Golpes de WhatsApp: o que é fraude de WhatsApp e como evitá-la?

WhatsApp Fraud: What Is it and How Do You Prevent It?

Hoje em dia, a segurança online é tudo mas há brechas. Até mesmo uma plataforma de comunicação online muito popular como o WhatsApp, que é propriedade do Facebook, se tornou o local favorito dos fraudadores. Isso não é surpreendente considerando o enorme número de usuários do WhatsApp, que em fevereiro de 2020 tinha mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, e esse número continua aumentando. Se você adicionar a isso o fato de que, por vários motivos, a maioria dos usuários do WhatsApp são vulneráveis ​​quando estão online, o WhatsApp se tornou uma plataforma irresistível para os fraudadores. Além disso, os usuários se tornaram mais vulneráveis ​​com o tempo, uma vez que as táticas usadas pelos golpistas estão se tornando cada vez mais engenhosas e eficazes.

Como resultado, a fraude do WhatsApp está aumentando, causando a cada vítima, em média, milhares de dólares em perdas. No primeiro semestre de 2020, o número total de relatórios de fraude aumentou drasticamente, com apenas um número muito pequeno de crimes de fraude resultando em processo judicial. Não é preciso dizer que, portanto, é importante saber o que é fraude no WhatsApp, como reconhecer os golpes do WhatsApp e como evitá-los. É exatamente disso que trata este artigo.

O que é fraude de WhatsApp (golpe de emergência com amigo ou família)?

Whatsapp-Logo

A fraude de WhatsApp é uma forma de fraude na qual os cibercriminosos fingem ser conhecidos da vítima e, em seguida, pedem dinheiro a ela. Atualmente, a maioria desses criminosos se faz passar por amigo ou familiar e pede ajuda financeira porque “tem que pagar uma conta (alta) com urgência” ou “tem uma emergência e precisa urgentemente de dinheiro”. Essa forma de fraude tem crescido muito especialmente na Holanda nos últimos meses, onde tem sido notícia constamente. No entanto, pode ocorrer e ocorre em qualquer lugar.

Normalmente, os fraudadores fingem estar com pressa, provavelmente para incitar suas vítimas a agir imediatamente. É por isso que esse tipo de fraude também é conhecido como golpe de emergência com amigo ou familiar. Infelizmente, em média, as vítimas perdem milhares de dólares em golpes do WhatsApp. A idade também parece ser um fator, com a maioria das vítimas com mais de 50 anos.

Na maioria dos casos, o número de telefone usado pelo criminoso para cometer fraude no WhatsApp pode ser desconhecido para a vítima, mas a foto de perfil anexada é familiar. Consequentemente, a vítima pensa que está realmente se comunicando com um amigo ou parente. No entanto, os criminosos podem copiar facilmente uma foto de outras plataformas de mídia social, como Facebook ou Instagram. O mesmo se aplica a outras informações que podem ser usadas para enganar a vítima. Como o vocabulário que um indivíduo pode usar ou certos eventos sobre os quais o indivíduo pode ter postado online (“Deveria ter pedido ajuda quando estivemos naquele bar ontem …”).

Hoje, uma forma ainda mais enganosa de fraude do WhatsApp está surgindo, conhecida como sequestro do WhatsApp. Com esse tipo de fraude, as contas reais do WhatsApp estão sendo assumidas por fraudadores.

Golpe avançado do WhatsApp: sequestro da conta WhatsApp

O sequestro do WhatsApp ocorre quando um cibercriminoso invade a conta do WhatsApp da vítima para cometer uma fraude. Como o fraudador está usando a conta real de um amigo, sua solicitação por dinheiro rápido é mais confiável para a vítima.

Para um cibercriminoso experiente, ou mesmo inexperiente, invadir a conta do WhatsApp de alguém é mais fácil do que parece. O cenário a seguir pode parecer improvável ou excessivamente complicado para alguns, mas acontece com mais frequência do que você pensa. É assim que se faz:

  1. O fraudador obtém o número de telefone de sua primeira vítima.
  2. O cibercriminoso (re) instala o WhatsApp em seu telefone ou outro dispositivo.
  3. O criminoso contata a vítima, fazendo-se passar por um conhecido da vítima.
  4. O fraudador do WhatsApp mente para a vítima, dizendo que enviou acidentalmente seu código de verificação para a vítima.
  5. O cibercriminoso engana a vítima para que forneça o código de verificação, que ele então digita em seu próprio telefone, obtendo acesso à conta WhatsApp da vítima e a todos os contatos dela.

Fraude de WhatsApp e sequestro de caixa de correio de voz

smartphone-voicemail-icon

Outro truque comum para obter acesso à conta WhatsApp da vítima envolve invadir a caixa de correio de voz da vítima para roubar o código de verificação do WhatsApp. Quando o WhatsApp é (re) instalado, o aplicativo envia uma mensagem de texto para o número de telefone da conta com o código de verificação. No entanto, o cibercriminoso pode indicar que não recebeu o código e pedir para receber uma ligação, sabendo que o WhatsApp ligará para a vítima em minutos. O fraudador ligará para o número de telefone da vítima exatamente ao mesmo tempo. Como a vítima está ao telefone, o código de verificação é enviado para a caixa de correio de voz da vítima.

O problema neste cenário é que muitas pessoas não conseguem proteger adequadamente sua caixa de correio de voz. Eles geralmente deixam a senha padrão inalterada, que geralmente é definida como “1111” ou “0000”. Ou eles alteram a senha para uma combinação de número previsível, como “1234”. Com esses códigos de segurança simples, é extremamente fácil para os cibercriminosos invadir o correio de voz da vítima e recuperar o código de verificação do WhatsApp.

Uma vez que o fraudador ganhou controle sobre a conta da primeira vítima, fraudar os contatos da vítima e até mesmo assumir o controle de suas contas é muitas vezes fácil. Isso ocorre porque o fraudador é então capaz de abordar sua próxima vítima com o nome, foto do perfil e até mesmo o número de telefone de alguém que a vítima conhece e em quem confia. Isso torna essa forma de fraude muito confiável e muitas vezes difícil de detectar.

Esse tipo de fraude começa com apenas uma conta sendo assumida e fraudando alguns contatos da vítima, mas pode ter um efeito de bola de neve que aumenta rapidamente. Isso ocorre porque a rede de fraude se expande exponencialmente a cada etapa, à medida que cada tomada de conta revela muitos novos contatos para enganar e entregar detalhes valiosos da conta ou dinheiro.

Como reconhecer uma fraude no WhatsApp?

A fraude no WhatsApp pode ser muito difícil de detectar, especialmente quando o fraudador assumiu o controle da conta do WhatsApp de uma pessoa conhecida da vítima. No entanto, muitas vezes há sinais de alerta que indicam que você pode estar lidando com um criminoso. É certo que esses sinais podem ser sutis.

Com pressa

Um sinal recorrente é uma sensação de pressa. Os fraudadores fingem ter pressa e são muito bons em deixar suas vítimas confusas, pressionando-as a agir rapidamente e pagar o mais rápido possível. Um exemplo da vida real de tal fraude sendo aplicada é uma conversa mantida no passado entre um pai e seu suposto filho. Neste caso, o fraudador fingiu ser o filho da vítima e disse a ela que tinha duas contas em atraso e pediu a seu “pai” que adiantasse algum dinheiro.

Outro cenário possível poderia ser o seguinte. Você recebe notícias inesperadas de um suposto amigo ou conhecido. Eles dizem que têm um novo número. Na mesma mensagem, ou em uma mensagem enviada pouco depois, eles pedem algum dinheiro. Claro, o número da conta para a qual você deve enviar o dinheiro é desconhecido para você, já que a maioria das pessoas não sabe os detalhes da conta de contato de qualquer maneira. Além disso, a maioria das pessoas não tem tempo para passar pelo incômodo de verificar os números das contas.

Portanto, lembre-se de que se alguém disser que tem um novo número e o recebimento dessas informações coincidir com uma solicitação de dinheiro, isso provavelmente é uma fraude. Isso é especialmente verdade se a pessoa não tiver muita intimidade com você. Ou, exatamente o contrário, você conhece a pessoa muito bem e a solicitação está completamente fora do comum.

O golpista do WhatsApp nunca quer receber uma ligação

smartphone-with-telephone-icon

Claro que os sinais de alerta anteriores podem ser menos óbvios quando a conta do WhatsApp de uma pessoa conhecida por você foi sequestrada. Mas outro sinal revelador é quando o golpista não quer que você ligue para ele, mesmo quando você pergunta ou diz que prefere conversar sobre isso por telefone. O fraudador frequentemente terá uma série de desculpas muito convincentes para explicar por que não é possível ligar. Claro, isso ocorre porque, se você ligasse para o golpista e ouvisse sua voz, ele correria o risco de ser exposto.

Outra dádiva é o português pobre. Cuidado com as mensagens que incluem erros ortográficos estranhos ou erros gramaticais. Alguns fraudadores (WhatsApp) vivem no exterior, geralmente em países pouco desenvolvidos, e/ou não são bem-educados. Esses criminosos costumam confiar em aplicativos ou ferramentas de tradução, como o Google Translate. Se for esse o caso, você geralmente notará que a linguagem usada está “um pouco fora do normal”. Mais uma vez, esses são sinais de alerta.

Pedidos de pagamento para contas desconhecidas/não listadas

Normalmente, os cibercriminosos pedem que você faça uma transferência direta para uma conta desconhecida, geralmente uma conta de desvio usada por criminosos para mover dinheiro rapidamente para uma série de outras contas. Ou eles podem pedir que você transfira dinheiro via PayPal, pagamentos do Facebook Messenger, Google Pay, Apple Pay Cash ou aplicativos como Cash App ou Venmo (serviço de pagamento móvel do PayPal). Estes são alertas neste caso também, especialmente se o método de pagamento solicitado não for familiar para você.

Em qualquer caso, é aconselhável verificar e suspeitar ao responder a esses tipos de pedidos de pagamento. Em muitos casos, você não pode ver ou verificar o número da conta. E embora os sistemas de pagamento acima tenham medidas de segurança em vigor, ainda é possível criar contas falsas que funcionam como contas bancárias de desvio. Alguns aplicativos também oferecem suporte a pagamentos de Bitcoin. Infelizmente, não há como verificar se a pessoa para quem você está transferindo dinheiro é realmente alguém que você conhece.

Pior ainda, se um golpista de alguma forma conseguiu informações pessoais de um amigo ou conhecido, como uma conta de luz ou alguma outra forma de confirmação de identidade (podem até ser falsificadas), e essa pessoa ainda não tem, digamos, uma conta PayPal, o fraudador pode abrir uma conta PayPal falsa ou dissimulada em seu nome.

As contas furtivas do PayPal podem ser criadas com qualquer nome. As contas furtivas podem ser acessadas através do endereço IP de um país ou local específico, usando uma VPN com IP dedicado, por exemplo, que pode ser verificado por uma conta bancária virtual ou cartão virtual. Tudo isso pode ser facilmente configurado por cibercriminosos.

Se você puder ver o número da conta, é aconselhável garantir que o número da conta corresponda ao número que você tem para essa pessoa. Talvez você já tenha feito uma transferência para um amigo, parente ou conhecido antes? Se for esse o caso, você pode procurar o número da conta que usou para um pagamento anterior usando seu aplicativo de banco online.

O que também acontece às vezes é que o golpista fornece o número da conta da pessoa a quem ele supostamente deve o dinheiro. Eles então pedirão que você transfira o dinheiro diretamente para esta conta. Para dar alguma credibilidade à sua demanda, eles podem, por exemplo, dizer que têm dificuldades para transferir o dinheiro eles próprios, citando algum tipo de mensagem de erro e pedindo que você experimente “porque é urgente e importante que o dinheiro seja pago em dia” Na maioria dos casos, as contas citadas são contas de desvio fraudulentas e o destino final é difícil de rastrear.

Resumo dos sinais indicadores de golpes do WhatsApp

Acima, descrevemos os sinais que indicam que você está potencialmente lidando com um fraudador do WhatsApp. Recomendamos que você leia essas informações com atenção para se familiarizar com a maneira como esses cibercriminosos trabalham, para que, com sorte, você não caia em suas armadilhas. Abaixo está um breve resumo dos sinais mencionados:

  • O golpista transmite uma sensação de urgência e tenta convencê-lo ou pressiona você a pagar rapidamente (quase sempre é esse o caso)
  • O cibercriminoso envia um aplicativo de um número desconhecido para você (ocorre apenas se o criminoso não sequestrou a conta do WhatsApp de alguém)
  • O golpista informa que o número dele mudou e quase imediatamente começa a falar sobre dinheiro (mais uma vez, isso só ocorre se o criminoso não sequestrou a conta do WhatsApp de alguém)
  • As mensagens do fraudador são escritas em um português pobre, já que muitas vezes a língua materna do fraudador não é o português ou eles não são muito educados
  • O criminoso não quer receber uma chamada de voz
  • O fraudador pede que você transfira dinheiro para uma conta desconhecida ou usa um aplicativo que não mostra o número da conta (como PayPal ou Venmo)

Como você se previne de uma fraude e/ou sequestro no WhatsApp?

Embora seja importante entender o que é fraude no WhatsApp e quais são os sinais reveladores de fraude no WhatsApp, você também precisa saber como se prevenir desse tipo de fraude. Para proteger você e seus contatos contra fraudes no WhatsApp, recomendamos que você siga as dicas abaixo.

Dicas para se prevenir de fraudes no WhatsApp

  • Se você receber uma mensagem de alguém pedindo dinheiro, verifique primeiro se o número está correto. Se um de seus amigos ou conhecidos repentinamente tiver um novo número e pedir dinheiro, você deve achar isso, no mínimo, suspeito
  • Faça uma pausa e verifique o idioma e o estilo de comunicação da mensagem. É diferente/pior do que o normal? Em caso afirmativo, há uma boa chance de você estar lidando com um golpe do WhatsApp
  • Tente ligar para o número da pessoa que está pedindo dinheiro. Se for um golpista, eles provavelmente serão expostos rapidamente!
  • Se o fraudador não atender, tente ligar para o número “antigo” que você tem do seu amigo ou conhecido ou entre em contato com eles de uma maneira diferente (por exemplo, e-mail, SMS, etc.) para verificar a história
  • Não deixe o fraudador pressioná-lo. Pense logicamente e mantenha a calma. Se alguém lhe pedir dinheiro para cobrir uma dívida urgente com, por exemplo, o fornecedor de energia ou agência governamental, pergunte-se qual é a probabilidade de que um atraso de horas seja tão urgente.
  • Se você suspeitar, faça ao golpista uma pergunta que apenas seu amigo ou conhecido saberia responder.
  • Proteja seu correio de voz com uma senha pessoal, segura e imprevisível, que só você saberia. Isso torna mais difícil para os fraudadores do WhatsApp acessar sua caixa de correio de voz para recuperar um código de verificação do WhatsApp.
  • Se alguém lhe pedir para enviar um código de verificação, nunca o envie sem questionar. Sempre busque contato com a pessoa com quem você pensa que está falando de uma maneira diferente. O texto acima é importante se a pessoa que está solicitando o código de verificação for desconhecida para você. Lembre-se de que, se uma pessoa precisar de um código de verificação, ela pode simplesmente solicitá-lo novamente no WhatsApp em vez de entrar em contato com você.
  • Configure a “Autenticação de 2 fatores” no WhatsApp. Assim que estiver configurado, se estiver instalando o WhatsApp em um novo dispositivo, o WhatsApp irá solicitar o código de 6 dígitos que você definiu, bem como a verificação que eles enviam para você. Isso tornará o sequestro de conta muito mais difícil de realizar.

O uso inteligente do WhatsApp protege você e seus contatos

Lembre-se de que as dicas fornecidas acima não são importantes apenas para se proteger. Se os criminosos conseguirem sequestrar sua conta do WhatsApp, eles podem facilmente enganar seus contatos e, possivelmente, assumir também as contas de seus amigos e familiares. Se você foi menos cuidadoso em proteger sua conta e seus amigos perderam muito dinheiro no processo, eles podem não falar com você por um tempo … Seguindo as dicas acima, você protege a si mesmo e seus contatos!

Fui vítima de fraude no WhatsApp, o que posso fazer?

Ser vítima de fraude no WhatsApp é no mínimo preocupante. No entanto, tente manter a calma. Se você perceber que foi vítima de um golpe logo após ter transferido o dinheiro, você ainda poderá reverter o pagamento. Em alguns países e com alguns bancos, dependendo do estágio em que sua transferência se encontra, você pode interromper uma transferência que acabou de ser feita ou reverter o pagamento. No entanto, dependendo das circunstâncias, pode ser necessário agir rapidamente para receber seu dinheiro de volta.

As transferências eletrônicas são geralmente mais difíceis de recuperar, pois saem da sua conta imediatamente e também estão disponíveis para saque imediatamente. As contas de desvios, por exemplo, geralmente são esvaziadas imediatamente. Além disso, as coisas podem ficar mais complicadas se você tiver usado um serviço de pagamento online ou um aplicativo de pagamento.

Seja qual for o cenário ou o serviço de pagamento utilizado, informe sempre o seu banco. No exemplo de pai e filho fornecido acima, o pai ligou para o banco e acabou recebendo o dinheiro de volta. Como ele entrou em contato com seu banco rapidamente, o banco conseguiu reverter a transferência.

Se você foi vítima de fraude e denunciou, há uma chance de receber seu dinheiro de volta. Novamente, isso pode depender do seu banco, país de residência, bem como dos códigos de prática ou regulamentos locais. Nos Estados Unidos, por exemplo, a maioria dos grandes bancos assinou um código de prática voluntário para reembolsar as vítimas, a menos que “eles ignorassem os avisos do banco” ou fossem “negligentes”. No entanto, isso não significa que eles sejam obrigados a emitir um reembolso se você for induzido a efetuar um pagamento.

Mesmo quando o banco não pode reverter a transferência ou não fazer um reembolso, eles ainda investigariam a reclamação de fraude. Isso é feito para verificar a reclamação e determinar o que aconteceu e como aconteceu. O banco pode então avisar outros clientes e protegê-los de futuras fraudes.

É de extrema importância que você denuncie a fraude do WhatsApp ou o sequestro do WhatsApp à polícia e/ou agência competente em seu país de residência.

Você também deve relatar qualquer golpe ou o recebimento de uma mensagem de um número desconhecido para o WhatsApp, para que eles possam avisar outros usuários do WhatsApp. Isso pode ser feito de forma muito simples de dentro do próprio aplicativo. Consulte nossa seção de perguntas frequentes abaixo para obter mais informações sobre como fazer isso.

Por fim, sugerimos que você denuncie o golpe ao AnyScam, o serviço gratuito de denúncia de golpistas da SCARS Global Fraud Clearinghouse, uma organização mundial sem fins lucrativos que fornece suporte e assistência online às vítimas de crimes. Alguns países também têm grupos nacionais de ajuda para vítimas de fraude ou helpdesks de fraude. Eles podem ajudá-lo a lidar com o processo pelo qual você passa quando se torna uma vítima de fraude e podem ajudar a prevenir futuras fraudes.

Fraude de WhatsApp: Perguntas frequentes

Você tem alguma pergunta sobre fraude no WhatsApp? Leia nossas perguntas frequentes abaixo.

Fraude do WhatsApp é um golpe no WhatsApp, no qual um cibercriminoso finge ser alguém que você conhece e pede dinheiro a você. Normalmente, o golpista afirma que precisa do dinheiro com urgência para pagar uma conta vencida. É por isso que essa fraude é frequentemente referido como um golpe de emergência com amigo ou família. Quer saber mais? Leia este artigo completo sobre fraude no WhatsApp.

Nem sempre é fácil detectar uma fraude no WhatsApp e, especialmente, um sequestro no WhatsApp, pois os sinais reveladores variam amplamente. No entanto, os seguintes são sinais de alerta são comuns:

  • você tem a sensação de que estão apressados
  • o golpista não quer que você ligue para eles
  • o fraudador pede que você transfira dinheiro por meio de um serviço de pagamento ou aplicativo de pagamento com o qual você pode não estar familiarizado ou pede que você transfira dinheiro para uma conta desconhecida

 

O sequestro do WhatsApp é uma técnica usada por criminosos para facilitar a fraude no WhatsApp. Em essência, tudo o que eles fazem é assumir o controle da sua conta do WhatsApp interceptando um código de verificação que foi enviado para o seu número de telefone.

Se você quiser saber como eles conseguem fazer isso e o que você pode fazer para evitá-lo, leia este artigo.

Existem várias etapas que você pode seguir para tornar a fraude no WhatsApp muito mais difícil para os cibercriminosos. Aqui estão três importantes:

  • Configure a “Autenticação de 2 fatores” no WhatsApp
  • Proteja sua caixa de correio de voz com uma senha segura imprevisível que só você conhece
  • Tente ligar para o fraudador do WhatsApp

Existem muitas outras dicas que podem ajudá-lo a evitar fraudes no WhatsApp.

Você pode denunciar um golpe no WhatsApp de dentro do próprio aplicativo.

  • Em um telefone Android, acesse o WhatsApp e toque no botão de mais opções (ou seja, são aqueles tem três pontinhos, acima do lado direito). Em seguida, selecione Configurações> Ajuda> Entre em contato conosco
  • Em um iPhone, vá para o WhatsApp e toque no botão de configurações. Em seguida, selecione Ajuda> Entre em contato conosco

O WhatsApp sugere que você forneça o máximo de informações possível.

Se você receber uma mensagem de um número desconhecido suspeito, ou de um contato ou grupo suspeito, pode denunciá-los ao WhatsApp de dentro do bate-papo. Para fazer isso, siga as seguintes etapas:

  • Abra o chat
  • Toque no número, contato ou nome do grupo para abrir as informações do perfil
  • Role até a parte inferior e toque no link Denunciar contato ou Relatório de grupo

O WhatsApp então recebe as mensagens mais recentes enviadas para você do número relatado ou do contato ou grupo relatado. O WhatsApp também receberá informações sobre sua interação recente com o número, contato ou grupo relatado.

Analista de segurança cibernética
David é analista de segurança cibernética e um dos fundadores da VPNoverview.com. Com interesse particular pelo fenômeno “identidade digital”, seu foco é o direito à privacidade e proteção de dados pessoais.