN com as instruções de login e/ou talvez você já tenha criado sua senha sozinho. Use estas credenciais para logar no serviço de VPN.

6. Após fazer login, você entrará no painel do app da sua VPN, onde você verá várias opções, dependendo do provedor de VPN.

7. Escolha a localização do servidor e o servidor para se conectar.

Surfshark server selection Android

8. A VPN já está ativada. A maioria dos dispositivos Android mostrarão que a VPN está ativada. Geralmente, você verá um ícone pequeno na parte superior da tela.

9. Se você quiser, você pode ajustar algumas configurações adicionais no app. Você pode, por exemplo, optar por ativar o kill switch para aumentar sua segurança, caso sua VPN possua este recurso.

Instalando uma VPN para Android sem utilizar um app

Hoje em dia, a maioria dos provedores de VPN oferecem aplicativos para a maioria dos sistemas operacionais, inclusive para Android. Porém, isso não se aplica a todas as VPNs. Além disso, é possível que você prefira instalar a VPN no seu roteador, para conectar todos os seus dispositivos Android à VPN. Infelizmente, muitos serviços de VPN não oferecem aplicativos que suportam este recurso (ainda). Por último, também existem pessoas que simplesmente preferem instalar a VPN manualmente, por motivos diversos.

De qualquer forma, seja qual for o motivo para não usar um app de VPN, abaixo você encontrará três formas diferentes para configurar uma conexão VPN no seu Android.

Instalando uma VPN no Android alterando suas configurações de rede

Se você não pode ou não quer instalar um app de VPN no seu dispositivo Android, existe outra forma relativamente fácil de configurar uma VPN: alterando suas configurações de rede. Este método é muito útil se sua VPN não oferece um app dedicado para Android, por exemplo. Abaixo você encontrará um guia rápido e super fácil sobre como este método funciona.

  1. Assine e crie uma conta com seu provedor de VPN favorito.
  2. Acesse as configurações do seu dispositivo Android.
  3. Entre na seção de rede e selecione “VPN”.
  4. Você verá uma tela onde todas as suas conexões VPN são exibidas (portanto, nenhuma ainda). Se você já adicionou alguma conexão VPN, você poderá configurá-la nesta tela. De qualquer forma, por enquanto, apenas selecione “Adicionar VPN”.
  5. Agora você verá uma tela onde você precisará preencher com as informações do seu provedor de VPN e suas informações de login. Geralmente, você encontra estas informações no site do provedor. Caso não encontre, você pode entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente do provedor.
  6. Após preencher todas as informações, clique em salvar. Geralmente, basta clicar no ícone de “verificado” no parte superior direita da tela.
  7. Agora, conecte-se à VPN. Basta tocar no botão de interruptor, deixando-o azul.

Outras formas de configurar uma VPN no Android

Router

Além de instalar e configurar a VPN diretamente no seu dispositivo, você também pode conectar seu dispositivo a uma VPN através de outro dispositivo que possua uma conexão VPN. Para isso, você pode configurar uma VPN no seu roteador (virtual). Desta forma, todos os dispositivos (Android) conectados ao roteador terão uma conexão VPN, sem precisar baixar e instalar nenhum app de VPN ou configurar as definições de rede no seu dispositivo Android. Leia abaixo e descubra como este método funciona.

Instalando uma VPN no seu roteador

Instalar uma VPN no seu roteador não é totalmente seguro. Afinal, isso envolve alterar o firmware do seu roteador, também chamado de “flashing”. Caso não seja feito corretamente, seu roteador poderá ser danificado. Portanto, sempre se certifique de seguir nossas instruções para evitar problemas maiores.

  1. Primeiro, verifique se é possível instalar uma VPN no seu roteador particular. Nosso artigo sobre os melhores roteadores para VPN podem ajudá-lo.
  2. Reprograme o firmware do seu roteador e instale sua VPN.
  3. Após reprogramar o firmware do seu roteador e instalar sua VPN, basta conectar o dispositivo Android ao roteador. Agora, ele estará automaticamente conectado à VPN, assim como qualquer outro dispositivo conectado ao seu roteador.

Instalando uma VPN no seu roteador virtual (PC ou Mac)

Se você não pode ou não quer reprogramar o firmware do seu roteador, existe outra alternativa. Neste caso, você pode usar o seu PC ou Mac como roteador virtual e configurar a VPN no roteador virtual. Isso quer dizer que seu computador funcionará como um roteador de verdade, para todos os dispositivos (Android) conectados. Isso, por sua vez, significa que todos os dispositivos também estarão conectados à sua VPN. Siga as instruções abaixo para utilizar este método.

  1. Instale uma VPN no seu computador. Geralmente, basta baixar um aplicativo para seu PC ou Mac. Caso encontre alguma dificuldade, confira nossa seção de análise de VPN. Nesta seção, você encontrará análises de várias VPNs, incluindo instruções de instalação.
  2. Habilite a função de ponto de acesso no seu computador. A forma para você habilitar esta função varia de acordo com o computador e o sistema operacional. Na maioria dos computadores, você precisará acessar as conexões de internet e, depois, “configurações”, onde você encontrará uma seção chamada “ponto de acesso remoto”, ou algo do tipo.
  3. Conecte seu dispositivo Android a este ponto de acesso. Agora, seu dispositivo também já está conectado à sua VPN.

Qual é a melhor VPN para o meu dispositivo Android?

Se você pulou nosso guia resumido, porque você quer mais informações sobre a melhor VPN para você, por exemplo, não se preocupe. Nós entendemos que nem todo mundo sabe qual é a melhor VPN para si. Escolher uma pode ser complicado, com tantas opções de VPNs disponíveis hoje em dia.

Felizmente, escolher a melhor VPN para você não é tão difícil como você imagina. Afinal, assim como qualquer outra aquisição, você só precisa saber o que você quer e precisa ao escolher uma VPN. Por exemplo, você quer usar a VPN para desbloquear e aproveitar conteúdo de serviços de streaming, como a versão americana da Netflix? Ou só quer mais privacidade por um preço justo?

Nós entendemos que usuários de Android têm vários motivos diferentes para querer usar um serviço de VPN, então listamos os as três melhores VPNs para Android neste artigo, cada uma com suas vantagens exclusivas. A melhor opção, em nossa opinião, é o Surfshark.

Surfshark: a VPN premium mais barata para Android

Uma VPN premium com preço acessível? Existe? Graças ao Surfshark, sim, existe! O Surfshark possui esta fórmula improvável da qualidade premium com o preço super acessível, também para Android. Afinal, o Surfshark oferece alguns dos protocolos de criptografia mais seguros do mercado, como o OpenVPN (UDP) e o OpenVPN (TCP). Estes protocolos são considerados por muitos especialistas como dois dos protocolos de criptografia mais seguros (se não os mais seguros), rápidos e eficientes.

Portanto, o Surfshark oferece uma ótima velocidade, seja para navegar, assistir streaming, fazer downloads ou para jogos online. Além disso, o Surfshark oferece alguns recursos extras bem interessantes, que geralmente só são oferecidos por outros provedores mais caros. Por exemplo, o Surfshark oferece kill switch, endereço de IP estático, conexão VPN dupla e white-listing. Tudo isso por apenas US$1,99 com o Surfshark.

Por fim, o Surfshark é um dos únicos provedores de VPN (principalmente dentro de sua faixa de preço) que permite que você utilize sua assinatura em quantos dispositivos desejar. Assim, o Surfshark permite que você aproveite todas as vantagens de uma VPN em todos os seus dispositivos (Android)!

Surfshark
Promoção:
Navegue com segurança e anonimato por apenas U$ 2.30 por mês
De
$2.30
9.0
  • Muito fácil de usar e funciona com Netflix e torrents
  • Garantia de reembolso de 30 dias. Sem comentários!
  • Barato e cheio de recursos extras
Visite Surfshark

Considerações finais

A maioria das VPNs funcionam muito bem com Android. Basta instalar o app certo da App Store ou Play Store, logar com sua conta de VPN e pronto! Seu provedor de VPN não oferece um app para Android? Sem problemas! Você também pode instalar sua VPN através das configurações do seu Android, ou configurá-lo no seu roteador (virtual). Se você está procurando uma boa VPN para usar no seu Android, nós recomendamos o Surfshark.

Configurando uma VPN no Android: Perguntas Frequentes

Se você tiver alguma pergunta, basta clicar em uma das nossas perguntas frequentes abaixo para ler a resposta. Tem alguma outra pergunta? Deixe um comentário que responderemos o mais breve possível.

As VPNs protegem sua conexão de internet, redirecionando seus dados através de um servidor remoto. Com uma VPN você terá mais privacidade, segurança e liberdade. Quer uma VPN no seu Android? Só leva alguns minutos. Baixe o software de VPN correto e crie uma conta.

Geralmente, a ExpressVPN é a melhor opção, independente da finalidade. Esta VPN é incrivelmente rápida e funciona em quase todos os dispositivos. A NordVPN e o Surfshark são ótimas opções para utilizar no seu Android também, por serem fáceis de usar e intuitivas. Saiba mais sobre as melhores VPNs para Android aqui.

Assim como nos computadores, as VPNs oferecem diversas vantagens quando instaladas no seu Android. Todo o seu tráfego de internet estará protegido, oferecendo maior privacidade. Além disso, com uma VPN você poderá acessar páginas online, como um acervo maior de filmes e séries da Netflix.

Jornalista tecnológico
Nathan é um jornalista com treinamento internacional e interesse particular por prevenção de crimes cibernéticos, principalmente quando há grupos vulneráveis em risco. Aqui na VPNoverview, ele realiza pesquisas no campo de segurança cibernética, censura na internet e privacidade online.